domingo, 23 de junho de 2013

Coimbra é Património Cultural da Humanidade



O reconhecimento pela UNESCO da Universidade de Coimbra, incluindo a Alta da cidade e a rua da Sofia, como Património Cultural da Humanidade, tem sido bastante comentada e celebrada na Internet. Enquanto conimbricense, estou contente com a notícia, que é importante em termos da imagem da cidade e facilita o acesso a fundos que permitam recuperar esse património, que no caso da Alta de Coimbra, bem precisa!
Fazendo jus ao nome deste blog, deixo-vos com um punhado de imagens de Coimbra, criadas por autores de BD, começando naturalmente com a ilustração que François Schuiten fez em 2003 para a exposição Coimbra na Banda Desenhada e terminando com uma caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro, no Álbum das Glórias, em que representa a Universidade de Coimbra como uma velha decadente. Uma imagem com mais de 100 anos, mas que se mantém actual, pois se a Universidade é motivo de orgulho para a cidade, a sua sombra protectora também tem impedido a cidade de crescer e evoluir.  

João Mascarenhas - O Menino Triste: Os Livros 


Jean Graton  - Michel Vaillant: Rallye em Portugal


Pedro Morais - Coimbra B...D


Fernando Bento - A minha Primeira História de Portugal


Etienne Schréder - Le Secret de Coimbra


Rafael Bordalo Pinheiro - Ábum das Glórias

2 comentários:

Unknown disse...

Caro João,

Essa ilustração do Fernando Bento foi literalmente retirada do baú dos tesouros.

Lembro-me perfeitamente do álbum dos meus tempos de infância.

Obrigado pelo apontamento!

JML disse...

Olá Alexandre,

Curiosamente, só descobri este livro há um ou dois anos, numa daquelas feiras de livros descatalogados que há nas estações de S. Apolónia e Campanhã e em algumas estações de Metro de Lisboa. Comprei-o exclusivamente pelas ilustrações do Fernando Bento, que são magníficas.
Ainda bem que gostaste!

Abraço