quarta-feira, 24 de julho de 2013

Colecção DC Comics: Antevisão do Vol. 3 - Super-Homem: Pelo Amanhã (Parte 1)


Super-Heróis DC Comics – Volume 3
Super-Homem: Pelo Amanhã (Vol 1)
Argumento: Brian Azzarello 
Desenhos –  Jim Lee e Scott Williams
Ao mesmo tempo que o seu regresso cinematográfico, pelas mãos de Zack Snyder, conquista as bilheteiras de todo o mundo, o Super-Homem estreia-se nesta coleção com uma história demasiado épica para caber num só volume. Pelo Amanhã, essa história inédita em Portugal, foi originalmente publicada entre 2004 e 2005, nos nºs 204 a 215 da revista Superman, juntando pela primeira vez o desenhador Jim Lee, com o argumentista Brian Azzarello.

Como ponto de partida desta aventura, está um misterioso cataclismo que se abateu sobre a Terra, provocando o inesperado desaparecimento de um milhão de pessoas, incluindo a pessoa mais importante na vida do Super-Homem, Lois Lane, a sua mulher. Apesar de todo o seu imenso poder, o Homem de Aço vê-se impotente perante estes acontecimentos, que não consegue compreender e muito menos controlar. É essa sensação de impotência, estranha num herói com poderes quase divinos, que Azzarello explora muito bem, numa história em que passado e futuro se misturam com traição, esperança, culpa e amizade, e que reequaciona a relação do Super-Homem com o mundo que o acolheu.
Criador da série 100 Bullets, Brian Azzarello, sempre foi um autor associado mais às histórias policiais e ao realismo sombrio, o que não o impede de pegar numa personagem “maior do que a vida” como é o Homem de Aço e construir uma história épica, a que o traço espectacular de Jim Lee, artista que os leitores do Público já conhecem do volume da colecção Heróis Marvel dedicado ao Justiceiro, dá uma dimensão ainda mais icónica.

Pelo Amanhã vinha rodeado de grandes expectativas e o tempo encarregou-se de lhe fazer justiça, já não restando grandes dúvidas de que estamos perante um verdadeiro clássico, com lugar cativo numa colecção com estas características, criada de raiz para dar ao público português as melhores histórias com os maiores heróis da editora DC Comics. Heróis como o Homem de Aço, o primeiro e o maior de todos os super-heróis.      
Texto publicado originalmente no jornal Público de 19/07/2013

Sem comentários: