domingo, 31 de agosto de 2014

Universo Marvel 8 - Thor: Renascido

THOR REGRESSA AO UNIVERSO MARVEL

Universo Marvel – Vol. 8
Thor: Renascido
Argumento – J. M. Straczynski
Desenho – Olivier Coipel
Quinta, 28 de Agosto, Por + 8,90 €

Thor, o poderoso Deus do trovão da Marvel tem sido notícia nos últimos tempos, graças à decisão da editora de o transformar numa mulher a partir do próximo mês de Outubro. Mas enquanto esse momento não chega, os leitores podem descobrir o bom e velho Thor que sempre conheceram, na inspirada versão de J. M. Straczynski, que vai estar em destaque no próximo volume da colecção Universo Marvel.

Criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962, no nº 83 da revista Journey into Mystery, Thor vai beber inspiração directa à mitologia nórdica, misturando-a com intrigas e diálogos shakespereanos, numa mistura improvável, mas bem-sucedida, que revela o talento de Lee e Kirby. Armado com o seu martelo Mjolnir, Thor é o Deus do Trovão da mitologia nórdica que, por castigo do seu pai, o todo-poderoso Odin, é aprisionado no corpo frágil de um mortal, o Dr. Donald Blake. E é precisamente nessa oposição entre o divino e o humano, entre Asgard, o lar dos Deuses Nórdicos e Midgard, o planeta Terra, que oscila a dinâmica da série.
Na anterior presença de Thor numa colecção dedicada à Marvel, o volume As Idades do Trovão, da primeira série dos Heróis Marvel inteiramente passado em Asgard, a dimensão épica da saga dos deuses nórdicos estava em natural destaque. Nesta nova etapa da personagem, da responsabilidade de Straczynski, é a articulação dos Deuses nórdicos com os humanos que está no centro da acção, pois na sequência do Ragnarok, o Crepúsculo dos Deuses, Odin morreu, Asgard deixou de existir do outro lado da Ponte do Arco-íris e o Poderoso Thor viu-se obrigado a reconstruir o lar dos Deuses nórdicos. Nasceu assim uma nova Asgard flutuante, pairando sobre o Estado de Oklahoma, cuja existência irá ter consequências profundas no equilíbrio do Universo Marvel, que serão abordadas em Cerco, um dos próximos volumes desta colecção.
Escritor de cinema, televisão e Banda Desenhada, Straczynski estreou-se como argumentista na série de animação He-Man, no início da década de 80, dando assim início a uma carreira bem-sucedida como escritor para televisão, que tem o seu ponto mais alto em 1994, com a série de ficção científica Babilon 5, que Straczynskyi criou, escreveu, produziu e realizou durante 5 temporadas. Terminada essa primeira etapa, o autor conciliou a sua actividade no cinema e na TV com o seu amor de infância, os comics, criando para a Top Cow as séries Rising Stars e Midnight Nation. A qualidade do trabalho de Straczynski chamou a atenção de Joe Quesada, editor-chefe da Marvel que o convidou para escrever as aventuras do Homem-Aranha, oferecendo-lhe um contrato de exclusividade. O trabalho de Straczynski com o Homem-Aranha ao longo de seis anos, em que colaborou sobretudo com o desenhador John Romita Jr., valeu-lhe inúmeras distinções e teve edição nacional pela Devir, tanto em revista, como em livro.
Seguiu-se a nova série do Poderoso Thor, cujo primeiro capítulo podem ler no volume que chega na próxima quinta-feira às bancas, em que contou com a colaboração do desenhador francês Olivier Coipel, que os leitores já conhecem do volume Dinastia de M, publicado na segunda série que a o Público e a Levoir dedicaram à “Casa das Ideias”. Um dos ilustradores mais em destaque na Marvel nos últimos anos, Coipel confirma a qualidade do traço que já era evidente em Dinastia de M, articulando a dimensão épica dos Deuses nórdicos com um registo mais intimista da América profunda, cuja tranquilidade a presença dos Deuses de Asgard veio perturbar.
Publicado originalmente no jornal Público de 22/08/2014

Sem comentários: