terça-feira, 11 de setembro de 2018

Colecção 25 Anos Vertigo 4 - Jesus Punk Rock

UM CRISTO PARA O SÉCULO XXI

25 Anos Vertigo - Vol 4
Jesus Punk Rock
Argumento e Desenhos – Sean Gordon Murphy
Sábado, 08 de Setembro
Por + 13,90 €
No seu quarto volume, a Colecção 25 Anos Vertigo dá a descobrir um dos títulos mais controversos dos últimos anos da editora, Jesus Punk Rock (JPR), obra que afirmou o desenhador americano Sean Gordon Murphy como um (grande) autor completo.
Publicada originalmente como uma mini-série a preto e branco em seis partes, entre Setembro de 2012 a Janeiro de 2013, Jesus Punk Rock foi uma aposta pessoal da editora Karen Berger, que conhecia Murphy sobretudo como desenhador das séries American Vampire e The Wake, ambas escritas por Scott Snyder – que os leitores portugueses conhecem graças às histórias que escreveu do Batman – mas não hesitou em deixá-lo escrever o seu próprio trabalho. Como refere o autor: “Karen Berger foi quem realmente me trouxe para a Vertigo, e devo-lhe muito por isso. Os títulos principais são geralmente tratados pelos outros editores, mas quando surge algo novo que desperta o interesse de Karen, acho que ela prefere editar esse título sozinha. No começo, foi stressante estar sob o olhar atento de um editor tão poderoso, mas depois percebi que ter Karen ao meu lado era a minha melhor forma de protecção. Enquanto a Karen estiver feliz, ela lutará por mim. E foi assim que JPR foi aprovado - construímos um relacionamento sólido nos títulos da Vertigo que desenhei e ela decidiu apostar em mim, mesmo que eu não fosse conhecido como escritor.”
 O ponto de partida de JPR é um reality show que tem como protagonista um clone de Jesus Cristo, clonado a partir do ADN encontrado no Sudário de Turim, Os fanáticos religiosos amam ou odeiam o programa, os políticos enfurecidos preocupam-se com a sua influência na nação e os membros da comunidade científica temem as implicações da clonagem de um ser humano, especialmente o Filho de Deus. Quando a queda das audiências força a estação a cortar a mãe de Jesus da série, a jovem estrela foge, renúncia a sua herança religiosa e forma uma banda de punk rock.
Dando novamente a palavra a Murphy: “A ideia de Jesus Punk Rock começou quando li algo anos atrás sobre clonagem. E aí pensei: "quem seria o primeiro clone humano?" E sabendo como muitos americanos são religiosos, a resposta veio instantaneamente: Jesus Cristo. E tendo em conta o sucesso destes programas, era óbvio que um clone de Jesus seria o tema ideal de um reality show. A premissa básica da história chegou até mim num minuto. Gostava que toda a escrita fosse assim tão fácil.”
A ideia de personagens condenados a viver dentro de um reality show não é nova. Basta pensar em filmes como Truman Show, ou BDs como Custer, de Carlos Trillo e Jordi Bernet, mas o desenhador junta-lhe um elemento importante: a religião, aspecto fundamental para alguém de origem irlandesa como Murphy, que foi criado como católico, mas acabou por perder a fé. Um pouco como Thomas McKael, o guarda-costas do clone e ex-militante do IRA, figura que o autor recuperou de um projecto sobre a guerrilha irlandesa e que é a personagem mais fascinante de JPR.
Bem escrito, melhor planificado e espectacularmente ilustrado, num preto e branco dinâmico, valorizado pelo uso de tramas, JPR é também uma reflexão certeira sobre a América actual, com o autor acertar em cheio nas suas previsões: “Sarah Palin (candidata republicana à Vice-Presidência dos E.U.A.) assustou-me em 2007 - fiquei surpreendido como alguém tão ignorante poderia chegar tão perto da presidência. E muitos de seus comentários eram sobre religião, política e meios de comunicação. Então, comecei a abordar minhas preocupações sobre esses três tópicos em Jesus Punk Rock. E eu senti que realmente tinha algo, mas então Obama foi eleito e de repente a necessidade JPR se foi. Eu era uma fã de Obama, mas senti que tinha perdido uma janela de oportunidade em que JPR seria mais relevante.
Mas esta eleição (de Trump) trouxe de volta todas as minhas preocupações antigas, e de repente, a história parece mais relevante do que nunca.”
Publicado originalmente no jornal Público de 01/09/2018

Sem comentários: