quinta-feira, 21 de março de 2019

Batman 80 Anos 3 - Bloom

O CAPÍTULO FINAL DO BATMAN DE SNYDER E CAPULLO 

80 Anos de Batman Vol 3
Batman: Bloom
Argumento – Scott Snyder 
Desenhos – Greg Capullo, Danny Miki e Yanick Paquette
Quinta, 07 de Março
Por + 11,90 €
Com este terceiro volume, chega ao fim a etapa de Scott Snyder na revista principal do Batman, cujos capítulos anteriores os leitores puderam acompanhar na colecção dedicada ao Universo DC em 2016 e nos dois primeiros volumes desta colecção que celebra os oitenta anos do Batman.
Neste capítulo final, Bruce Wayne, que não tem memória da sua vida anterior, encontrou a mulher dos seus sonhos e trabalha num dos centros para jovens de Gotham, onde ajuda as crianças da cidade que ele adora, vai ter de escolher entre a vida feliz que entretanto construiu e a sua responsabilidade enquanto Batman, o defensor de Gotham City. Um dilema provocado pela ameaça imparável do misterioso Sr. Bloom, um vilão tão poderoso que Gordon, o novo Batman, se revela incapaz de derrotar.
O tão poderoso quanto misterioso Bloom é um dos grandes contributos de Snyder, que já nos tinha dado o mais assustador Joker de sempre, para a mitologia do Cavaleiro das Trevas. Mas deixemos que seja o próprio Snyder a explicar-nos quem é este novo e espectacular vilão e qual a sua relação com o Comissário Gordon:
“Para mim, o que é divertido no Bloom e o distingue do Joker, é que ele é quase um inverso. O Joker é uma espécie de figura mitológica, maior que a vida e icónico. Para mim, ele é tão malvado que nenhuma origem seria suficiente, e essa é uma das razões pelas quais ele não tem uma origem definida. E o mesmo se passa com o Batman. Ele tem uma origem mas é tão larger than life e icónica, que não é uma pessoa real. Tal como não há como alguém realmente ser o Batman, da mesma forma, ninguém pode ser tão vicioso e cruel quanto o Joker.
Então, de certa forma, Bloom é o Joker de Gordon, que é um Batman de uniforme negro, enquanto Joker é branco em termos de esquema de cores. E realmente, enquanto ninguém seria suficientemente cruel para ser o Joker, ninguém poderia ser suficientemente heróico e suficientemente poderoso para ser o Batman. Jim Gordon está a usar o uniforme do Batman, mas é uma pessoa real tentando ser um super-herói. Para Bloom, embora ele se torne grande e poderoso, a ideia é que qualquer pessoa pode ter um lado suficientemente sombrio para se transformar nele. Qualquer um com uma sensação de desespero e perda de fé nos seus vizinhos e em si mesmo, no governo local e na polícia e todas essas coisas, pode acabar por se transformar no Bloom. Ele pode crescer em qualquer lugar. Vem dos corpos esquecidos, das pessoas que ninguém cuidou e ninguém ouviu. Para mim, ele é a erva daninha que cresce entre as rachas duma cidade, onde tem havido sempre fossos entre comunidades e bairros e autoridades e todas essas facções.”
Terminada esta história épica, Snyder deixou a revista mensal do Batman nas mãos mais do que competentes de Tom King, para escrever outras histórias do Cavaleiro das Trevas com outros desenhadores, enquanto Capullo iniciava uma colaboração com Mark Millar na mini-série Reborn. Mas esta não foi a última colaboração da dupla Snyder/Capullo, que voltaria a pegar no Batman e nos restantes heróis da DC na saga Dark Nights: Metal. Mais do que colaboradores em perfeita sintonia, Snyder e Capullo são dois grandes amigos, pois como refere o escritor: “acho que a coisa da qual mais me orgulho, honestamente, em todo o nosso tempo no Batman, é a nossa amizade. O Greg tornou-se um irmão para mim.”
Publicado originalmente no jornal Público de 02/03/2019

Sem comentários: