sábado, 15 de julho de 2017

Novela Gráfica III 3 - Os Ignorantes


O MELHOR DE DOIS MUNDOS

Novela Gráfica III - Vol 3
Os Ignorantes
Argumento e Desenhos – Étienne Davodeau
Sexta, 14 de Julho
Por + 9,99 €
O que une um produtor de vinho biológico e um autor de BD? Como é o dia-a-dia em cada uma dessas actividades? Foi para tentar encontrar resposta para estas (e muitas outras) questões que Étienne Davodeau partilhou durante um ano e meio a vida do seu vizinho, o produtor vinícola Richard Leroy.

Nascido em 1965 em Maine e Loire, Davodeau estudou Artes Plásticas antes de se dedicar à BD, fundando com uns colegas o estúdio de BD PSURDE. A estreia profissional deu-se em 1992, com L’Homme qui n’aimait pas les Arbres, primeiro volume da série Les Amis de Saltiel, publicado na colecção Generation Dargaud, uma linha criada pela editora para a divulgação de novos talentos. Com Alguns Dias com um Mentiroso, publicado originalmente em França em 1997 pela Delcourt e em Portugal pela MaisBD, Davodeau mudou não só de editor, mas trocou o formato tradicional do álbum a cores de 48 páginas, pela maior liberdade do formato livro, característico da novela gráfica, em que o número de páginas é apenas condicionado pelas necessidades da história a contar. Um formato que marca o resto da sua obra e que, nas palavras do próprio Davodeau, permite “fugir à prisão do formato tradicional que, por vezes, se torna curto quando queremos fazer coisas mais literárias, mais profundas. O livro permite ter mais tempo. Implica uma mudança radical ao nível narrativo, neste caso, servido pelo desenho que me agrada mais, em bruto, rápido, nervoso, sem efeitos especiais…”
Com uma carreira dividida entre a ficção e a reportagem em BD, como em Rural, onde entrou pela primeira vez em contacto com o mundo da agricultura biológica, Davodeau convidou o seu vizinho Richard que, tal como ele, se veio instalar em meados da década de 90 numa pequena aldeia perto de Anjou, para partilhar a sua experiência de produtor de vinho, ao mesmo tempo que Davodeau o iniciava no mundo da BD. Como refere numa entrevista à revista Casemate: “Richard é um produtor vinícola artesanal, muito exigente. Ele desenvolve um discurso que me interessava e onde surgiam por vezes analogias, mas também diferenças, com o mundo da Banda Desenhada. A ideia dos Ignorantes nasceu de forma progressiva, na sequência das nossas conversas. Propus ao Richard trabalhar com ele e em troca iniciá-lo-ia no mundo da BD. Duas aventuras conjuntas a partir das quais eu faria, quase em tempo real, uma Banda Desenhada.”
O resultado é este extremamente instrutivo Os Ignorantes, em que descobrimos, tal como os protagonistas, as especificidades de cada ofício. Assim, tal como Richard Leroy, acompanhamos as diferentes fases da execução de um livro de BD, até à impressão final, contactando com desenhadores como Jean-Pierre Gibrat, Marc-Antoine Mathieu, Emmanuel Guibert e Lewis Tondheim (que desenha mesmo umas das páginas do livro) e visitando Festivais e exposições de BD. E, tal como Davodeau, vemos como se plantam as videiras, se trabalha a terra, se faz a vindima, se escolhe a madeira para os barris e se acompanha o processo de maturação de um vinho, até este estar pronto a beber. E aí percebemos que o maior ponto de contacto entre estas duas actividades é o longo tempo e muito trabalho necessário para criar um produto de qualidade, que no final vai ser rapidamente consumido pelo público.
Senhor de um traço rápido, quase caligráfico, muito bem servido por um acabamento em aguada de guache que dá profundidade às páginas, Davodeau cria uma história agradável, que se lê rapidamente e com prazer, mas que, tal como um bom vinho deve ser saboreada lentamente, para absorver devidamente todas as nuances deste relato de uma iniciação cruzada.
Texto publicado originalmente no jornal Público de 08/07/2017

Sem comentários: