quinta-feira, 5 de julho de 2012

Colecção Heróis Marvel III - Crítica ao 1º Volume

Heróis Marvel – Volume 1
Homem-Aranha: Integral Frank Miller
Argumento – Denny O’Neil, Chris Claremont e Bill Mantlo Desenhos – Frank Miller e Herb Trimpe

De Spirou a Blueberry, de Thorgal aos Passageiros do Vento, o Público tem feito chegar aos quiosques nacionais, o melhor da Banda Desenhada franco-belga. Mas como a linguagem da Banda Desenhada é universal, apesar das especificidades que distinguem o mangá e os comics da BD franco-belga, chegou a vez dos comics de super-heróis regressarem aos quiosques, em bom português, na nova coleção Heróis Marvel. Mais uma parceria Público/Levoir que, durante 15 semanas vai trazer o melhor da Marvel, numa coleção que, com a excepção da primeira história dos X-Men, de Lee e Kirby, publica exclusivamente material inédito em Portugal.
A abrir a coleção, que chega às bancas no preciso dia em que estreia o novo filme do Homem-Aranha, está um volume dedicado a esse herói, que recolhe as histórias do personagem feitas por Frank Miller. Um dos mais importantes nomes dos comics americanos das últimas décadas, Frank Miller lançou-se nos inícios dos anos 80, com pouco mais de 20 anos, nas páginas da revista Daredevil, da Marvel, reformulando de forma brilhante o super-herói cego em histórias notáveis. Mas seria na DC que Miller iria revolucionar os comics americanos, primeiro com Ronin, e depois com Dark Knight Returns e Batman Year One, duas obras-primas, em que Miller redefine o futuro e a origem de Batman. Entre as suas criações mais recentes, destacam-se 300 e a série que redefiniu o policial negro na BD, Sin City, ambas adaptadas ao cinema com sucesso e Holy Terror, uma controversa reflexão sobre o terrorismo islâmico, motivada pelo 11 de Setembro.
Mas se Miller (quase que) dispensa apresentações, o mesmo não se pode dizer do seu trabalho na série Homem-Aranha, que este volume recolhe e que é bastante menos conhecido do que, por exemplo, as suas histórias do Demolidor. Publicado originalmente entre 1979 e 1980, este material permite constatar a extraordinária evolução do jovem autor em pouco menos de uma ano. Nesse aspecto, é interessante comparar Em Terra de Cegos e Das Cinzas às Cinzas, as histórias em que Miller desenhou pela primeira vez o Demolidor, com Retorno Sinistro e Spiderman: Perigo ou Ameaça, duas histórias de 1980, desenhadas numa fase em que Miller já era o desenhador da revista do Demolidor. E, mais do que no desenho é a nível da planificação que a evolução é mais gritante, com Miller a alternar aqui, de forma tão eficaz como harmoniosa, as vinhetas horizontais e verticais. Efeito que se iria tornar uma imagem de marca da primeira fase da sua carreira.
Os momentos mais interessantes deste livro, são duas histórias escritas por Denny O'Neil, que anos mais tarde, vai ser o editor de Miller em Batman: The Dark Knight Returns. A primeira é O Retorno Sinistro, em que o Homem-aranha se associa ao Dr. Estranho para combater umas ameaça mística, com Miller a prestar uma bela homenagem ao Dr. Estranho de Steve Ditko, para alem de usar muito bem a dupla página, em imagens cheias de pormenores. A 2ª é uma pequena pérola, que lembra os melhores episódios do Spirit de Will Eisner. Spiderman: Perigo ou Ameaça, que mais do que o Homem-Aranha tem como protagonista principal o jornal Clarim Diário e os homens que nele trabalham, utilizando de forma bastante divertida a primeira página do jornal, que vai mudando ao longo da história.
Versão integral do texto publicado no jornal Público de 29/06/2012

Sem comentários: