quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Poderosos Heróis Marvel 5 - Homem-Aranha: Tormento


HOMEM-ARANHA DE TODD MCFARLANE 
NA COLECÇÃO PODEROSOS HERÓIS MARVEL

Poderosos Heróis Marvel Vol. 5
Homem-Aranha: Tormento
Argumento E Desenhos – Todd Mcfarlane
Quinta, 20 de Agosto + 8,90 €

O quinto volume desta colecção, mais do que o regresso do Homem-Aranha, assinala a estreia nas colecções que o Público e a Levoir têm dedicado aos super-heróis americanos, de um dos maiores populares autores dos comics das últimas três décadas: Todd McFarlane.
Nascido em 1961 em Alberta, no Canadá, McFarlane começou a trabalhar profissionalmente em meados dos anos 80 para a DC Comics, em títulos como Infinity Inc. e Batman, onde substituiu Alan Davis e Paul Neary nos desenhos de Batman: Year Two, a continuação oficial, escrita por Mike W. Barr, do clássico Batman: Ano Um de Frank Miller e David Mazzucchelli. Da DC seguiu para a Marvel, onde assegurou a série Incredible Hulk, com argumentos de Peter David, entre 1987 e 1988. Foi o sucesso como ilustrador das aventuras do gigante verde que lhe garantiu o lugar de desenhador do Homem-Aranha a partir do número 298 de Amazing Spider-Man, de Março de 1988, ilustrando os argumentos de David Michelinie. O seu trabalho com o Homem-Aranha durante os dois anos seguintes, transformou-o, de jovem artista em ascensão, numa verdadeira superestrela dos comics.
Para essa rápida ascensão contribuiu, e muito, o seu inovador estilo gráfico. Um estilo barroco, marcado por uma planificação dinâmica e criativa, em explosão permanente de tensão e movimento, com uma quantidade cada vez maior de linhas cinéticas a acumularem-se em páginas de grande impacto visual. Também a forma de desenhar o Homem-Aranha era profundamente inovadora, com o herói a surgir em posições contorcidas e angulosas, com as teias figuradas com um pormenor e um detalhe inesperados, completamente diferentes do que até então se vira.
Depois de conseguir chamar a si a tarefa de passar a tinta os seus desenhos a lápis, assegurando assim a arte-final, o passo seguinte da afirmação de McFarlane como autor, foi conseguir assinar também o argumento das histórias que desenhava. Foi assim que, em Agosto de 1990 nasceu mais uma nova revista mensal do Homem-Aranha, intitulada apenas Spider-Man, cujos cinco primeiros números recolhem a história Tormento, que assinala a estreia de McFarlane como autor completo. Mas, conforme o próprio autor confessou numa entrevista, a sua estreia como argumentista deveu-se mais a uma vontade de controlar todas as etapas do processo criativo, do que a uma necessidade imperiosa de dar a conhecer as histórias que tinha para contar: “o desejo, o desejo criativo de escrever, nesta fase ainda não era tão forte, que me quisesse transformar um escritor. Então, apenas queria desenhar. Mas queria ter o máximo de controlo sobre aquilo que desenhava e a única maneira de conseguir esse controlo, era inventar as histórias que queria desenhar.”
E essa primeira história é uma narrativa mais próxima das histórias de terror do que das aventuras tradicionais do Homem-Aranha, em que o herói enfrenta o Lagarto, mas um Lagarto extraordinariamente violento e sanguinário, como os leitores nunca tinham visto. Em termos narrativos, McFarlane vai beber bastante ao trabalho de Frank Miller na série Demolidor, tanto em termos de divisão da página, marcada por estreitas vinhetas verticais, como de narração, com o recurso a pequenas caixas de texto, que dão um ritmo sincopado à narrativa, ajudando à criação do ambiente opressivo e de grande tensão.
Com mais de dois milhões e meio de cópias vendidas, só do primeiro número, Tormento marcou a carreira do seu autor e o mercado dos comics na década de 90. É esse livro histórico, que os leitores portugueses poderão ler no volume da colecção Poderosos Heróis Marvel que chega às bancas na próxima quinta-feira.
Publicado originalmente no jornal Público de 14/08/2015

1 comentário:

Optimus Primal disse...

Sou fá do Todd desenhista o argumentista nem por isso essa vendas do numero 1,do X.men 1 do Jim Lee e do 1 do 1 da X-Forçe de Liefeld,iriam iniciar a bolha especulativa nos States e levar a criação da Image.
A fase do Aranha aonde ainda se pode ler a anterior a esta aonde o Todd só desenha e tem a estreia Venom,ja este e fraco em argumento.