sábado, 9 de fevereiro de 2019

Y o Último Homem 7: Bonecas de Papel

(DES)ENCONTROS NA AUSTRÁLIA

Y, O último Homem
Vol. 7: Bonecas de Papel
Quinta-feira, 7 de Fevereiro
Argumento – Brian K. Vaughan
Desenhos – Pia Guerra, Goran Sudzuka e José Marzan, Jr.
Por + 12,90€
Depois de dois volumes publicados em 2017, a que se seguiram mais quatro volumes em 2018, a publicação da série Y, o Último Homem vai finalmente ficar concluída neste ano de 2019, com o lançamento dos quatro últimos volumes dedicados às aventuras de Yorick Brown, o último homem num mundo em todos os mamíferos portadores do cromossoma Y foram aniquilados por uma misteriosa praga. Este último ciclo de publicação inicia-se já na próxima quinta-feira, dia 7, com a publicação precisamente do volume 7, a que seguirá, uma semana depois, o volume 8, ficando a publicação dos dois volumes finais agendada lá mais para o final de 2019.
Como vimos nos volumes anteriores, depois de uma arriscada travessia do Pacífico, primeiro no The Whale, um navio cargueiro convertido para o tráfico de heroína, e depois num submarino na marinha australiana comandado pela Capitã Belleville, os nossos heróis prossegue a sua viagem em direcção ao Japão, na peugada da misteriosa mercenária japonesa que raptou Ampersand, o macaco-capuchinho de Yorick, cujo sangue pode conter o segredo para a cura da epidemia que apagou o género masculino da face da Terra.
Para além do núcleo duro da série, o grupo constituído por Yorick, pela agente secreta 355 e pela especialista em genética Dra. Allison Mann, a que se juntou Rose Copen, uma agente secreta da marinha australiana, infiltrada no The Whale, este volume assinala o regresso de velhas conhecidas dos leitores, como é o caso de Hero Brown, a irmã de Yorick, que se conseguiu libertar da influência nefasta das Filhas da Amazona, e de Beth, a única mulher a quem Yorick se entregou desde o começo da praga e que, não por acaso, tem o mesmo nome da namorada de Yorick, que estava na Austrália quando a pandemia começou.
E é precisamente, em Sidney, na Austrália, que o submarino da marinha australiana que vai levar o grupo para Yokogata, a terra natal da Dra. Mann, faz uma escala técnica. Uma paragem que se revela um pretexto irrecusável para Yorick, desafiando todas as regras de segurança e do bom senso, procurar a mulher da sua vida, mesmo que isso coloque em sério risco o segredo da existência do último homem.
Se o facto de se descobrir que existe um homem que sobreviveu à pandemia é um furo jornalístico sensacional, pelo qual muitos jornalistas seriam capazes de dar - ou tirar – a vida, a pressão da imprensa sensacionalista não é o único problema que aflige Yorick, como veremos neste volume. Um volume em que voltam os flash-backs, que dão a descobrir aos leitores aspectos importantes do passado da agente 355 e a forma como Ampersand entrou na vida de Yorick.
Em termos gráficos, o desenhos a lápis desde volume alterna entre Pia Guerra - a desenhadora principal e co-criadora, com Brian K. Vaugham, da série - e o croata Goran Sudzuka, que já tinha assegurado o desenho a lápis do volume anterior. Mas graças à mestria da passagem a tinta do veterano José Marzan, Jr., que assegurou a arte-final de toda a série, as mudanças de desenhador principal entre dois números, são apenas perceptíveis ao olhar dos leitores mais atentos.
Tal como Ampersand, também os restantes protagonistas desta série completamente viciante, chegam ao Japão. E é o país do sol nascente que vai servir de cenário ao próximo acto daquela que é uma das mais populares e mais prestigiadas séries incluídas no riquíssimo catálogo da editora Vertigo, que o Público e a Levoir têm vindo a dar a descobrir aos leitores portugueses.
Publicado originalmente no jornal Público de 02/02/2019

Sem comentários: