sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Calvin e o seu criador voltam a ser notícia


15 anos depois de ter terminado a série Calvin e Hobbes, Bill Waterson volta a ser notícia por dois motivos. Primeiro, os correios americanos vão lançar em Julho um selo com Calvin e Hobbes, cuja imagem se reproduz acima e, o que também é notícia, houve um jornalista do Cleveland Plain Dealer, um jornal da cidade onde Waterson vive, que conseguiu o feito raro de entrevistar o criador de Calvin e Hobbes, uma entrevista não particularmente inspirada a nível das perguntas, que podem ler aqui.
Por ser a única entrevista dada por Waterson nos últimos 20 anos a um meio de comunicação social, a própria entrevista foi também ela notícia no New York Daily News.
Waterson, que depois da morte de J D Salinger deve ser o mais reclusivo autor vivo, mantém o sentido de humor e não lamenta nada ter terminado com a série no auge da sua fama, em vez de continuar até se esgotar a criatividade. Uma decisão que se respeita, mas que os fãs de Calvin, como eu, lamentam...
Update - A entrevista a Bill Waterson foi publicda em Portugal na edição da revista Sábado distribuída no dia 19 de Fevereiro.

2 comentários:

refemdabd disse...

De facto, as perguntas são muito pobrezinhas e não trazem nada de novo a quem já leu a fantástica colectânea da totalidade das tiras do personagem, editada pela Andrew McMeel Publishing. No primeiro dos três livros que constituem a colectânea, o autor escreve longamente sobre si e o seu personagem, assim como o sobre o porquê de ter posto um ponto final à elaboração deste, sem dúvida, inesquecível miúdo e o seu tigre, os seus pais, a professora e o director e a pequena Susie Derkins, e, já agora, o "bully" que o atormentava.

Um homem que recusou vender de qualquer maneira a sua criação a troco de fabulosa riqueza (não dúvido), enquanto ainda decorria o processo de criação, não surpreende que tenha posto um fim à mesma quando ainda podia ter mais para dar. Acredito que quando acabou o prazer, ou quando a obrigação já lhe trazia demasiadas noites em claro para cumprir prazos, o autor deve ter pensado: já chega o que tenho, não estou para me estoirar.

Foi, esta "entrevista", uma oportunidade perdida, talvez. Que perguntas é que lhe colocaria?

JML disse...

Caro refémdabd,

Provavelmente perguntava-lhe o que é que ele fez nestes anos todos e se pondera voltar à BD. E, já agora, porque é que acedeu finalmente responder a uma entrevista...
Já agora, os cartoons que ele fez para o Cleveland Sun, antes de criar o Calvin, estão disponíveis aqui: http://www.cleveland.com/sun/all/index.ssf/2010/01/calvin_and_hobbes_creator_bill.html