quinta-feira, 3 de maio de 2012

Da Vida das Imagens I - Nighthawks, de Edward Hopper

Pintado em 1942, Nighthawks é um dos mais célebres quadros de Edward Hopper. Retrato perfeito da solidão da grande cidade, esta pintura tem sido alvo das mais diversas homenagens e citações. Desde uma música de Tom Waits que deu nome ao disco Nighthawks at the Dinner, a uma versão em Lego, passando por um episódio dos Simpsons e o cartaz do filme End of Violence, de Win Wenders, a diversas outras paródias mais ou menos inspiradas, não falta quem tente recriar a icónica imagem de Hopper. Naturalmente, os autores de Banda Desenhada não são excepção e por isso, aqui vos deixo um punhado de homenagens feitas por autores de Banda Desenhada ao emblemático quadro de Hopper.
A mais fiel é a de Hermann no álbum Laços de Sangue, em que as homenagens não se ficam por aqui, pois Hermann utiliza as feições de vários actores célebres, de Marlon Brando a Bogart. Mas desde David Mazuchelli em Batman: Ano Um, em que o nome do dinner não deixa dúvidas, até às homenagens de Gabrion, em Primal Zone e de Colman e Desberg no 5º álbum da série Billy the Cat, até à capa de Rodolfo Migliari para o nº 4 da revista Common Grounds, da Top Cow, não faltam exemplos. O mais recente é a imagem final do painel Domingo à Noite, que Marco Mendes fez para a exposição Cartografias da Memória e do Quotidiano, da Capital da Cultura Guimarães 2012, em que, se a imagem não tívesse saído tão escura no catálogo, era possível ver o Corto Maltese de costas ao balcão do dinner. Nota - As imagens de Gabrion e de Colman foram respeitosamente pilhadas do excelente blog KiCswiLA?, cuja visita recomendo.
Hermann
David Mazuchelli
Colman
Gabrion
Marco Mendes

2 comentários:

Geraldes Lino disse...

João Lameiras
Na realidade, o Marco Mendes não fez a sua versão de "Nighthawks", de Edward Hopper, expressamente para a exposição "Cartografias da Memória e do Quotidiano".
Na realidade, a meu pedido, ele fez uma banda desenhada em quatro vinhetas para o fanzine Efeméride, para a obra colectiva "Corto Maltese no Século XXI", onde se inclui essa vinheta que mostras aqui no blogue.
E é possível que o destino dessa imagem não tenha sido referido na citada exposição.
Abraço.
Geraldes Linotoregu

JML disse...

Olá Lino.
É sempre bom ver-te por aqui. Não conheço ainda o trabalho que o Marco Mendes fez para o Efeméride dedicado ao Corto, mas o mais provável é ter reciclado essa última vinheta (as 3 anteriores têm a ver com futebol)pois o material para a exposição foi entregue ainda em 2011. Mas manda-me a história dele por mail que logo vejo.
Abraço.