quinta-feira, 15 de março de 2018

Y, O Último Homem 3: Um Pequeno Passo

OS HOMENS QUE VIERAM DO ESPAÇO

Y, O último Homem
Vol 3: Um Pequeno Passo
15 de Março
Argumento – Brian K. Vaughan
Desenhos –Pia Guerra, Paul Chadwick e José Marzan Jr.
Por + 12,90€
Depois de dois volumes publicados no último trimestre de 2017, a premiada série Y, O Último Homem está de regresso já a partir da próxima quinta-feira, dia 15 de Março, com a publicação do terceiro volume dos dez que compõem esta série.
No final do volume anterior descobrimos que, se Yorick Brown era o último homem sobre a Terra, o mesmo já não era exactamente verdade no que se refere ao espaço. Enquanto Yorick atravessa a América na companhia de uma agente secreta do governo, de uma cientista especializada em clonagem e de Ampersand, o seu macaco e o único outro macho mamífero a ter sobrevivido à praga, o último homem da Terra vai receber uma visita inesperada vinda do céu: três astronautas iniciaram a sua descida vindos da Estação Espacial Internacional, e dois deles são homens! Tentar uma reentrada numa cápsula Soyuz decrepita já é muito arriscado, para não falar do risco de uma doença letal ao chegarem ao solo... mas os astronautas arriscam também cair numa verdadeira batalha pelo controlo do stock final de homens no planeta, sem qualquer garantia de que sobreviverão ao conflito.
A verdade é que a existência de dois astronautas do sexo masculino vem triplicar as probabilidades de sobrevivência da espécie humana. Mas para isso, será preciso que a misteriosa epidemia que dizimou todos os mamíferos portadores do cromossoma Y não se mantenha activa, pois caso contrário, mesmo que a cápsula Soyuz sobreviva à reentrada na atmosfera terrestre, os dois astronautas estarão condenados a uma morte certa.
Esse é apenas um dos mistérios que este terceiro volume promete desvendar. Também os contornos da ligação entre a congressista Brown, mãe de Yorick e os serviços secretos israelitas se tornam mais claros, mesmo que o equilíbrio de forças dentro do comando israelita que persegue Yorick, a agente 355 e a Dra. Mann se mantenha instável.
Para terminar, Vaughan recorda-nos que mesmo num mundo à beira da destruição há lugar para a arte e para o entretimento em Comédia & Tragédia, uma história em dois actos sobre uma companhia teatral que, depois de descobrir que Ampersand, o macaco capuchinho de Yorick é um macho, decide alterar radicalmente o seu reportório e criar uma peça sobre o último homem sobre a Terra. Peça essa que vai ter em Yorick um espectador muito especial.
Nesta história muito particular, com um toque metaficcional que acentua o efeito de mise en abime, Pia Guerra, a desenhadora habitual da série cede os lápis durante dois números ao americano Paul Chadwick, o criador da série Concrete. Uma escolha inesperada, pois Chadwick, com excepção da sua colaboração com os irmãos (agora irmãs) Wachowsky no desenvolvimento do universo da série Matrix, através de bandas desenhadas feitas para a Internet, dedica-se principalmente ao seu trabalho autoral. Mas apesar de inesperada, a escolha de Chadwick para ilustrar esta história acaba por se revelar perfeitamente lógica, pois Concrete, a história de um assessor de imprensa que vê a sua mente presa dentro do corpo de uma criatura extra-terrestre granítica parte, como Y, O Último Homem, de uma premissa de ficção científica, para construir uma história profundamente humana.
Versão integral do texto publicado originalmente no jornal Público de 10/03/2018

Sem comentários: