domingo, 15 de maio de 2016

Darwyn Cooke (1962-2016)


Vão-se os melhores! No caso de Darwyn Cooke, a notícia foi tão brutal como inesperada... Na sexta-feira, a mulher de Cooke anunciou no blog do autor que ele estava a receber cuidados paliativos, para uma forma muito agressiva de cancro e, cerca de 24 horas depois, anunciava o seu falecimento.
Com uma carreira que se iniciou na animação, Cooke era um dos mais talentosos desenhadores da actualidade e um extraordinário narrador, com um estilo de uma elegância nostálgica e um aspecto "vintage" inconfundíveis.
De uma obra vasta e muito conseguida, destacam-se as adaptações dos romances de Richard Stark, da série Parker, o primeiro dos quais a Devir editou em Portugal, e o magnífico The New Frontier, uma revisitação nostálgica da origem da Liga da Justiça, que o próprio adaptou para um excelente filme de animação, mas não podemos esquecer também a sua colaboração com Ed Brubaker na série Catwoman, a sua releitura do Spirit, de Will Eisner (a única a estar à altura do trabalho de Eisner), as colaborações com Justin Gray e Jimmy Palmiotti na série Jonah Hex e a sua participação decisiva na série Before Watchmen.
O seu último trabalho, a mini-série Twilight Children, em que colabora com Gilbert Hernandez, embora interessante e muito bem ilustrado, não está entre o melhor dos dois autores, mas Cooke estava a trabalhar numa mini-série para a Image, chamada Revengeance, que não se sabe ainda em que estado de adiantamento estava e se chegará alguma vez a sair.
O que está disponível, e é indispensável, é  o livro Graphic Ink: The DC Comics Art of Darwyn Coooke, uma artbook, magnificamente ilustrado, que mostra bem a qualidade estética, a elegância e o sentido de composição do malogrado autor. Um dos nomes maiores dos comics americanos de quem, o punhado de imagens que vou postar a seguir, fazem uma pálida justiça.

















Sem comentários: