segunda-feira, 8 de julho de 2019

Novela Gráfica V 1 - O Tesouro do Cisne negro


PACO ROCA REGRESSA NO ARRANQUE 
DA QUINTA SÉRIE DA NOVELA GRÁFICA

Novela Gráfica V
Vol 1
O Tesouro do Cisne Negro
Argumento - Guillermo Corral Van Damme
Desenhos – Paco Roca
Quinta-feira, 04 de Julho
Por + 10,90 €
O Verão já está aí e, mesmo que o sol esteja ainda algo tímido, para os leitores do Público está época do ano tornou-se sinónimo de Novela Gráfica. Assim, e pelo quinto ano consecutivo as Novelas Gráficas regressam com uma nova série de treze títulos, cujo primeiro volume chega aos quiosques de todo o país já na próxima quinta-feira, 4 de Julho.
Para abrir esta quinta série não poderia haver título melhor do que O Tesouro de Cisne Negro, o mais recente livro de Paco Roca, um dos nomes maiores da novela gráfica espanhola contemporânea.
Autor completo, o criador de A Casa, Rugas, O Inverno do Desenhador e Os Trilhos do Acaso, desta vez divide tarefas com o diplomata e escritor Guillermo Corral para contar em Banda Desenhada uma história inspirada em factos reais, presenciados pelo próprio Corral. Com efeito, a história do tesouro do navio Cisne Negro, nome que se dá aos navios afundados descobertos com a sua carga intacta, descoberto pela empresa Ithaca, dirigida por Frank Stern, um ex-agente da bolsa convertido em caçador de tesouros e da luta que o Estado espanhol travou em tribunal para recuperar esse espólio, é, como revela o arqueólogo subaquático Alexandre Monteiro no interessantíssimo prefácio, claramente inspirada no caso real da fragata espanhola Nuestra Señora de las Mercedes, afundada em águas territoriais portuguesas, junto à costa algarvia, que foi saqueada pela empresa americana Odyssey, liderada pelo conhecido caçador de tesouros Greg Stemm.
Se a subtil mudança de nomes é justificada por razões legais, a identificação entre a história (muito bem) contada por Roca e os acontecimentos reais que envolveram a profanação dos destroços da Nuestra Señora de las Mercedes é perfeitamente óbvia e transparente, consistindo em mais um motivo de interesse suplementar para a leitura deste livro. Não é que o Tesouro do Cisne Negro precisasse disso, pois estamos perante uma história absolutamente fascinante, que se lê de um fôlego, com imenso prazer e que daria uma bela série de televisão, o que, tudo indica, irá mesmo acontecer, pois a editora Astiberri já vendeu os direitos audiovisuais a uma produtora espanhola.
Em termos visuais e narrativos, Paco Roca dá mais uma demonstração do seu virtuosismo, alternando um registo mais tradicional, com imagens com mapas e esquemas que permitem uma mais fácil apreensão da informação, ou na parte em que se relatam as circunstâncias em que La Merced foi afundada pela marinha britânica, a BD dá lugar a um  texto acompanhado por desenhos clássicos de página inteira, que nos remetem para os livros de aventuras do século XIX.
Mas, naturalmente, O Tesouro do Cisne Negro está longe de ser o único motivo de interesse desta colecção. Uma colecção onde há lugar para oito títulos de autores que se estreiam na colecção do Público e da Levoir. Autores incontornáveis, como Marjane Satrapi, com o seu Frango com Ameixas, Daniel Clowes com o surreal e “lynchiano” Como uma Luva de Veludo Forjada em Ferro, Joe Sacco, com Goradze: área de Segurança, Grant Morrison e Frank Quitelly com Flex Mentallo Schuiten e Peeters com A Febre de Urbicanda, um dos títulos mais emblemáticos da série As Cidades Obscuras e outros menos conhecidos dos leitores portugueses, como Guillem March e Thilde Barboni, com o sensual Monika, Thomas Ott com o inovador O Número 73304-23-4153-6-96-8 e Luís Férrer Ferrer e o veterano Juan Escandell com Dias Sombrios.
A par destas estreias, temos o regresso de um punhado de autores espanhóis já com presenças em colecções anteriores, como Kim, que depois das colaborações com Antonio Altarriba, surge agora como autor completo com Neve nos Bolsos, El Torres, o escritor de O Fantasma de Gaudi, que agora se junta ao ilustrador Carlos Hernández para seguir O Rasto de Garcia Lorca e o desenhador Bartolomé Seguí (Histórias do Bairro e A Tatuagem) que agora se junta a Filipe Hernandéz Cava, em As Serpentes Cegas, título vencedor do Prémio Nacional del Comic espanhol, em 2009. Em suma, treze boas razões para entre 4 de Julho e 26 de Setembro, estar bem atento aos quiosques.
Publicado originalmente no jornal Público de 04/07/2019

Sem comentários: