terça-feira, 19 de abril de 2011

Homenagem a Manuel Caldas, a propósito dos 25 anos do fanzine Nemo

Há homenagens a que nunca poderia deixar de me associar e a que Manuel Espírito Santo, promoveu a propósito dos 25 anos do fanzine Nemo, a melhor publicação nacional sobre Banda Desenhada, editada por Manuel Caldas, é uma delas. Tendo descoberto o Nemo já na sua segunda série, que se iniciou em 1989, fui dele leitor fiel desde o nº 1, e colaborador regular, desde o nº 14 até ao último número, o nº 30.
Aqui fica então o texto que escrevi para esta homenagem e que está igualmente disponível aqui, juntamente com os contributos de todos aqueles que Manuel Santo convidou para se associarem a esta homenagem a um editor cuja paixão soube contagiar leitores e colaboradores e que vemos acima retratado numa caricatura publicada no nº 9 da 2ª série do "Nemo".













A minha admiração pelo trabalho de Manuel Caldas já vem de longa data. Primeiro apenas como leitor e, mais tarde, como seu colaborador, pois foi nas páginas do saudoso fanzine" Nemo", dirigido pelo Manuel Caldas, que me estreei em 1993, a escrever com um mínimo de profundidade sobre Banda Desenhada. Para além de editor do melhor fanzine sobre Banda Desenhada alguma vez publicado em Portugal, por cujas páginas passaram também, além do próprio Caldas, João P. Boléo, João Ramalho Santos, Domingos Isabelinho, A. Dias de Deus e Jorge Magalhães, Manuel Caldas já nesse tempo se dedicava à reedição de clássicos da Banda Desenhada, restaurados com imenso rigor e paciência, na colecção “Nemo Booklets of Classic Comics”.
São edições artesanais, impressas em fotocópia, de tiragens mais do que limitadas, lançadas com o selo das edições eMeCê, mas que permitiram a Manuel Caldas divulgar as suas paixões a um pequeno grupo de leitores interessados. E, não por acaso, alguns destes títulos publicados pelas Edições eMeCê, como "Lance", de Warren Tuffs, "Dot & Dash" de Cliff Steret e "Foster e Val", o incontornável estudo de Manuel caldas sobre o criador do Príncipe Valente, tiveram mais tarde direito a novas edições, com distribuição comercial, nas chancelas Livros de Papel, ou Librimpressi.
Escolher as duas edições de Manuel Caldas que prefiro, não é fácil. A escolha é complicada face à excelência do seu "Principe Valente", ou à bela ideia de juntar as ilustrações de Doré, com o texto de Edgar Alan Poe e a tradução de Fernando Pessoa, numa magnífica edição de "O Corvo", mas vou optar por duas edições completamente diferentes.
A primeira é uma edição da eMeCê, datada de 2000, fotocopiada e encadernada de forma artesanal, com uma tiragem de apenas 25 exemplares, que recolhe os dozes episódios do melhor Western da BD europeia (Blueberry e Comanche que me perdoem), o magnífico "Sunday", de Victor Mora e Victor de la Fuente. Uma edição em formato "novela gráfica", enriquecida pelo excelente ensaio de Juan António de Blás, que pessoalmente prefiro à reedição "oficial" da Glenat, feita com meios incomensuravelmente superiores.
A segunda, é o mais recente lançamento da Librimpressi, "O Livro do Buraco", de Peter Newell, autor do inicio do século XX (a edição original é de 1908) que ainda hoje surpreende pela originalidade do seu trabalho e que finalmente está a ser (re)descoberto em Portugal, onde também já saiu outro título seu incontornável, "O Livro Inclinado", que a Editora Orfeu lançou em 2010, coincidindo com o centenário da sua publicação inicial.

Sem comentários: