quinta-feira, 29 de junho de 2017

Apresentação da colecção Novela Gráfica III

AS DIFUSAS FRONTEIRAS DA NOVELA GRÁFICA

Na Banda Desenhada como no resto da vida, as categorias são úteis, pois permitem trazer uma certa ordem e arrumação a uma realidade complexa e mutável. Tal como as categorias taxonómicas de Lineu em relação à biologia, também na BD é possível delimitar grandes categorias em que se consegue, com maior ou menor dificuldade, encaixar a maioria das obras produzidas. Categorias, ou géneros, como as histórias autobiográficas, os comics de super-heróis, as séries de aventura, o mangá japonês (com todas as suas subcategorias), as adaptações literárias, a BD de temática histórica, a reportagem em BD, os relatos intimistas, entre muitas outras.
Mas se há uma coisa que esta terceira série da colecção Novela Gráfica vem demonstrar, é que estas fronteiras entre géneros são relativamente difusas e bastante permeáveis apesar de, à primeira vista, a maioria destes títulos se encaixar facilmente numa determinada categoria, com destaque para as narrativas autobiográficas, género onde é possível incluir Os Ignorantes, de Etienne Davodeau; Batman, Uma História Verdadeira, de Dini e Risso; K.O em Telavive, de Asaf Hanuka; Histórias do Bairro, de Beltran e Segui e Tempos Amargos, de Étienne Schréder.
Mas uma observação mais atenta permite perceber que não é exactamente assim. Veja-se o caso do título que abre esta terceira série: o Ronin de Frank Miller. Obra em que se misturam as influências do chambara manga, as séries japonesas de samurais, da BD europeia de ficção científica, popularizada por Moebius e pelos seus colegas da revista Metal Hurlant, criada por um autor que fez carreira no universo dos super-heróis, Ronin, para além de ser um verdadeiro tour de force em termos narrativos e visuais, é um título percursor em termos do próprio conceito de novela gráfica, e do reconhecimento dos direitos dos autores por parte das grandes editoras.
Também Traço de Giz, de Miguelanxo Prado, que regressa ao mercado português, quase 25 anos depois, numa luxuosa edição que faz inteira justiça à importância do livro, é um trabalho dificilmente classificável dentro da obra de Prado, marcada por uma crítica feroz (divertida, ou não) da realidade quotidiana, mas que aqui nos traz uma história ambígua de desencontros amorosos, marcada pelas referências ao realismo mágico sul-americano e que deixa ao leitor a responsabilidade de construir a sua versão do que terá realmente acontecido.
Outro exemplo de que as diferentes categorias não são necessariamente exclusivas é Batman, Uma História Verdadeira, de Paul Dini e Eduardo Risso, que é assumidamente uma história autobiográfica, que recorre ao universo dos super-heróis e em espacial ao do Batman, a que Dini está ligado como argumentista de BD e criador da série de animação Batman Adventures, para narrar de modo inovador, a forma como o assalto de que foi alvo e que lhe deixou marcas (físicas e mentais) profundas, transformou a vida de Dini.
Também Mater Morbi de Recchioni e Carnevale é mais do que uma simples história de terror protagonizada por Dylan Dog, o carismático detective do sobrenatural criado por Tiziano Sclavi, que é um dos mais populares heróis dos fumetti em geral e da editora Bonelli em particular. Inspirada pelos problemas de saúde que o seu escritor enfrentou durante a adolescência, Mater Morbi é uma reflexão sombria sobre o sofrimento e a doença que, aquando da sua publicação original em Itália, motivou um aceso debate público sobre a eutanásia, que envolveu a própria Ministra da Saúde.
Já em Os Trilhos do Acaso, obra recente do nosso bem conhecido Paco Roca, que por razões editoriais, foi dividida em dois volumes, não é inteiramente claro se estamos perante um relato biográfico de um antigo combatente, que o autor recolhe para transmitir aos leitores através da BD, com o fez Art Spiegelman em Maus, ou Emmanuel Guibert em La Guerre d’Alan, ou se se trata de uma bem documentada história de ficção, inspirada em factos reais.
Também Tomeu Pinya, em Uma Aldeia Branca – O Bar do Barbudo, vai alterando o seu registo gráfico principal, ao longo desta bela história sobre a força das histórias, seja para dar mais realismo às brincadeiras das crianças, ou mais intensidade aos pesadelos dos adultos, seja para prestar uma belíssima homenagem a Sérgio Toppi, o criador de Sharaz-De, um dos mais belos títulos da primeira série das Novelas Gráficas.
Por último, O Idiota, de André Diniz, obra que estreia em exclusivo nesta colecção ainda antes de ser publicada no Brasil, enquadra-se num género com grande tradição na Novela Gráfica: a adaptação à BD de textos literários. Só que Diniz não tem medo em pegar nas palavras de um clássico da literatura mundial, como Dostoyevsky, transformando-as em imagens, conseguindo concretizar assim o desafio de reinventar este clássico da literatura, numa versão quase sem palavras, em que a força das imagens se revela suficiente para contar a história complexa e profunda idealizada pelo grande escritor russo.

REGRESSOS E ESTREIAS


A preocupação em dar a descobrir aos leitores portugueses obras recentes de novos autores, tem sido uma característica fundamental da colecção Novela Gráfica, mas isso não pode deixar esquecer que há toda uma série de clássicos que permanecem escandalosamente inéditos, ou indisponíveis há décadas no nosso país. É nesse equilíbrio ente clássicos e contemporâneos, autores consagrados e jovens promessas que têm sido construídas as colecções que o Público e a Levoir dedicam à Novela Gráfica.
É o que acontece mais uma vez nesta Série III, onde regressam criadores como Miguelanxo Prado, Eduardo Risso, ou Paco Roca, já presentes na Série II, a par de outros nomes, que sendo presenças regulares nas livrarias e até em edições da Levoir, se estreiam finalmente na colecção Novela Gráfica. É o caso do americano Frank Miller, criador de Sin City e 300, cujo trabalho incontornável com super-heróis, como o Batman, ou o Demolidor, foi recuperado pela Levoir, que abre esta colecção com o seu primeiro grande trabalho pessoal, Ronin, editado finalmente em Portugal, trinta anos após a principal edição original americana em livro.
Também o premiado escritor inglês Neil Gaiman tem o seu trabalho no campo da BD bastante divulgado em Portugal, através de editoras como a Devir, Vitamina BD e Levoir, que lançou no ano passado, numa colecção com o jornal Público, a sua obra-prima, a série Sandman e que se estreia agora na colecção Novela Gráfica com Livros de Magia, um clássico da linha Vertigo, passado no mesmo universo de Sandman e magnificamente ilustrado por John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson.
Embora não tão profusamente editados em Portugal, autores como Etienne Davodeau, Paul Dini, Max, Etienne Schréder e André Diniz não são exactamente desconhecidos para os leitores mais atentos. Davodeau e Max estiveram presentes, por mais do que uma vez, no Salão Internacional de BD do Porto e viram trabalhos seus editados no nosso país, em livro, ou na revista Quadrado, pela Associação responsável pela organização do referido Salão. Paul Dini é o criador de Harley Quinn, a carismática namorada do Joker e esteve em destaque na colecção Coração das Trevas DC dedicada os Vilões da editora de Batman e Super-Homem. Schréder, além de ser um dos desenhadores da série Blake e Mortimer, um dos maiores clássicos da BD franco-belga, estreou-se na Banda Desenhada com O Segredo de Coimbra, obra que já teve direito a três edições em português, a última das quais lançada em 2016. Finalmente, o brasileiro André Diniz também tem diversos trabalhos seus editados em Portugal, com destaque para O Morro da Favela, mas neste caso, vê O Idiota, a adaptação que fez do romance de Dostoyevsky sair em Portugal uns bons meses antes de ser publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras.
Quanto às estreias em português, temos o israelita Asaf Hanuka, com K.O. em Telavive, uma recolha de cartoons autobiográficos, bem reveladores do sentido de humor, talento gráfico e sentido narrativo do excelente autor israelita. Já Mater Morbi assinala uma dupla estreia no nosso país: a de Dylan Dog, um dos mais populares personagens dos fumetti, a BD italiana, e dos seus autores, o prolífico argumentista Roberto Recchioni, actual responsável editorial da série Dylan Dog, e o desenhador Massimo Carnevale que, para além da sua colaboração como ilustrador e desenhador para as maiores editoras italianas, assinou diversas capas das séries Y, the Last Man e Northlanders para a DC/Vertigo e das séries Orchid e Conan, para a Dark Horse.
Outra estreia é a de Bastien Vivès, jovem prodígio da BD francesa, tão talentoso como produtivo e versátil (aos 27 anos já tinha 11 livros publicados) que entra nesta colecção com Polina, uma novela gráfica de 2011 sobre uma jovem bailarina, recentemente adaptada ao cinema por Valérie Muller, num filme com Juliette Binoche, que chegará aos ecrãs nacionais ao mesmo tempo que a novela gráfica que lhe deu origem.
Os maiorquinos Gabi Beltran e Bartolomé Segui, dois autores veteranos com diversos trabalhos editados no mercado europeu e o jovem Tomeu Pinya, que conquistou o público e a crítica com este O Bar do Barbudo, são mais dois exemplos de autores que se estreiam nesta colecção, mas neste caso, o seu trabalho será analisado mais em pormenor no destaque seguinte.

AS VÁRIAS FACES DA NOVELA GRÁFICA ESPANHOLA

Numa colecção marcada pela diversidade geográfica e que inclui autores israelitas, brasileiros, argentinos, ingleses, belgas, franceses, italianos e americanos, a nossa vizinha Espanha é, tal como já sucedeu na série II, a nação mais representada, com mais de um terço dos quinze volumes publicados nesta terceira série, a serem oriundos do país de “nuestros hermanos”.
Entre os autores desses volumes, naturais das mais diversas regiões de Espanha, estão nomes bem conhecidos dos leitores portugueses, como o galego Miguelanxo Prado, cujo último trabalho, Presas Fáceis, publicado na colecção anterior, arrecadou o Prémio de Melhor Livro Estrangeiro, no último AmadoraBD, que está de volta com o seu título mais premiado, Traço de Giz; o valenciano Paco Roca, que depois de O Inverno do Desenhador e A Casa, regressa com Os Trilhos do Acaso, uma história de grande fôlego (tão grande que teve de ser dividida por dois volumes) sobre um grupo de combatentes republicanos espanhóis, que vão participar activamente na libertação de Paris pelas tropas Aliadas, nos finais da Segunda Guerra Mundial; e o catalão Francesc Capdevila Gisbert, mais conhecido por Max que, com Vapor, continua a explorar o mundo surrealista que criou em Bardin, onde se cruzam as influências do cineasta Luis Buñuel, da BD e da animação dos anos 30 e da pintura de Hieronimus Bosch.
Mas se os autores atrás referidos são nomes incontornáveis do panorama actual da Novela Gráfica espanhola, cuja obra tem sido mais (no caso de Prado e Roca) ou menos (no que se refere a Max) divulgada em Portugal, já Bartolomé Segui, Gabi Beltran e Tomeu Pinya, são autores espanhóis cujo trabalho chega finalmente a Portugal graças a esta colecção. Beltran é um autor e ilustrador natural de Palma de Maiorca, que, em Histórias do Bairro se associa ao desenhador Bartolomé Segui (também ela maiorquino), para narrar, com grande sensibilidade, mas sem tabus, uma adolescência de marginalidade passada no Bairro Chinês de Palma de Maiorca, mas que se poderia passar em Barcelona, ou Lisboa. Finalmente, Tomeu Pinya, autor nascido em Palma de Maiorca, mas residente na Catalunha, tem uma estreia fulgurante em Uma Aldeia Branca – O Bar do Barbudo, com um relato que lhe valeu o Prémio Revelação no Salon del Comic de Barcelona de 2010, que se pode definir como uma matrioska de histórias, sobre Rafa, o proprietário de um bar numa aldeia qualquer de uma ilha perdida no Mediterrâneo e sobre os seus clientes e as histórias que eles têm para partilhar.
Através das obras de um autor galego, um valenciano, um catalão (radicado em Palma de Maiorca) e três maiorquinos, é possível ver que a Novela Gráfica espanhola não se restringe à Catalunha, ou ao País Basco, onde estão instaladas as principais editoras de BD do país vizinho, mas que passa também por locais como a Galiza, ou Palma de Maiorca, cuja dinâmica cultural e incentivo à divulgação da produção local se reflecte também no conteúdo desta série III das Novelas Gráficas.

A COLECÇÃO

1 –Ronin 
30 de Junho
Argumento e Desenhos – Frank Miller
Um samurai desonrado do século XIII renasce numa Nova Iorque futurística e distópica, para tentar a sua última hipótese de redenção: encontrar, confrontar e derrotar o demónio Agat, responsável pela morte do seu mestre. Mas na Manhattan violenta do século XXI as coisas não são bem o que parecem e Ronin terá de se unir a Billy Chalas, um jovem com poderes telecinéticos, para conseguir destruir Agat.
Criador de Sin City, 300, Batman: O regresso do Cavaleiro das Trevas, Demolidor: Renascido e Elektra Assassina, entre muitos outros títulos que revolucionaram o mundo da BD, o escritor, desenhador e cineasta Frank Miller é uma lenda viva dos comics americanos e Ronin foi uma obra pioneira e uma das primeiras novelas gráficas lançadas no mercado americano.

2 – Traço de Giz
07 de Julho
Argumento e Desenhos – Miguelanxo Prado
Um marinheiro chega a uma pequena ilha perdida no oceano, onde apenas existem dois habitantes, um farol que não funciona, uma pequena estalagem e alguns visitantes ocasionais. Uma narrativa aparentemente simples, com um toque de realismo mágico, sobre desencontros, incompreensões, sonho ou realidade.
Miguelanxo Prado é um dos mais premiados autores espanhóis. Traço de Giz foi um dos seus maiores sucessos críticos e comerciais e a sua obra mais premiada, entre os quais, com o prémio de Melhor Álbum no Salão do Comic de Barcelona e o de Melhor Álbum Estrangeiro em Angoulême. Esta nova edição inclui uma extensa galeria de extras e páginas de BD inéditas.

3 – Os Ignorantes
14 de Julho
Argumento e Desenhos – Étienne Davodeau
Davodeau é autor de banda desenhada e não sabe grande coisa de vinhos. Richard Leroy é viticultor e quase nunca leu BD. Mas ambos têm boa vontade e muita curiosidade. Porque é que uma pessoa decide dedicar-se a escrever e desenhar livros de BD, ou a cultivar vinho? Durante mais de um ano, irão ambos descobrir as respostas a essas e outras perguntas, abrindo muitas garrafas de vinho, e lendo imensos livros. Étienne trabalhou nas vinhas, e Richard mergulhou no universo da narrativa sequencial. O resultado é uma história de amizade e iniciações cruzadas e um momento único de felicidade.
Étienne Davodeau é um dos maiores autores da BD francesa actual, conhecido pelas suas obras firmemente ancoradas no real, tendo vencido por duas vezes o prémio France Info de BD de Reportagem.

4 –Batman: Uma História Verdadeira
21 de Julho
Argumento – Paul Dini 
Desenhos – Eduardo Risso
Batman vai ajudar um homem desencorajado a recuperar de um ataque brutal que o deixou incapaz de enfrentar o mundo.
Nos anos 90, o premiado escritor Paul Dini estava no auge da sua carreira com a popular série Batman: The Animated Series. Uma noite, a caminho de casa, foi assaltado e fortemente espancado, ficando às portas da morte. A recuperação foi lenta e complicada, e Dini imaginou que o Batman sempre esteve ao seu lado, mesmos nos momentos mais difíceis.
Uma história de Batman como nenhuma outra, ilustrada com a incrível arte do talentoso desenhador argentino Eduardo Risso (Batman Noir, Parque Chas)

5 – Polina
28 de Julho
Argumento e Desenho – Bastien Vivés
A história de uma jovem bailarina e a sua relação com o seu professor, contada com grande elegância e simplicidade por Bastien Vivés, um jovem prodígio da BD franco-belga, co-criador da popular série Last Man.
Polina é uma obra-prima de grande leveza e graciosidade e ainda assim densa em conteúdo, considerada como a melhor novela gráfica de Bastien Vivés, tendo vendido mais de 40.000 cópias em França e merecido uma adaptação ao cinema, que estreia em Portugal em Julho.

6 – K.O. em Telavive
04 de Agosto
Argumento e Desenho – Asaf Hanuka
Como é que se pode ser israelita? Como é que se pode viver num país sempre em guerra?
Tel Aviv é uma cidade vibrante, cheia de prazeres, e com uma das cenas artísticas mais vibrantes do mundo, um Sin City dentro de Jerusalém.
Invocando a sua condição de artista, pai, marido ou cidadão israelita, Asaf Hanuka retrata o dia-a-dia do seu país, mas não só. Apresenta-nos todos os ícones dos nossos dias, desde o cubo Rubik aos Transformers, do Iphone ao Facebook de uma forma que deixa os leitores… K.O.

7 – Dylan Dog: Mater Morbi
11 de Agosto
Argumento – Robertto Recchioni 
Desenho – Massimo Carnevale
Quando uma doença tão estranha como repentina atinge Dylan Dog, parece que nada será capaz de o curar. A sua única hipótese de salvação consiste em confrontar Mater Morbi, a entidade que se alimenta do seu sofrimento e acompanhá-la numa viagem ao coração das trevas e da dor.
Série de culto e verdadeiro fenómeno cultural, a série Dylan Dog, criada por Tiziano Sclavi em 1986 é um bom exemplo dos fumetti italianos. Actual responsável editorial pela série, Roberto Recchioni assina em Mater Morbi uma das melhores histórias de Dylan Dog das últimas décadas, muito graças ao notável trabalho gráfico de Massimo Carnevale.

8 –Vapor
18 de Agosto
Argumento e Desenhos – Max
Vapor, um eremita exilado num estranho deserto bastante frequentado, enfrenta a tentação sobre as mais diversas formas, numa história surrealista, entre o minimalismo e o género fantástico, marcada por um humor delirante.
Criador de Peter Punk, editor da revista Nosotros Somos los Mortos, um dos nomes maiores da revista El Vibora e colaborador frequente da revista New Yorker, o catalão Max, na sua fúria contra o mundo e no seu carinho pela arte dos comics, criou um heroísmo perfeito; tão absurdo que dói no nervo exacto onde a arte se deve sentir.

09 –  Os Livros de Magia
25 de Agosto
Argumento – Neil Gaiman
Desenhos – John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson
Neil Gaiman, o premiado escritor que é presença habitual na lista de best-sellers do New York Times e criador do Sandman, traz-nos um conto fascinante sobre os perigos e oportunidades da juventude e suas infinitas possibilidades. Ilustrado por quatro dos artistas mais consagrados de língua inglesa, John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson, Os Livros da Magia recolhe os quatro números da minisérie original publicada pela Vertigo, que introduziu o personagem de Timothy Hunter e preparou o palco para a sua revista mensal.

10 –  Histórias do Bairro
01 de Setembro
Argumento – Gabi Beltran 
Desenhos – Bartolomé Segui
Palma de Maiorca, anos 80. Cada esquina do bairro chinês tem uma história que contar.
Gabi, o ainda adolescente protagonista, anda pelas ruas do seu pequeno mundo com os seus amigos Benjamim, Arnaud, Falen e Ramos, tratando de entendê-lo. Assim experimenta drogas, descobre o sexo, refugia-se na literatura e no desenho. Mais unido aos amigos do que à família, descobre que as diferenças sociais são também fronteiras, e que estas por vezes são inultrapassáveis.
Um relato autobiográfico de Gabi Beltran a que Bartolomé Segui dá vida com os seus desenhos.

11 – Tempos Amargos
08 de Setembro
Argumento e Desenhos – Etienne Schréder
História autobiográfica sobre os problemas do autor com o alcoolismo, que o levaram a abandonar tudo e a viver como sem-abrigo. O alcoolismo é uma doença que afecta milhares de pessoas. Difícil de tratar, é um assunto cuja evocação roça o tabú. Porque há uma realidade que não se pode romantizar, Schréder oferece a experiência da sua jornada para o fim da vida.
Professor de BD e director da Maison Autrique, Étienne Schréder é um dos actuais desenhadores da série Blake & Mortimer e autor do álbum O Segredo de Coimbra.

12 – Os Trilhos do Acaso Vol 1 
15 de Setembro
Argumento e Desenhos – Paco Roca
Através das recordações de Miguel Ruiz, republicano espanhol exilado em França, Paco Roca reconstrói a história de La Nueve, a companhia sob comando do Capitão Dronne integrada na segunda divisão do General Leclerc, e formada maioritariamente por espanhóis republicanos, exilados em Marrocos, após a vitória de Franco.
Uma história apaixonante e esquecida, sobre a contribuição espanhola na Segunda Guerra Mundial, contada com o talento e a eficácia habituais em Paco Roca (O Inverno do Desenhador, A Casa).

13 – Os Trilhos do Acaso Vol 1I
22 de Setembro
Argumento e Desenhos – Paco Roca
A história de Miguel Ruiz e dos outros membros da companhia La Nueve prossegue neste segundo volume, centrado no regresso da companhia à Europa e na sua participação activa na libertação de Paris pelas tropas aliadas.
Um dos mais recentes e premiados trabalhos de Paco Roca, galardoado com o Prémio Zona Cómic, Melhor Obra Nacional del Salón del Cómic de Barcelona e o Romics do Salão de Comic de Roma, em 2014

14 – Uma Aldeia Branca: O Bar do Barbudo
 29 de Setembro
Argumento e Desenho – Tomeu Pynia
A insaciável curiosidade de um empregado de bar é a desculpa perfeita para nos introduzir numa série de histórias que tecem um tapete de relações humanas.
O Bar do Barbudo guia-nos através de uma aldeia e do seu bar, de que é o centro e a bandeira. Uma história de histórias salpicada de Mediterrâneo. Uma história de carácter intimista, ritmo calmo e com espaço para reflexão, nostalgia e humor.
Obra de afirmação do talento do catalão Tomeu Pynia, galardoada com o Prémio Popular Autor Revelação no Salón del Cómic de Barcelona, em 2010.

15 – O Idiota
06 de Outubro
Argumento – Dostoevsky e André Diniz
Desenhos – André Diniz
O Idiota é uma inesperada adaptação em BD do romance do escritor russo Fiódor Dostoyevsky, contada por imagens, usando a linguagem visual exclusiva da BD, num registo em que o texto está praticamente ausente. Um verdadeiro tour-de-force narrativo, assinado por um dos mais premiados autores brasileiros contemporâneos. André Diniz é argumentista e ilustrador de BD, estando a residir actualmente em Portugal, país onde O Idiota será lançado em rigorosa estreia mundial.
Textos publicados originalmente no destacável distribuído com o jornal Público de 29/06/2017

Sem comentários: