quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Batman 80 Anos 1 - Jogo Final


O BATMAN DE SNYDER E CAPULLO ABRE COLECÇÃO 
DEDICADA AOS 80 ANOS DO CAVALEIRO DAS TREVAS

80 Anos de Batman Vol 1
Batman: Jogo Final
Argumento – Scott Snyder 
Desenhos – Greg Capullo e Dany Miki
Quinta, 21 de Fevereiro
Por + 11,90 €
Comemorando os 80 anos de aventuras do Batman, que se estreou no nº 27 da revista Detective Comics, que embora com data de Maio na capa, chegou aos quiosques em 30 de Março de 1939, o Homem Morcego regressa ao Público para uma colecção de dez volumes inéditos e em capa dura.
Assim, até 25 de Abril, os leitores poderão acompanhar uma dezena de títulos especialmente seleccionados para esta colecção onde, sem esquecer os clássicos, o Batman da Linha Novos 52 assume destaque, com metade dos títulos. Reformulação do Universo DC para o século XXI, levada a cabo nos E.U.A. em 2011, a Linha Novos 52 teve uma presença central e incontornável na colecção Super-Heróis DC que o Público e a Levoir publicaram em 2016, com ênfase na saga do Batman escrita por Scott Snyder e ilustrada por Greg Capullo, cujos três primeiros volumes foram publicados na colecção de 2016.
E é precisamente o Batman de Snyder e Capullo que abre esta colecção, com Jogo Final, em que Batman volta a enfrentar o seu maior inimigo, depois dos acontecimentos de O Regresso do Joker, o 12º volume da colecção de 2016, que terminava com a (aparente) morte do Joker. Mas a verdade é que o Joker está de volta, mais perigoso do que nunca e com aliados de peso, a própria Liga da Justiça, que foi contaminada por um vírus que os colocou sob o controle do Joker e ameaça as suas vidas. Será necessário ler este volume para perceber como o Batman conseguirá derrotar adversários tão poderosos como o Super-homem, o Flash e Mulher-Maravilha, para além do próprio Joker, num combate sem tréguas, nem regras, que lhe poderá custar a própria vida. Snyder cria aqui uma história épica, que explora de forma espectacular o traço único e cada vez mais depurado de Greg Capullo, que assina algumas páginas absolutamente fabulosas em termos de dinamismo e de planificação.
A colecção prossegue com Peso Pesado e Bloom, os dois volumes finais da etapa de Snyder e Capullo na revista principal do Batman. Uma etapa tão popular como memorável, que teve continuação na mini-série Dark Knights: Metal, que esperamos ver um dia publicada em Portugal.
 Os três volumes seguintes também estão integrados na era Novos 52, mas neste caso recolhem histórias publicadas em outros títulos, como a revista Detective Comics: Gothtopia é, como o próprio título indica, uma utopia imaginada por John Layman, o criador de Tony Chu e ilustrada por Jason Fabok e Aaron Lopresti, enquanto Ícaro é um perfeito exemplo do alto nível atingido pelas colaborações entre Francis Manapul e e Brian Bucellato. Entre estes dois volumes surge Noel: Um conto de Natal, uma novela gráfica autónoma escrita e desenhada por Lee Bermejo (Joker, Lex Luthor: Preconceito e Orgulho), que adapta o clássico de Charles Dickens para o universo do Batman.
Seguem-se dois clássicos. Batman Black & White, uma premiada colectânea de histórias curtas a preto e branco, assinadas por um lote absolutamente estratosférico de grandes autores mundiais e O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar, a tão controversa como criativa sequela de O Regresso do Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, que será publicada em dois volumes.
A colecção termina com a antologia Batman: 80 Anos de Aventuras, uma viagem pela história do Batman que vai de Bob Kane a Tom King - o actual escritor da revista do Batman, que sucedeu a Snyder, após (mais uma) reformulação do universo DC em Rebirth – que assina duas histórias que ajudam a perceber porque é considerado o mais importante escritor de comics da actualidade.
Apresentados os volumes, fica aqui o convite ao leitor para, guiado por alguns dos melhores autores que já trabalharam com o Batman, se juntar ao Público na comemoração dos 80 anos de aventuras do Cavaleiro das Trevas.
Publicado originalmente no jornal Público de 16/02/2019

Sem comentários: