sábado, 16 de fevereiro de 2019

Y o Último Homem 8 - Dragões de Kimono

NO JAPÃO, À PROCURA DE AMPERSAND

Y, O último Homem
Vol. 8: Dragões de Kimono
Quinta-feira, 14 de Fevereiro
Argumento – Brian K. Vaughan
Desenhos – Goran Sudzuka e José Marzan, Jr.
Por + 12,90€
A publicação da série Y, o último Homem prossegue na próxima quinta-feira com o oitavo dos dez volumes que contam a história de Yorick Brown, o último homem sobre a Terra e do seu macaco Ampersand.
No volume anterior vimos como Hero, a irmã de Yorick entrou em contacto com Beth,  acabando por descobrir que esta estava grávida do seu irmão. Mas como o potencial filho do último homem, ao nascer acabou por  se revelar uma filha, ficamos ainda sem saber se os efeitos da epidemia que matou todos os machos portadores do cromossoma Y se mantém ou não activos.
Revelando-se um exímio gestor do suspense da intriga, Brian K Vaugham vai introduzindo pequenas revelações, ao mesmo tempo que cria novos mistérios, fazendo progredir a intriga do mesmo modo que deixa o leitor cada vez mais preso a uma história absolutamente viciante. Mesmo que a tentativa de Yorick encontrar a sua namorada - que entretanto tinha abandonado a Austrália e partido para Paris - em Sidney não tenha tido qualquer resultado prático em termos do evoluir da história principal, há outros elementos que vão adquirir uma importância fundamental em termos da história que Vaugham quer contar. Nesta fase quase final, em que a intriga se aproxima a passos largos de um desenlace, bem mais do que Yorick, é precisamente Ampersand que se revelar principal motor da história. Depois de, no final do volume anterior, ter conseguido escapar da guarda da misteriosa Ninja que o raptou, Ampersand o macaco que representa a última esperança de uma cura para a humanidade, está desaparecido no Japão, sendo procurado pelos principais intervenientes desta história que convergiram todos para o país do sol nascente onde Yorick e a agente 355 vão tentar resgatar Ampersand das mãos de uma antiga cantora de J Pop transformada em dona de um bordel controlado pela Yakuza, a Máfia japonesa.
É precisamente no Japão que se dá o encontro entre a Dra. Mann e a sua mãe, uma cientista cujas experiências estão na origem da epidemia. Um bom pretexto para Vaugham explorar as ligações entre Alison Mann e a sua mãe, através de uma série de flashbacks que dão a conhecer um pouco do passado da cientista e da forma como esse passado marcou a sua maneira de ser. Uma forma encontrada pelo Argumentista para humanizar ainda mais as personagens, ao mesmo tempo que cria uma motivação para o seu comportamento e aumenta a empatia do leitor com essa personagem.
Tal como já aconteceu com outras séries de culto da Vertigo, como Preacher, de Garth Ennis e Steve Dillon, também Y, o Último Homem vai ser transformada numa série de televisão, com uma primeira temporada já confirmada, depois do episódio piloto ter sido aprovado pelo canal de televisão FX, culminando assim um longo processo feito de avanços e recuos, que começou com um projecto de um filme protagonizado por Shia LaBeouf, até chegar ao formato - bastante mais adequado a uma história com o tamanho e a complexidade de Y o Último Homem - da série televisiva.
Se a primeira temporada da série da FX só tem estreia marcada para 2020, os leitores portugueses não terão de esperar tanto para conhecer o final das aventuras de Yorick, pois o Público e a Levoir vão editar ainda durante este ano de 2019, os dois volumes que faltam desta série espectacular.
Publicado originalmente no jornal Público de 09/0272019

Sem comentários: