sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Universo Marvel 5 - Vingadores e Quarteto Fantástico: Invasão Secreta


VINGADORES E QUARTETO FANTÁSTICO ENFRENTAM A INVASÃO SECRETA DOS SKRULLS

Universo Marvel – Vol. 5
Vingadores e Quarteto Fantástico: Invasão Secreta
Argumento – Brian Michael Bendis
Desenhos – Leinyl Francis Yu
Quinta, 7 de Agosto, Por + 8,90 €
Neste volume, os Skrulls, uma raça alienígena capaz de assumir a forma e os poderes dos heróis do universo Marvel, infiltrou-se nos principais grupos de super-heróis, dando o passo decisivo para o sucesso do seu plano de conquista da Terra.
 Um plano complexo e maquiavélico, que os Vingadores e o Quarteto Fantástico vão tentar travar, mesmo sabendo que o herói que combate ao seu lado pode afinal ser um Skrull.
Umas das mais antigas raças alienígenas do universo Marvel, os Skrulls fizeram a sua primeira aparição logo no nº 2 da revista do Quarteto Fantástico, em 1962, numa história em que faziam uso das suas capacidades miméticas para se fazerem passar pelo Quarteto Fantástico e desde então têm sido presença habitual nas sagas galácticas do Universo Marvel, estando na origem de histórias memoráveis como The Kree – Skrull War, uma saga épica dos Vingadores assinada por Roy Thomas e Neal Adams nos anos 70. Com o seu aspecto reptiliano, a meio caminho entre os duendes da mitologia céltica e os extraterrestres dos filmes dos anos 50, os poderes dos Skrulls que lhes permitem infiltrar-se no meio dos heróis, remetem para o clima de paranóia da Guerra Fria, evidente em clássicos do cinema de ficção científica, como The Invasion of the Body Snatchers, de Don Siegel, de 1956, ou o mais recente They Live, de John Carpenter, de 1988. 
Como podemos ver no anterior volume, dedicado aos Guardiões da Galáxia, o plano dos Skrulls já estava em marcha e o terreno foi sendo preparado até chegarmos a esta saga, espoletada pela descoberta que a ninja Elektra era na realidade um Skrull. São as consequências dramáticas dessa revelação, que põe em causa o destino da Terra e a segurança dos seus heróis, que o argumentista Brian Michael Bendis, um dos principais arquitectos do novo Universo Marvel, explora de forma muito conseguida, numa história complexa e movimentada, bem servida pela arte de Leinil Francis Yu.
Nome conceituado da segunda vaga de autores filipinos que conquistaram o mercado americano a partir da década de 90, Leynil Francis Yu, depois de uma curta passagem pela Image, chegou à Marvel, onde começou por desenhar o Wolverine, dando início a uma ligação com a editora que ao longo da última década lhe permitiu desenhar os maiores heróis da “Casa das Ideias”. E a verdade é que Yu tem em Invasão Secreta um dos seus melhores trabalhos de sempre, brilhando a grande altura, especialmente nas páginas duplas cheias de personagens, em que o seu apurado sentido de composição lhe permite conciliar legibilidade e espectacularidade.
Título incontornável entre aqueles que formam o eixo condutor desta colecção Universo Marvel, esta Invasão Secreta vai ter consequências profundas, que se vão reflectir nos volumes posteriores desta colecção, Thor Renascido, Cerco e A Essência do Medo, sendo também por isso um volume a não perder.
Publicado originalmente no jornal Público de 01/08/2014

Sem comentários: