terça-feira, 3 de julho de 2012

Colecção Heróis Marvel II - Destacável e Biografias dos Heróis em versao integral


Depois de ter saído na edição de sábado do jornal Público, o destacável de apresentação da colecção Heróis Marvel, voltará a ser distribuído com o jornal trazendo toda a informação necessária sobre a colecção que inicia sua publicação esta quinta-feira, 5 de Julho. Como, por uma questão de espaço, algumas das biografias dos heróis, tiveram o último parágrafo cortado, aqui ficam elas em versão integral.

Homem-Aranha
Ao ser mordido por uma aranha radioactiva, o jovem Peter Parker ganha superpoderes. Mas como “grandes poderes trazem grande responsabilidade”, Parker vai usar os seus poderes para combater o crime como o Homem-Aranha, ao mesmo tempo que, como Peter Parker tem que conseguir conciliar a sua vida de adolescente, com todos os pequenos dramas e alegrias, com as responsabilidades e os perigos que lhe trazem a sua identidade secreta. Nascido da imaginação fértil de Stan Lee e Steve Ditko em 1962, o Homem-Aranha imediatamente conquistou os leitores adolescentes que se identificavam com os problemas do dia-a-dia do herói, tornando-o um dos mais populares super-heróis de todos os tempos, símbolo máximo da “Casa das Ideias”.
X-Men
Homens de amanhã, filhos do Átomo, os mutantes representam um passo em frente na evolução humana. Temidos e odiados por um mundo que juraram proteger, os mutantes necessitam de alguém que os proteja e os ensine a defenderem-se. Alguém como o Professor Charles Xavier, que os vai treinar para proteger o mundo e a si mesmos. Criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, os X-Men vão ter dificuldades em alcançar o sucesso de outras criações da Marvel, de tal modo que a série é suspensa entre 1970 e 175. Regressariam, pelas mãos de Len Wein, Chris Claremont e Dave Cockrum, com uma nova formação que incluía o Wolverine, conquistando definitivamente o público, que se identifica com o direito à diferença que os X-Men simbolizam.
Capitão América
Criado por Joe Simon e Jack Kirby em 1940, o Capitão América reflectia o espírito da época e a vontade do povo americano de ajudar a combater Hitler. Com o fim da II Guerra Mundial, a popularidade do Capitão América foi-se lentamente apagando, até a revista ser cancelada. Voltaria em força em 1964, já em plena era Marvel, graças a Stan Lee e Jack Kirby que o souberam adaptar a uma nova era. Um regresso tornado possível por uma ideia engenhosa de Lee, que pôs os Vingadores a descobrirem o Capitão América dentro de um iceberg, onde jazia congelado desde o final da II Guerra Mundial, transformando o símbolo da América em guerra, num indivíduo fora do seu tempo, a ter que aprender a viver numa época que não é a sua.
Thor Filho de Odin, herdeiro do trono lendário de Asgard, Thor, o poderoso deus do trovão armado com o Mjolnir, o martelo mágico forjado com o mítico metal Uru, nasceu na mitologia nórdica, onde Stan Lee o foi buscar para o panteão de heróis da Marvel, colocando-o no corpo frágil de um mortal, o Dr. Donald Blake, como castigo de Odin à arrogância do seu filho. Tendo feito a sua primeira aparição no nº 83 da revista Journey into Mistery, de 1962, Thor é rapidamente integrado nos Vingadores, defendendo a Terra ao lado dos outros super-heróis. Mas o seu verdadeiro lar é em Asgard, e é em Asgard que decorrem as aventuras escritas por Matt Fraction, aventuras que misturam a mitologia escandinava com o drama shakespereano.
Os Vingadores
Numa resposta da Marvel ao sucesso da Liga da Justiça da DC, os Vingadores estreiam-se na BD em 1963, com a publicação do nº 1 da revista The Avengers. Reunindo personagens criados por Stan Lee e Jack Kirby, a formação inicial do grupo constituída pelo Hulk, Homem de Ferro, Thor, Homem-Formiga e Vespa, rapidamente se desfaz com a saída do Hulk, substituído com vantagem pelo Capitão América, cujo corpo congelado é descoberto na Antártida pelos Vingadores no nº 3 da revista. Desde então, com diferentes formações ao longo dos tempos, os Vingadores continuam a ser os mais poderosos heróis da Terra… e também os mais populares, como o prova o extraordinário sucesso do filme de Joss Wedhon, ainda em exibição.
Hulk
Apanhado pela radiação de uma bomba de Raios Gama, o Dr. Bruce Banner sobrevive à explosão à explosão, mas algo mudou dentro de si. Os seus demónios interiores materializam-se na forma de um monstro verde, tão irascível como poderoso, chamado Hulk. Criado em 1962, por Stan Lee e Jack Kirby, tendo como inspiração (óbvia e assumida) o romance O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, o Hulk tornou-se um dos mais populares super-heróis da Marvel e um dos primeiros a chegar tanto à televisão, como ao cinema. Na Banda Desenhada, foram inúmeros os escritores que criaram histórias para o Hulk, mas Peter David, que se ocupou do gigante verde durante mais de doze anos é, naturalmente, um nome incontornável.
Wolverine
Nascido com sentidos extremamente apurados, garras retrácteis e um poder de regeneração incomparável, o mutante chamado Logan foi submetido a um terrível e doloroso processo que lhe apagou a memória e cobriu os seus ossos com adamantium, um metal inquebrável, tornando-o no mais formidável dos guerreiros. Um guerreiro tão mortífero como o animal que lhe dá nome: Wolverine. Criado por Len Wein e John Romita em 1974, como personagem secundário da revista Hulk, Wolverine alcançaria a fama ao lado dos X-Men e, depois de protagonizar uma mini-série desenhada por Frank Miller, rapidamente ganhou revista própria. Actualmente, Wolverine é sem dúvida a mais importante personagem contemporânea da Marvel.
Justiceiro
Depois de ver toda a sua família assassinada por um bando de mafiosos, Frank Castle, um veterano do Vietname inicia uma guerra sem quartel contra o crime, fazendo justiça pelas próprias mãos. Nascia assim o Justiceiro. Nascido como personagem secundário na revista Amazing Spider-Man, em 1974, o vigilante criado por Gerry Conway, Russ Andru e John Romita, cujo comportamento correspondia aos dos protagonistas das séries Death Wish e Dirty Harry, interpretados no cinema por Charles Bronson e Clint Eastwood, conquistou definitivamente os leitores na década de 80. Depois de uma mini-série de Steven Grant e Mike Zeck, o Justiceiro rapidamente ganhou uma revista própria, tendo sido adaptado ao cinema por três vezes.
Guerras Secretas
Se hoje em dia, as sagas cósmicas reunindo dezenas de super-heróis e vilões, não são propriamente novidade, o evento Guerras Secretas, criado por Jim Shooter e ilustrado por Mike Zeck e Bob Layton, foi a primeira a conseguir juntar tantas personagens numa mesma história, numa série em 12 números, publicada entre 1984 e 1985. Transportados pelo Beyonder para um planeta deserto, criado para ser um campo de batalha, os principais heróis da Marvel, dos Vingadores, aos X-Men, passando pelo Homem-Aranha e pelo Quarteto Fantástico, tem que enfrentar os seus maiores inimigos numa luta sem quartel, que irá provocar mudanças irreversíveis no universo Marvel.
Quarteto Fantástico
Criado em 1961 por Stan Lee e Jack Kirby, o Quarteto Fantástico é composto por Reed Richards, um brilhante cientista, Susan Storm e o seu irmão Johnny Storm e Bem Grimm. Quatro amigos que durante uma viagem espacial, são afectados pelos raios cósmicos de diferente maneira, ganhando diversos superpoderes. Assim Reed Richards, o Senhor Fantástico, ganha o poder de esticar o corpo, Susan Storm, transforma-se na mulher invisível, Johnny Storm, o Tocha Humana, tem a capacidade de incendiar o seu corpo e Bem Grimm perde os traços humanos e transforma-se definitivamente no Coisa, uma poderosa criatura com o corpo coberto de placas de pedra. Um grupo de heróis que mudou a história da BD americana e deu início à Silver Age.
Nick Fury
Criado inicialmente como um herói da Segunda Guerra Mundial, na revista Sgt. Fury and his Howling Commandos, em 1963, Nick Fury seria rapidamente reinventado pelos seus criadores, Stan Lee e Jack Kirby, como um super-espião, ao serviço da S.H.I.E.L.D., uma organização secreta do governo norte-americano, na revista Strange Tales, de 1965, numa óbvia resposta ao sucesso dos filmes de James Bond e da serie televisiva Man from Uncle. Presença regular nas histórias do Capitão América e dos Vingadores, Nick Fury, haveria de crescer pelas mãos de muitos autores, mas cedo encontrou em Jim Steranko o criador capaz de transformar as suas aventuras em obras-primas, num punhado de histórias memoráveis, de grande inovação estética e narrativa.
Este post é dedicado à memória da minha mãe que, tendo ficado muito feliz quando soube que eu ia escrever para o Público, infelizmente, já não teve tempo de ver nenhum dos meus textos publicados.

Sem comentários: