sexta-feira, 30 de março de 2018

Y, o Último Homem 5: O Anel da Verdade

ENCONTROS, MISTÉRIOS E REVELAÇÕES 
EM SÃO FRANCISCO

Y, O último Homem
Vol. 5: O Anel da Verdade
Quinta-feira, 29 de Março
Argumento – Brian K. Vaughan
Desenhos –Pia Guerra, Goran Sudzuka e José Marzan Jr.
Por + 12,90€
Ao fim de dois anos e de quatro volumes, no volume da série Y, o Último Homem, que chega aos quiosques na próxima quinta-feira, Yorick Brown, o último homem da Terra, e as suas companheiras – a agente secreta 355 e a bio engenheira Dra. Allison Mann – chegam finalmente ao laboratório secreto da Dra. Mann, em São Francisco, onde ela vai tentar desvendar o segredo da sobrevivência de Yorick e de Ampersand. Uma viagem através da América do Norte que os leitores puderam a acompanhar nos volumes anteriores e em que esteve em grande destaque Ampersand, o macaco de Yorick e o único outro mamífero macho vivo depois da praga que matou todos os seres portadores de um cromossoma Y.
E, mais uma vez Ampersand vai revelar-se uma peça fulcral no complexo tabuleiro de xadrez construído por Brian K. Vaughan e Pia Guerra, ao descobrir-se que poderá residir nele (ou melhor, nas suas fezes) a razão para a sobrevivência de Yorick à misteriosa praga que aniquilou todos os mamíferos do Planeta. 
Mas, como o próprio Yorick vai perceber à sua custa, chegar ao destino é também dar a possibilidade a todos os que o perseguiam de finalmente o apanharem também. E este quinto volume está cheio de encontros, desencontros e revelações, fazendo avançar de forma decisiva a narrativa, ao mesmo tempo que abre as portas para novos mistérios a explorar nos volumes seguintes, como é o caso da misteriosa guerreira ninja que rapta Ampersand no final deste volume, abrindo o caminho para uma mudança de cenário no próximo volume, que levará Yorick e as suas amigas a atravessar o Oceano Pacífico.
Mas antes dessa viagem, há tempo para Yorick ceder à tentação numa igreja, entregando-se finalmente aos prazeres carnais com uma mulher que tem o mesmo nome do que a sua namorada, Beth. Namorada essa, que depois de uma breve aparição no primeiro volume, volta a entrar em cena, num episódio que nos mostra que, tal como na América, também na Austrália, onde ela está, não é fácil sobreviver…
Beth, a namorada a quem Yorick espera conseguir juntar-se, não é a única personagem importante da série a voltar a entrar em cena neste quinto volume. Também Hero, a irmã de Yorick, que se tinha entregado de corpo e alma à causa das Amazonas, regressa para tentar corrigir os seus erros e alcançar a redenção. Hero, cujo passado é desvendado no episódio intitulado precisamente A Viagem de Hero, em que o leitor fica finalmente a saber como a irmã de Yorick se deixou manipular por Victoria, a “rainha” das Amazonas e como não é fácil libertar-se dessa autêntica lavagem cerebral que quase a levou a matar o seu irmão.
Outro encontro importante que tem lugar neste quinto volume, é o da Agente 355 com as misteriosas mulheres de burca que a perseguiam e que, ao contrário do que a sua roupa parece indicar, não são muçulmanas, mas sim agentes do Círculo Setauket, uma dissidência do Círculo Culper, a organização secreta a que a Agente 355 pertence e que pretendem recuperar o Amuleto de Helena, um objecto que, tal como o anel que Yorick comprou para a sua namorada Beth, parece ter propriedades sobrenaturais que o ligam à misteriosa epidemia que transformou o nosso herói no último homem sobre a Terra.
Esse arriscado equilíbrio entre ciência, superstição e religião, que está no centro deste quinto volume, é muito bem gerido por Brian K. Vaughan, que demonstra ter um rigoroso sobre todos os fios da complexa intriga que tem vindo a tecer ao longo desta história absolutamente viciante, que os leitores poderão acompanhar durante mais uma semana, antes do desenlace final que chegará em 2019.
Publicado originalmente no jornal Público de 24/03/2018

Sem comentários: