quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Poderosos Heróis Marvel 12 - Thor: O Coração do Mundo

THOR E O SURFISTA PRATEADO 
LUTAM PELA SEMENTE DA ÁRVORE DO MUNDO

Poderosos Heróis Marvel, Vol. 12Thor: O Coração do Mundo
Argumento – Matt Fraction
Desenho – Olivier Coipel
Quinta, 08 de Outubro + 8,90 €

A estreia do poderoso Thor nesta colecção, faz-se com uma história em que o Deus do Trovão tem que enfrentar um adversário bem conhecido dos leitores, que também é um poderoso herói da Marvel: o Surfista Prateado. Um confronto que tem por objectivo impedir que Galactus, o Devorador de Mundos, de quem o Surfista é o arauto, destrua Asgard, e por acréscimo, a América, pois após a destruição da ponte do Arco-íris, a pátria dos Deuses Vikings continua a flutuar sobre o Estado de Oklahoma.
Sendo dois dos mais ilustres representantes da dimensão cósmica do universo Marvel, que Jack Kirby tão bem soube cultivar, os confrontos entre Thor e o Surfista Prateado são uma constante ao longo da história da Casa das Ideias, com o arauto de Galactus a enfrentar o Deus do Trovão logo no quarto número da revista do Surfista, numa história de Stan Lee e John Buscema, publicada em 1968.
Na origem deste novo confronto está a Yggdrasil, a Árvore do Mundo, que serve de elo de ligação entre Asgard e os restantes oito Reinos, árvore que foi rasgada ao meio, e verte o líquido do espaço-tempo, pondo em risco o equilíbrio do universo. É bem no fundo das raízes dessa árvore, no Coração do Mundo, que Thor, Sif e Loki, vão recuperar a semente da Árvore do Mundo. Um objecto de tal forma poderoso que pode assegurar a imortalidade a Odin, ou saciar a eterna fome de energia de Galactus. Mas não as duas coisas em simultâneo. O que leva a um combate sem tréguas entre as duas divindades, tendo os aterrorizados habitantes de Broxton, Oklahoma, como testemunha.
Matt Fraction, o autor desta história, é um dos mais populares e premiados argumentistas do momento, graças ao seu trabalho nas séries Hawkeye (o Gavião Arqueiro, que protagoniza o próximo volume desta colecção, precisamente com a aclamada fase de Fraction e Aja) e Sex Criminals, Neste caso, Fraction revela-se um digno sucessor de J. M Straczinsky, o anterior argumentista de Thor, construindo uma história épica, repleta de momentos de aventura à escala cósmica e pequenos, mas certeiros, apontamentos de humor, dados pela ligação entre o volumoso Volstagg e os habitantes de Broxton.
Publicado originalmente no jornal Público de 02/10/2015

Sem comentários: