sábado, 8 de junho de 2019

Get Jiro! Vol 1: Todos Querem Apanhar o Jiro


ANTHONY BOURDAIN, 
UM CHEF QUE TAMBÉM DAVA CARTAS NA BD



Get Jiro!: Todos Querem Apanhar o Jiro
Argumento –Anthony Bourdain e Joel Rose
Desenho – Langdon Foss
Sábado, 08 de Junho + 13,90 €
No momento em que se cumpre um ano sobre o seu falecimento, ocorrido a 8 de Junho de 2018, o Público e a Levoir evocam a memória de Anthony Bourdain, o famoso chef, viajante, escritor e realizador de programas televisivos de culinária, como No Reservations e Viagem ao Desconhecido, que o trouxeram mais de uma vez a Portugal, dando a descobrir uma faceta menos conhecida do seu talento multifacetado, a de criador de Banda Desenhada. Uma faceta que vem de longe, pois Bourdain conheceu Joel Rose, o co-argumentista deste livro, nos anos 80 quando o cozinheiro enviou uma BD a revista literária Between C and D, dirigida por Rose, história essa que foi rejeitada por Bourdain ser claramente melhor escritor do que desenhador…
E é precisamente essa faceta de Bourdain como escritor de novelas gráficas estará em destaque nos próximos dois sábados com a publicação das duas histórias protagonizadas por Jiro, o misterioso sushiman, Get Jiro!: Todos Querem Apanhar o Jiro e a sua prequela, Get Jiro!: Sangue e Sushi.
A história de Todos Querem Apanhar o Jiro, livro que assinalou a estreia de Bourdain na BD e logo no prestigioso catálogo da editora Vertigo, em mais um exemplo do sentido de oportunidade da editora Karen Berger, resume-se num simples parágrafo. Num futuro não muito distante, numa Los Angeles obcecada com a comida e em que chefs poderosos governam a cidade como se fossem senhores do crime e as pessoas são capazes de literalmente matar por um lugar no seu restaurante favorito, Jiro, um chef de sushi renegado e implacável, chega à cidade com ideias muito próprias.
E se esta história de um herói misterioso que oferece os seus serviços a dois chefes rivais para os colocar em guerra entre si, parecer estranhamente familiar ao leitor, é porque efectivamente o é. Trata-se de um ponto de partida com enormes semelhanças com o romance Red Harvest, escrito por Dashiell Hammett, que esteve na origem de duas obras-primas do cinema mundial, Yojimbo, do japonês Akira Kurosawa, que transpôs a história para o Japão do período feudal e Por um Punhado de Dólares, do italiano Sergio Leone, o mítico Western Spaguetti que inaugurou a trilogia do Homem Sem Nome, protagonizado por Clint Eastwood. Agora, Bourdain e Rose pegaram nesta história icónica e transpuseram-na para um futuro próximo, dando origem a uma novela gráfica que é uma crítica tão divertida quanto mordaz à cultura da comida e restauração e a uma sociedade obsessiva e que, se descontarmos o lado assumidamente exagerado, caricatural e hiperviolento, não estará assim tão longe do ambiente descrito por Bourdain em Kitchen Confidential, o seu livro de estreia.
Como o próprio declarou numa entrevista à revista Men’s Journal, a ideia para Get Jiro! nasceu quando Bourdain estava num restaurante de sushi de um amigo e dois idiotas ricos meteram um bocado grande de wasabi num prato de molho de soja e começaram a afogar ali as peças de sushi. Ao ver o ar desconfortável do seu amigo, Bourdain pensou: “Não era bom se lhes pudesse arrancar as cabeças à catanada? Não era bom se vivêssemos num mundo em que desrespeitar um bom sushi pudesse levar à tua morte e ninguém se ralasse com isso?”
Perguntas que têm resposta cabal e afirmativa neste livro, em que Bourdain e Rose contam com o traço caricatural e detalhado de Langdon Foss, cujo estilo evoca Geoff Darrow, colaborador habitual de Frank Miller e director de arte da trilogia Matrix. 
O sucesso de Get Jiro!, que em 2012 entrou rapidamente para a lista de best sellers do New York Times, levou à criação de uma prequela,  Get Jiro!: Sangue e Sushi, que nos mostra o passado de Jiro em Tóquio. Mas sobre isso, falaremos aqui no próximo sábado.
Publicado originalmente no jornal Público de 01/06/2019

Sem comentários: