sábado, 6 de setembro de 2014

Universo Marvel 9 - X-Men: Dias de um Futuro Esquecido


OS X-MEN REGRESSAM AO FUTURO, 
NA SAGA QUE INSPIROU O SEU ÚLTIMO FILME

Universo Marvel – Vol. 9
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
Argumento – Chris Claremont
Desenhos – John Byrne e Terry Austin
Quinta, 04 de Setembro, Por + 8,90 €

O próximo volume da colecção Universo Marvel recupera, pela primeira vez em Portugal no seu formato original, o clássico dos X-Men que serviu de base ao mais recente filme da franquia, realizado por Bryan Singer e que passou (com grande sucesso) pelas salas de cinema nacionais há um par de meses.
Esse clássico é o mítico Days of the Future Past, de Chris Claremont e John Byrne, história publicada originalmente em 1981, nos nºs 141 e 142 da revista The Uncanny X-Men e que saiu em Portugal em 2003, em formato reduzido, incluída num volume antológico dedicado aos X-Men, da colecção Clássicos da Banda Desenhada. Apesar de durar apenas dois números, está é uma das histórias mais importantes da incontornável passagem de Claremont e Byrne pelos mutantes da Marvel, tendo tido diversas continuações e uma influência visível noutras áreas, incluindo no cinema, onde são mais do que evidentes os diversos pontos de contacto entre Dias de um Futuro Esquecido e o o filme Exterminador Implacável, de James Cameron.
Uma história que tem como cenário um futuro distópico, com Nova Iorque destruída e o mundo à beira de um ataque nuclear, em que os mutantes são perseguidos pelos Sentinelas, robôs gigantes criados para detectar e eliminar mutantes, e abatidos, ou encerrados em campos de concentração. É esse futuro, passado no então distante ano de 2013, que os raros sobreviventes dos X-Men tentam evitar, enviando Kitty Pryde para os anos 80, de modo a impedir o assassinato do Senador Robert Kelly por um mutante. O acontecimento fulcral, que a concretizar-se, iria desencadear esse futuro negro, em que os mutante deixam apenas de ser olhados com desconfiança, para passarem a ser caçados e abatidos como cães raivosos.
Sendo indiscutivelmente o principal, Dias de um Futuro Esquecido não é o único motivo de interesse de um volume que recolhe na totalidade a fase final da harmoniosa colaboração entre Chris Claremont e John Byrne na revista dos X-Men, antes do desenhador canadiano, que nos X-Men participava na criação das histórias, não se limitando “apenas” a desenhar, decidir assumir individualmente os destinos da revista dos Fantastic Four.
Fazendo a ponte com a Saga da Fénix Negra, publicada na série II da colecção Heróis Marvel, este volume abre precisamente com a história seguinte, dedicada ao funeral de Jean Grey, seguindo-se uma aventura com a Tropa Alfa (o equivalente canadiano dos X-men, de que Wolverine foi membro), um episódio protagonizado pelo mutante Nocturno, em que John Byrne e Terry Austin são temporariamente substituídos por John Romita Jr. e Bob McLeod, os dois capítulos de Dias de um Futuro Esquecido, para terminar com a primeira história a solo de Kitty Pryde, a jovem mutante que já tinha estado em destaque na história anterior. Ou seja, um punhado de verdadeiros clássicos, assinados pela mais importante dupla de autores que passou pelos X-Men, finalmente disponíveis em edição nacional.
Publicado originalmente no jornal Público de 29/08/2014

3 comentários:

never-ending-spleepy-eyes disse...

mais uma excelente colecção. espero que corra bem e haja lugar para mais marvel ou dc em 2015! :)

ficam alguma sugestões marvel que gostaria de ver em português e em capa dura:
- Vengeance de Joe Casey,
- New Mutants demon bear saga
- MOON KNIGHT (qualquer serie é muito boa!)
- X-MEN: THE ADVENTURES OF CYCLOPS & PHOENIX
- Warlock by Jim Starlin
- WOLVERINE: ORIGIN 1 e 2
- fallen angels
- Vingadores Mythos,
- Vingadores The Bride of Ultron,
- Vingadores Under Siege
- Vingadores Saga Korvac
- Spider-Man: Back in Black
- Spider-Man, Peter Parker: Back in Black
- daredevil: end of days
- dark reign
- Cable and X-Force

e DC:
- Green Lantern: Will World
- Final Crisis (Absolute)
- The Great Darkness Saga
- The Question vol. 1: Zen and Violence
- shazam: Monster Society of Evil
- Batman: Dark Knight Returns
- Batman: Year One
- Batman: The Long Halloween
- Batman: A Death in the Family
- Batman: Knightfall (volume 1, 2 e 3)

JML disse...

Obrigado, Never!
Nada está decidido mas, se os leitores continuarem a acompanhar esta colecção como até aqui, é muito provável que haja uma segunda série dedicada ao Universo Marvel. Ou logo quando acabar a primeira, ou talvez um pouco mais tarde. E nesse caso, é bem possível que alguns dos títulos que falas venham a ser incluídos.

never-ending-spleepy-eyes disse...

Que bom, ouvi que o Moon Knight esteve para ser editado (por proposta sua) já numa edição anterior. Pessoalmente tenho os últimos volumes todos desde a dupla Charlie Huston e David Finch, e acho uma bela saga tirando isso tenho os 1ºs volumes e apesar da diferença narrativa acho igualmente bom. Tenho mesmo preferencia pela marvel mais antiga.

Acho excelente variar 1 pouco dos nomes charneiros (x-men, avengers, hulk,...) e é interessante ver o seguimento e pedidos de colecção que títulos como Alpha Flight, Excalibur, .. têm no público americano. Significa que nem todos os leitores serão o público dos filmes e nesses pedidos a linha entre fans está bem demarcada.
Por cá houve esta inclusão pelos guardiões da galaxia (a que o sucesso explosivo do filme não será alheio ou vice-versa) e espero ver novas apostas em títulos fora das familias mais "batidas".
Nesse seguimneto "galáctico" o Warlock do Starling seria uma muito boa aposta (fala-se que o personagem estará na sequela do filme e depois destes volumes temos sempre o "titã" do "Infinity Gauntlet" e as 2 sequelas (a 3ª menos conseguida)

Força para toda a equipa da Levoir e muitas mais edições!