sexta-feira, 9 de abril de 2010

Manara desenha as Mulheres dos X-men


O projecto não era propriamente secreto e há já alguns anos que o desenhador italiano falava dele nas entrevistas que dava mas, depois de ter sido publicado em Itália e Espanha,em finais de 2009, numa edição a preto e branco e capa dura, "X-Men Ragazze in Fuga", a novela gráfica protagonizada pelas mulheres dos X-Men, que Chris Claremont escreveu para Milo Manara, vai finalmente sair nos EUA no próximo mês de Julho.
Projecto produzido pela Panini, editora italiana que gere os direitos da Marvel fora dos EUA e que representa também Manara, "X-Men Ragazze in Fuga" insere-se na mesma linha de outras experiências feitas pela Panini de colocar autores europeus a criarem a sua versão de personagens da Marvel, como aconteceu com Morvan e Buchet em "Wolverine Saudade" e com Faraci e Villa em Daredevil e Captain américa: Segunda Morte".
Quando entrevistei Manara para o BD Jornal, durante o Festival da Amadora de 2008, estava previsto que a história com as X-Women fosse colorida por Liberatore, o desenhador de Ranxerox, mas o facto da edição da Panini, lançada em Novembro de 2009, no último Festival de Lucca, ter saído a preto e branco, dá a entender que Liberatore não deu conta do recado e a edição americana vai ter afinal cores de Dave Stewart, colorista, entre muitas outras coisas, da série Hellboy.
Conhecendo a forma como os comics mainstream lidam com o erotismo, duvido que Manara tenha tido aqui a liberdade que teve quando ilustrou um dos contos de Sandman:Endless Nights, de Neil Gaiman, até porque a Marvel não é a Vertigo...
Esperem, portanto, um erotismo muito mais sugerido do que explícito, longe do que Manara nos habituou nos seus trabalhos para o mercado europeu.
Resta também saber se a BD Mania que editou em Portugal as anteriores experiências da Panini com criadores europeus, estará a pensar lançar as X-Women de Manara. No estado em que está o mercado nacional, toda a edição é um risco, mas à partida, trata-se de um projecto com um potencial comercial muito superior ao de "Wolverine Saudade"...

4 comentários:

Nuno Amado disse...

Esse livro deixa-me curioso... gostaria que a BD Mania mantivesse a sua linha "Marvel Transatlântico" e editasse este. O anterior (DareDevil/Captain America), embora com uma excelente arte, tinha uma estória muito pobre. Só pode melhorar!
:)

Abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Antunes disse...

Boas João Miguel.

Ora aí está um livro a dar uma vista de olhos! Vou querer ver como fica a arte do Manara numa história dos X-men.

Grande abraço.

Optimus Primal disse...

"Chris Claremont escreveu para Milo Manara, vai finalmente sair nos EUA no próximo mês de Julho."

Esse eu tenho que encomendar á Marvel. :)
O argumento do Cc ate não pode valer nada mas vale a pena a arte e a Cor.