terça-feira, 26 de março de 2019

Batman 80 Anos 5 - Noel

O NATAL DO CAVALEIRO DAS TREVAS 

80 Anos de Batman Vol 5
Batman: Noel - Um Conto de Natal
Argumento  e Desenhos – Lee Bermejo
Quinta, 21 de Março
Por + 11,90 €
Depois de quatro volumes dedicados ao Batman da era Novos 52, o quinto volume desta Colecção, que chegará às bancas de todo o país no próximo dia 21 de Março, é uma história intemporal, liberta de qualquer cronologia, que homenageia um clássico da literatura mundial, o Conto de Natal (A Christmas Carol, no original) de Charles Dickens, aqui adaptado ao universo do Cavaleiro das Trevas.
Obra que assinala a estreia de Lee Bermejo, o desenhador de Joker e Lex Luthor: Preconceito e Orgulho - para falar apenas de títulos já publicados pelo Público e pela Levoir em anteriores colecções dedicadas à DC Comics - como autor completo, esta peculiar versão do conto de Dickens, é uma bem conseguida homenagem à história de Batman, onde para além de Batman e do Joker, não faltam aliados como Robin, o Comissário Gordon, Catwoman e o Super-Homem e a evocação de etapas marcantes da história da personagem.
O Scrooge desta história narrada por Bob, um pequeno criminoso que cometeu o erro de trabalhar para o Joker, ao seu filho Tim, é o próprio Batman, mas, como o próprio Bermejo refere numa entrevista: “não estamos perante uma adaptação literal. A história segue a estrutura do Conto de Natal de Dickens e temos um narrador que nos está a contar essa história, na perspectiva dele, que é aberta a interpretações. Mas, visualmente, é uma história autónoma, sobre um homem bom, mas fraco, que comete o erro de se associar ao Joker e que vai pagar por isso.”
Não obstante esse carácter autónomo, a colagem ao texto clássico de Dickens, é óbvia e perfeitamente assumida. Jason Todd, o antigo Robin morto pelo Joker, desempenha um papel semelhante ao de Jacob Marley, o falecido sócio de Scrooge. O papel que os três fantasmas das diferentes épocas representam no Conto de Natal de Charles Dickens, está aqui a cargo de três figuras icónicas do universo DC: A Catwoman simboliza o fantasma do Natal Passado; o Super-Homem, o fantasma do Natal Presente,; e o Joker, o fantasma do Natal Futuro.
Conhecido pelo seu estilo sombrio e hiper-realista, o norte-americano Lee Bermejo opta aqui por um registo mais luminoso, que se adequa melhor à história que pretende contar, que é, apesar de tudo, bem mais esperançosa na bondade intrínseca do ser humano, do que o pessimismo quase niilista que encontramos nos argumentos de Brian Azzarello, com quem Bermejo colaborou em todas as suas anteriores incursões no universo do Batman e do Super-Homem.
Publicado originalmente em Novembro de 2011, bem a tempo para o Natal, como uma Novela Gráfica em capa dura, Batman: Noel foi concebido como um conto infantil, mesmo que a mulher de Lee Bermejo goze com ele a esse respeito, dizendo: “se achas que esta é uma história do Batman para crianças, claramente não conheces as crianças e torna-se perfeitamente óbvio que nós não temos filhos...”
Mas essa dimensão de fábula está patente no uso de um narrador que nos conta a história na sua perspectiva - um mecanismo narrativo semelhante ao usado por Azzarello em Joker - o que reduz bastante o número de diálogos, e no tratamento da cor, bastante mais luminosa do que o habitual em Bermejo. Para além da presença da neve, cujo manto branco ajuda a esconder a dimensão sombria de Gotham, também a colorista Barbara Ciardo - com quem Bermejo volta a trabalhar depois da história curta do Super-Homem para a revista Wednesday Comics - acentua esse lado mais luminoso de conto de fadas, através de uma paleta de cores mais clara e mais alegre, que não interfere com o estilo gráfico inconfundível que já se tornou uma imagem de marca de Bermejo. Um belo clássico, graficamente deslumbrante, que mostra que, mesmo em Gotham City, o Natal é “sempre que um homem quiser”.
Publicado originalmente no Jornal Público de 16/03/2019

Sem comentários: