quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Torpedo 1936 - Volume 3



TORPEDO, DA SICÍLIA A NOVA IORQUE 

Torpedo 1936 – Vol. 3
Argumento – Enrique Sánchez Abulí
Desenhos – Jordi Bernet
Quinta, 15 de Fevereiro, Por + 11,99 €
Depois de no final do segundo volume, Torpedo ter sido preso por um crime que, ironicamente, não cometeu, este terceiro volume começa com o nosso (anti) herói a cumprir uma pena de quatro anos e um dia na prisão, o que, por uma vez, dá oportunidade a Rascal de sair dos bastidores e assumir o protagonismo na história O Gato Borralheiro. Embora, para sua desgraça e divertimento do leitor, as coisas não lhe corram exactamente como ele esperava…
Mas essa é apenas a primeira das doze histórias curtas que este terceiro volume compreende. Histórias publicadas originalmente em Espanha, nas revistas Comix Internacional, Totem El Comix e no suplemento semanal do jornal espanhol El País, que, na sua grande maioria, permaneciam inéditas em português. Um volume que prossegue com Sing-Sing Blues, episódio dedicado à breve passagem de Luca Torelli pela famosa prisão de Sing-Sing e que termina com um grande jogo de basebol. Mas pelo meio temos A Lei do Talão, a segunda história longa de Torpedo, em que a falta de confiança de Luca Torelli no sistema bancário lhe vai custar caro… mas custará ainda mais caro a Ray Bingo, o homem que o contratou para um serviço simples, que se vai complicar, e muito.
Esta história é também um exemplo da perfeita sintonia entre o texto irónico de Abulí e o desenho e a capacidade de planificação de Bernet. Veja-se a página inicial, em que as personagens intervenientes na história são apresentadas como se estivessem num palco, com a excepção de Torpedo e Rascal, que se mantêm convenientemente nas sombras. E por falar em sombras, a cena do assalto ao National Bank, na página 37, é um prodígio de simplicidade e concisão, que demonstra todo o talento narrativo do desenhador.

Outro exemplo do talento de Bernet, desta vez no tratamento fisionómico das personagens, está no episódio Um Pequeno, Cem dos Grandes, em que um golpe meticulosamente planeado falha por alguns detalhes e Torpedo se vê a braços com um bebé para amamentar. A expressão de Torpedo e dos seus cúmplices perante os seios generosos de Cora, a sensual ama-de-leite que arranjaram para amamentar o bebé raptado, que fecha a página 89, é absolutamente deliciosa e ajuda a tornar ainda mais divertida esta história delirante. Outro exemplo da versatilidade do desenhador espanhol é o episódio Um Dia nas Corridas, que mostra que Jordi Bernet desenha cavalos em movimento com o mesmo brilhantismo que desenha cenas de acção, mulheres sensuais e bandidos de ar patibular.
Para terminar, parece-me mais do que justo destacar Tocata e Fuga e Era uma Vez na Sicília, dois episódios dedicados à infância difícil de Luca Torelli na sua Sicília natal. O primeiro, que foi uma das duas únicas aventuras de Torpedo censuradas na edição integral americana da IDW, mostra-nos como o jovem Luca descobre que as mulheres podem ser bem mais difíceis de compreender do que as ratazanas, enquanto que em Era uma Vez na Sicília, recuamos ainda mais no seu passado para conhecer a família de Luca Torelli ainda antes dele ter nascido e testemunhar o ambiente marcado por ódios e vinganças ancestrais da Sicília do início do século XX, para além de descobrirmos a verdadeira e inesperada origem do seu nome.
Publicado originalmente no jornal Público de 10/02/2018

Sem comentários: