quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Desvendando os Segredos de Loulé

Agora que já foi oficialmente divulgado, posso finalmente falar sobre este projecto que me deu grande gozo - mas também bastante stress - fazer. Uma segunda incursão, minha e do João Ramalho pela BD histórica - a primeira tinha sido A Revolução Interior: à Procura do 25 de Abril, em que tivemos o privilégio de ter o José Carlos Fernandes a ilustrar um argumento nosso - em que, ao lado do André Caetano, procurámos ter uma abordagem diferente a um género com grande tradição na BD portuguesa, como é a Banda Desenhada histórica, optando por um registo menos habitual de ficção científica e  por nos apoiarmos nos diálogos em vez da narração “em off”, como é costume nas obras desta temática. A excepção, assumida, é a parte dedicada à lenda da Moura Cássima, que homenageia a BD histórica clássica e autores como Eduardo Teixeira Coelho e Artur Correia, uma história dentro da História em que o André ensaiou um registo gráfico diferente, que ficou muito giro.
Como referi na nota de imprensa distribuída pela G Floy, este projecto nasceu de um convite do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, por sugestão de José Carlos Fernandes – que se não estivesse retirado da BD seria a escolha óbvia e natural para fazer este livro – para fazermos uma história de Loulé em Banda Desenhada. Esse convite foi feito em finais de Janeiro de 2016, estava eu em França no Festival de Angoulême e, logo ali contactei o João Ramalho Santos, meu parceiro habitual nestas ocasionais incursões pela escrita de Banda Desenhada e ambos pensámos no André Caetano, um desenhador também de Coimbra, como nós, com quem o João Ramalho já tinha trabalhado em Uma Aventura Estaminal, um livro sobre as células estaminais, produzido pelo Centro de Neurociências e distribuído com o jornal Público.
O ponto de partida da história também nasceu logo ali, na viagem de regresso a Portugal, quando o Luís Taklin - um antigo aluno meu do Mestrado da ESAP em Guimarães, que se tornou um bom amigo - que viajava comigo, me falou das Minas de Sal de Loulé e de como locais como esse tinham sido usados nos Estados Unidos para armazenar arquivos.
Se o processo inicial foi extremamente rápido, já o desenvolvimento e execução foi bastante mais lento do que o previsto, o que fez com que, só quase três anos depois, o livro veja finalmente a luz do dia. Mas esses atrasos, para os quais a Câmara de Loulé teve a maior compreensão, acabaram por beneficiar o produto final, pois assim a informação revelada pela exposição Loulé: Territórios, memórias, identidades, que inaugurou em 2017 no Museu Nacional de Arqueologia, pode ser incorporada no livro.
Um dos desafios deste livro foi harmonizar os desenhos de André Caetano com as imagens reais da história de Loulé, seja objectos como o Foral de Loulé, ou usar o padrão dos mosaicos encontrados no Cerro da Vila, em Vilamoura como moldura das páginas dedicadas ao período romano, até fotografias de jornais  da época. Não faltam também as referências à BD, seja através das  Bandas Desenhadas que antes de Os Segredos de Loulé, destacaram a região de Loulé e as suas figuras históricas, como Mendes Cabeçadas, seja em homenagens mais ou menos evidentes, em termos de desenho e planificação, a autores como Hergé, Sergio Toppi e Alberto Breccia, que caberá ao leitor descobrir.
O livro que será apresentado oficialmente no AmadoraBD no sábado, dia 10 de Novembro, pelas 16h30m, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, estará à venda no Festival a partir de dia 1 de Novembro e terá distribuição comercial pela G Floy, além de uma versão em inglês, o que só foi possível devido à forma entusiástica como a Câmara Municipal de Loulé correspondeu à nossa vontade de fazer com que este livro chegasse também aos fãs da Banda Desenhada.
Ainda este ano haverá certamente uma apresentação oficial em Loulé em data a anunciar, mas para 2019 já está prevista uma exposição de Os Segredos de Loulé, de que darei mais pormenores  brevemente.
Até lá, fica o convite para aparecerem no AmadoraBD e embarcarem com os Verificadores nesta viagem à descoberta de Os Segredos de Loulé.


Sem comentários: