quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Apresentação da colecção Liga da Justiça

UM SUPERGRUPO CONTRA SUPER-AMEAÇAS

Na origem da Liga da Justiça, está a Sociedade da Justiça, o primeiro supergrupo da DC, criado por Sheldon Mayer e Gardner Fox, em finais de 1940, e que se manteve em publicação até 1951, época em que as revistas de super-heróis saíram de moda, pondo fim à Era de Ouro. Uma situação que só se vai alterar na Primavera de 1960, quando nas páginas do nº 28 da revista The Brave and the Bold, surge um novo e poderoso supergrupo, que funcionava como sucessor da Sociedade da Justiça da América. O próprio Fox foi encarregue pelo editor Julius Schwartz de criar esta nova versão da Sociedade da Justiça, que mudou o nome para Liga, aproveitando o sucesso da recém-criada Liga Nacional de Baseball. Como refere Schwartz: “Queria fazer a Sociedade da Justiça da América, mas não gostava da palavra “sociedade, porque lembra um grupo social e preferi usar a palavra “Liga”, porque é um termo mais familiar para os leitores mais novos, por causa da Liga Nacional e da Liga Americana. E foi assim que aconteceu.”
Como seria de esperar, nesta fase de relançamento dos super-heróis que ficou conhecida como Era de Prata, a recém-criada Liga da Justiça contava com os principais heróis como o Batman, Super-Homem, Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash, Lanterna Verde e Caçador Marciano. A primeira aparição oficial da Liga conheceu um sucesso tal que, em Novembro desse mesmo ano o grupo já tinha a sua própria revista. Uma revista que, com altos e baixos, se manteve desde então como um dos principais títulos da editora de Batman e Super-Homem, graças à capacidade da DC de criar super-ameaças à altura das capacidades do supergrupo.
Com um elenco de heróis que ia rodando, a Liga foi evoluindo, com Gardner Fox a dar lugar a Denny O’Neill, escritor que reformulou a Liga, removendo membros fundadores, como a Mulher-Maravilha, ou o Caçador Marciano. O’Neill, por sua vez deu lugar a outros argumentistas como Len Wein, Steve Englehart, Gerry Conway, Cary Bates e Elliot S. Maggin na escrita das aventuras dos melhores heróis da DC. Essa primeira fase da Liga da Justiça vai durar 261 números e só vai terminar em 1986, devido à profunda remodelação do Universo DC provocada pela saga Crise Nas Terras Infinitas, já publicada em Portugal pela Levoir e pela saga Legends (ainda inédita em Portugal) que se lhe seguiu.
A nova Liga da Justiça pós-Crise dá um toque inesperado à série, marcado pelo humor delirante de Keith Giffen e J.M. De Matteis, que exploram muito bem as idiossincrasias de um grupo de super-heróis pouco convencionais. Esta abordagem, tão diferente como divertida, da Liga vai durar cinco anos, até que, com a saída de Giffen e de De Matteis, a publicação entra em decadência, acabando por ser cancelada cinco anos depois. É então, em 1996, que entra em cena Grant Morrison, dando uma nova vida à Liga da Justiça com uma etapa memorável, iniciada precisamente com as histórias que podemos acompanhar no primeiro volume desta colecção, em que Morrison cumpre o seu objectivo de “regressar ao tipo de histórias que gostava de ler quando era miúdo e tentar fazer uma versão actualizada dessas histórias, capaz de agradar aos miúdos de hoje”, com grande sucesso.
Com a excepção de O Prego – A Teoria do Caos, uma história de Alan Davis, passada numa realidade alternativa em que o Super-Homem não existe, porque os Kent falharam o encontro com a nave que trouxe Kal-El de Krypton, por terem tido um furo num pneu, o resto desta colecção, é dedicado à  conclusão da fase de Geoff Johns na linha DC Novos 52.Uma saga épica cujo início acompanhámos na colecção Super-Heróis DC, e de que poderemos ler finalmente a conclusão da saga Mal Eterno, publicada na colecção No Coração das Trevas DC. Histórias que serviram de base ao filme de Zack Snyder e que têm como pano de fundo a ameaça de Darkseid, o impiedoso senhor de Apokolips, criado por Jack Kirby na saga do Quarto Mundo, também já publicada numa anterior colecção que o Público e a Levoir dedicaram à DC.


QUEM É QUEM NA LIGA DA JUSTIÇA

BATMAN
Quando os seus pais são assassinados à sua frente, o jovem Bruce Wayne decide dedicar a sua vida a combater o crime, usando a sua herança para concretizar esse objectivo. Mas cedo concluirá que precisa de algo mais para instilar o medo no coração dos criminosos. Precisa de um disfarce e de um símbolo e o morcego vai servir-lhe de inspiração.
Criado por Bob Kane e Bill Finger em 1939, o Batman é um herói sombrio, próximo da tradição policial dos heróis da literatura Pulp, como o Shadow, sem qualquer poder especial para além de um treino rigoroso, uma vontade indómita e um arsenal de equipamento sofisticado. Mas essa ausência de poderes nunca o impediu de se tornar o mais carismático de todos os super-heróis, não só nos comics mas também no cinema e um dos mais importantes membros da Liga.

SUPER-HOMEM
Perante a destruição iminente do Planeta Krypton, o cientista Jor-El decide tentar salvar o seu filho ainda bebé, lançando-o para o espaço numa nave espacial. Essa nave vai aterrar na Terra, no estado norte-americano do Kansas, onde a criança é recolhida por Jonathan e Martha Kent, um casal de agricultores, que o vão criar como seu filho, dando-lhe o nome de Clark e incutindo-lhe os valores tradicionais da América. As características diferentes do nosso sol em comparação com o que banhava o planeta Krypton, deram ao jovem Clark poderes quase ilimitados. Superpoderes de invulnerabilidade, visão de calor e de raios-X, força e velocidade, que lhe permitem voar e que, como Super-Homem, vai usar para combater o crime e ajudar a humanidade.

MULHER-MARAVILHA
Filha de Hipólita, a Rainha das Amazonas, a Princesa Diana abandona a ilha Paraíso onde a sua tribo vive, para acompanhar Steve Trevor, um piloto americano cujo avião se despenhou na ilha, de volta ao “mundo dos homens” e combater a seu lado contra a ameaça nazi. Terminada a guerra, Diana continua na América e torna-se membro da Sociedade da Justiça da América, tornando-se como o Super-Homem, uma filha adoptiva da América, cujas cores estão presentes no seu uniforme.
Principal heroína do universo DC, a Mulher-Maravilha foi criada em 1940 pelo psiquiatra William Moulton Marston, inventor do polígrafo e pioneiro dos estudos feministas, como exemplo de um novo tipo de super-herói, capaz de triunfar não através da força, mas do amor.

FLASH
Tal como o Lanterna Verde, o Flash foi outro dos super-heróis criado nos anos 40 que foi reformulado na década de 60, ganhando uma nova origem e uma outra identidade secreta. A Jay Garrick, o Flash original criado por Gardner Fox e Harry Lampert em 1940, sucedeu em 1956, Barry Allen, um cientista que ganhou super-velocidade ao ser atingido por um raio enquanto manipulava produtos químicos no laboratório da polícia. O mais popular de todos os Flash é Barry Allen, mas nesta colecção está também em destaque o seu sucessor, Wally West.

LANTERNA VERDE
Ao descobrir nos destroços de uma nave espacial, um extraterrestre moribundo, o piloto de testes Hal Jordan percebe que foi escolhido para substituir Abin-Sur, esse extra-terrrestre, como membro da Tropa dos Lanternas Verdes, uma espécie de polícia intergaláctica que zela pela paz no espaço sideral, tendo como única arma um anel que permite materializar através de energia tudo o que o seu portador imaginar.
Criado por John Broome e Gil Kane, em 1959, por indicação do editor Julius Schwartz, Hal Jordan é de longe o mais popular dos Lanternas Verdes, mas nesta colecção há outros Lanternas Verdes a integrar a Liga da Justiça, como Kyle Rayner, o seu sucessor e Jessica Cruz, que passou a usar o anel na sequência da saga Mal Eterno.

AQUAMAN
Criado por Mort Weisinger e Paul Norris em 1941, no nº 73 da revista More Fun Comics, Aquaman é o resultado de uma ligação entre um humano e uma princesa atlante. Um ser capaz de viver tanto à superfície como debaixo de água e com capacidade de comunicar com todas as criaturas marinhas. Apesar de estrear na década de 40, só na década de 60, durante o período conhecido pela Silver Age, é que o Senhor dos Sete Mares ganha direito a uma revista própria e se torna membro fundador da Liga da Justiça.
Geoff Johns, na Linha Novos 52, conciliou a origem e a imagem tradicional do herói, com a abordagem mais dinâmica, realista e espectacular que conhecemos. 

CAÇADOR MARCIANO
Criado em 1955 por Joseph Samachson e Joe Certa, J'onn J'onzz, o Caçador Marciano apareceu pela primeira vez na história The Strange Experiment of Dr. Erdel, publicada no nº 225 da revista Detective Comics, onde é acidentalmente tele-transportado para a Terra devido a uma experiência do Dr. Saul Elder. Impedido de voltar ao seu planeta natal, J'onn J'onzz adopta a identidade secreta do detective John Jones e dedica-se a combater o crime como o Caçador Marciano. Membro fundador da Liga da Justiça, o Caçador Marciano está ausente da formação da Liga na fase de Geoff Johns, mas assume um papel fulcral nos restantes volumes desta colecção.

CIBORGUE
Criado por George Pérez e Marv Wolfman em 1980, durante a sua aclamada passagem pela série The New Teen Titans, de que o Ciborgue era um dos membros, Victor Stone viu a sua origem reinventada por Geoff Johns no âmbito da linha Novos 52. Nesta nova versão, Victor Stone era um jovem atleta que, devido a um acidente no Laboratório S.T.A.R. em que o seu pai trabalhava, viu o seu corpo despedaçado pela explosão de uma Caixa Materna, sendo salvo graças à tecnologia do Planeta Apokolips, que permite incorporar o que restou do seu corpo numa estrutura mecânica. Renascido como Ciborgue, Victor é um dos membros fundadores da Liga da Justiça reinventada por Geoff Johns.

SHAZAM
Criado para a editora Fawcett em 1939, por Will Parker e C. C. Beck, O Capitão Marvel foi um dos mais populares heróis da Era de Ouro, com a sua revista a ultrapassar as vendas da do Super-Homem durante os anos 40. Até que, em 1953, a editora teve de interromper a publicação da série, devido a um processo da DC, que argumentava que o Capitão Marvel era uma cópia do Super-Homem. Tendo ganho o processo, a DC acabaria por comprar os direitos do personagem em 1972, introduzindo-o no Universo DC, com o nome Shazam (que corresponde à palavra mágica que o jovem Billy Batson usa para se transformar no poderoso Capitão Marvel), de modo a evitar problemas legais com a editora Marvel, que também tinha um herói chamado Capitão Marvel. Na Linha Novos 52, Johns vai dar a Shazam a importância que o personagem merece, integrando-o no elenco da Liga da Justiça.



O (LONGO) CAMINHO ATÉ AO CINEMA

É já no próximo dia 16 que o filme que reúne os maiores heróis do Universo DC,  chega finalmente às salas de cinema, culminando um complexo e demorado processo que durou mais de 10 anos. Se em termos de animação, o sucesso da série produzida por Paul Dini e Bruce Timm que passou entre 2001 e 2004 no Cartoon Network, foi rapidamente replicado em sete longas-metragens lançadas directamente em DVD, no que se refere a filmes de imagem real, a coisa foi bastante mais complicada…
Tudo começou em 2007, quando o casal Michele e Kieran Mulroney foi contratado para escrever o guião para um filme da Liga da Justiça, que foi bem-recebido pela Warner, o Estúdio de cinema proprietário da DC. Depois de um primeiro contacto com o realizador Jason Reitman, que não se quis envolver num projecto destas dimensões, George Miller, o realizador da série Mad Max, foi o escolhido para levar a Liga da Justiça ao cinema. Embora Miller tenha começado imediatamente a trabalhar no casting para o filme, a greve dos argumentistas de Hollywood acabou por obrigar a suspender a produção do filme até inícios de 2008. Terminada a greve, Miller pretendia começar a filmar imediatamente na Austrália, a sua terra-natal, mas divergências entre o Comité de Cinema Australiana e a Warner Bross, impediram o estúdio de conseguir os benefícios fiscais pretendidos, as filmagens foram transferidas para o Canadá, após mais alguns meses de atraso. Entretanto, o sucesso do primeiro Batman de Christopher Nolan levou o estúdio a apostar antes em filmes individuais dos heróis, o que levou à suspensão do filme da Liga.
Foi então que George Miller se decidiu afastar do projecto e regressar à série Mad Max e o projecto voltou à estaca zero, com o argumentista Will Beall a ser contratado para escrever um novo filme da Liga. Até que, face ao sucesso de Homem de Aço, o filme de Zack Snyder que relançou o Super-Homem no cinema, o Estúdio contratou David Goyer, que tinha escrito, com Christopher Nolan, a Trilogia do Cavaleiro das Trevas que Nolan dirigiu, e que também colaborou em Homem de Aço, para escrever um filme que juntasse Batman e Super-homem e apresentasse os heróis que vão formar a futura Liga da Justiça, ao público. Esse filme foi Batman v Super-Homem e, além de revelar Gal Gadot como a Mulher-Maravilha, dá um vislumbre dos restantes três membros que irão formar a Liga: Flash, Aquaman e Ciborgue, sendo anunciado em 2014 que o filme da Liga da Justiça seria uma história em duas partes, dirigidas por Snyder e com estreias previstas para Novembro de 2017 e Junho de 2019.
Finalmente, em Abril de 2016, começaram as filmagens dirigidas por Zack Snyder, que acabaria por se afastar do projecto, já na fase de pós-produção, devido a problemas familiares (o suicídio da filha), assumindo o realizador Joss Whedon - que já tinha escrito algumas cenas adicionais - as rédeas do filme nesta fase final de montagem e a filmagem de algumas cenas adicionais. Tendo em conta que Joss Whedon foi o responsável por levar os Vingadores, da Marvel, ao grande ecrã, com o sucesso que se sabe, não há grandes dúvidas de que ele é o homem certo no lugar certo.
Já quanto ao resultado final da junção dos talentos de Snyder e Whedon, com o carisma dos maiores heróis da DC, o leitor ainda terá de esperar uma semana para o poder ver numa sala de cinema perto de si.

A COLECÇÃO

1 – Liga da Justiça: Nova Ordem Mundial
Quinta-feira, 09 de Novembro
Argumento – Grant Morrison
Desenhos – Howard Potter
No arranque desta colecção, o lendário escritor Grant Morrison renova a Liga da Justiça numa série de aventuras épicas, que permitem explorar os tremendos poderes dos maiores heróis da DC, face a ameaças tão ou mais poderosas do que eles. No arranque da etapa em que Morrison e o desenhador Howard Potter criaram a versão definitiva da Liga da Justiça, a maior equipa de super-heróis do mundo terá de enfrentar o misterioso Hiperclã, que se propõe dominar a Terra para seu bem, eliminando a Liga, e, mais tarde, vê-se literalmente envolvida num conflito entre anjos e demónios!

2  – Liga da Justiça:  O Vírus Amazo
Quinta-feira, 16 de Novembro
Argumento -  Geoff Johns
Desenhos – Jason Fabok
Prosseguindo com a publicação em Portugal das aventuras da Liga da Justiça da fase Novos 52, assinada por Geoff Johns, o principal arquitecto do Universo DC, na BD e também no cinema, este segundo volume coloca a Liga contra uma ameaça impossível de vencer pela força: um misterioso vírus mortal.
Esse vírus espalhou-se por Metrópolis, infectando todos os que encontra, incluindo os próprios membros da Liga. O seu efeito... dar superpoderes a qualquer doente, antes de finalmente o matar. A Liga da Justiça tem de correr contra o tempo para encontrar o Paciente Zero e uma cura para a misteriosa infecção, com a ajuda de Lex Luthor, que tinha sido o responsável pela criação do dito vírus.

3 – Liga da Justiça – O Prego: Teoria do Caos
Quinta-feira, 23 de Novembro
Argumento – Alan Davis
Desenhos – Alan Davis e Mark Farmer
Por falta de um prego, perdeu-se um reino... Alan Davis, célebre desenhador veterano dos comics, que aqui se revela também um escritor talentoso, leva-nos a explorar um mundo alternativo em que, devido a um furo num pneu que impede os Kent de estar no local certo à hora certa, quando a nave que transportava o jovem Kal-El se despenhou no Kansas, o Super-Homem nunca existiu. É nessa realidade distópica profundamente transformada pela ausência do Super-Homem, em que Lex Luthor controla a comunicação social e os super-heróis são proscritos, que a Liga da Justiça está prestes a enfrentar o seu maior teste. Um teste mortal, que irá pôr à prova o seu poder e moralidade e que, desta vez, terá de ser superado sem a ajuda do Homem de Aço.

4  – Liga da Justiça: A Guerra de Darkseid 1
Quinta-feira, 30 de Novembro
Argumento – Geoff Johns
Desenhos – Jason Fabok e Francis Manapul
Explorando as imortais criações de Jack Kirby na série o Quarto Mundo, a invasão de Darkseid e das forças de parademónios de Apokolips, deu início ao relançamento do universo DC da Linha Novos 52. Agora, as sementes plantadas por Geoff Johns irão eclodir no final explosivo dessa fase, com o regresso de antigas ameaças e o nascer de novos perigos. Ilustrada pela superestrela em ascensão Jason Fabok, A Guerra de Darkseid, que coloca os heróis da Liga da Justiça no centro do conflito entre Apokolips e Nova Génese, marca o fim de um mundo e o início de outro.

5  – Liga da Justiça: A Guerra de Darkseid 2
Quinta-feira, 07 de Dezembro
Argumento – Geoff Johns
 Desenhos –  Jason Fabok e Francis Manapul
O impensável aconteceu! Darkseid, o todo-poderoso senhor de Apokolips e vilão supremo do Universo DC está morto às mãos do Antimonitor e Batman, Super-Homem, Flash, Shazam e Lanterna Verde foram transformados em divindades omnipotentes, mas os planos da sua filha, treinada desde a infância para o destruir, ainda estão por revelar. O Antimonitor encontra-se em metamorfose, a Liga da Justiça foi corrompida, e os membros sobreviventes do Sindicato do Crime ainda têm uma palavra a dizer. Neste segundo e último volume desta saga épica, que encerra a colecção dedicada à Liga da Justiça, a Guerra de Darkseid atinge o seu clímax, e o Universo DC terá o seu Renascimento.
Textos publicados originalmente no jornal Público de 07/11/2017

Sem comentários: