sexta-feira, 23 de março de 2018

Y, o Último Homem 4: A Senha

BLOQUEIO NA ESTRADA

Y, O último Homem
Vol 4 – A Senha
22 de Março
Argumento – Brian K. Vaughan
Desenhos –Pia Guerra, Goran Parlov e José Marzan Jr.
Por + 12,90€
Depois de, no final do volume anterior, termos visto como as esperanças de Yorick Brown deixar de ser o último homem sobre a Terra acabaram por se esfumar, graças ao incêndio que destruiu na aterragem a cápsula da nave Soyuz, matando os seus dois ocupantes masculinos, a premiada saga de Brian K. Vaughan e Pia Guerra prossegue com a publicação do quarto volume, que recolhe dois arcos de histórias, A Senha e A Passagem da Viúva.
Em A Senha, Yorick Brown, o último homem da Terra, prepara-se para a etapa final da sua viagem até São Francisco, na companhia da especialista em clonagem Dra. Allison Mann, e da agente especial 355, para completar a experiência mais importante da Dra. Mann e descobrir a cura do misterioso vírus que aniquilou todos os mamíferos com cromossoma Y do planeta. Mas, antes de partirem, têm de encontrar antibióticos para o outro único mamífero macho vivo – Ampersand, o macaco capuchinho de Yorick. E isso significa uma paragem prolongada no Colorado rural, onde se refugiou uma das antigas colegas de 355, a agente reformada 711. Mas de todos os perigos que Yorick vai enfrentar nas suas viagens, aquele que ele encontrará na cabine isolada da agente 711 será o maior – e poderá significar a diferença entre a vida e a morte para o último homem do mundo.
Uma história em que o sonho e a realidade, passado e presente, prazer e dor, se confundem na mente de Yorick e que serve a Vaughan para explicar dois aspectos do comportamento de Yorick que muitos leitores consideram pouco realista: a relutância do herói em aproveitar o facto de ser o único homem em todo o mundo para se envolver sexualmente com outras mulheres, e a forma quase suicida como Yorick se envolve em situações de grande perigo. Questões importantes, cuja explicação radica em aspectos do passado de Yorick, que o leitor vai poder descobrir ao ler este quarto volume.
Tal como aconteceu no volume anterior com Paul Chadwick, também aqui a desenhadora habitual da série, Pia Guerra, cede temporariamente o lugar a outro desenhador, neste caso, a Goran Parlov, mantendo-se José Marzan Jr. na passagem a tinta e Pamela Rambo nas cores, de modo a manter a coerência gráfica da série.
Nascido em Pula, na Croácia, Parlov formou-se na Academia de Belas Artes de Zagreb, imigrando em seguida para Itália, onde se estreou na banda desenhada ilustrando um número da Ken Parker Magazine, trabalho que lhe abriu as portas da editora Bonelli, onde trabalhou nas séries Nick Raider e Magico Vento. A sua estreia no mercado americano fez-se no início da década de 2000, com Outlaw Nation, uma série escrita por Jamie Delano, em que foi substituir o seu compatriota Goran Sudžuka, com quem se cruzaria mais tarde em  Y, o Último Homem.
Parlov, que tem trabalhado regularmente com o escritor Garth Ennis, na série Punisher, da Marvel e com Mark Millar na série Starlight, para a Image, assina aqui a arte de A Passagem da Viúva, uma história em três partes em que Yorick, a agente 355 e a Dra. Mann, depois serem impedidos de atravessar o Utah por um gigantesco fogo florestal, veêm o seu percurso em direcção à Califórnia travado no Arizona, por uma milícia rural, Os Filhos do Arizona, que bloqueou a auto-estrada I 40, cortando assim a ligação rodoviária entre as duas costas dos E.U.A.
Apesar dos membros originais da milícia terem sido vítimas da epidemia, as suas mulheres e filhas mantêm viva a guerra contra o governo de Washington, abatendo quem tente ultrapassar as suas barricadas. Mesmo com a ajuda de P. J., uma mecânica local, Yorick e as suas amigas vão ter de travar um combate desigual contra oito mulheres altamente treinadas e armadas até aos dentes.
Publicado originalmente no jornal Público de 17/03/2018

Sem comentários: