quinta-feira, 18 de junho de 2015

Caçador de Autógrafos III - François Schuiten

Numa altura em que este blog tem estado bem mais parado do que eu gostaria, por causa das aulas e da nova colecção da Marvel que a Levoir vai lançar com o Público este Verão, lembrei-me de recuperar uma secção que tem andado bastante esquecida. Essa secção é o Caçador de autógrafos, em que mostro as "dedicaces" que me fez um determinado autor.
Agora chegou a vez de François Schuiten, um dos criadores da série As Cidades Obscuras e um autor tão simpático como talentoso, que nos deixou (a mim e ao João Ramalho Santos) explorar com grande cumplicidade o universo das Cidades Obscuras no livro As Cidades Visíveis, a cujo lançamento, em 1998, o próprio Schuiten fez questão de estar presente. Aquando da exposição Coimbra na Banda Desenhada, em 2003, Schuiten não pode estar presente fisicamente, mas fez o magnífico cartaz da exposição, que podem ver na imagem seguinte.
Desde essa altura, para além de duas idas a Bruxelas e das diversas visitas de Schuiten e Peeters ao Festival da Amadora, encontrámo-nos algumas vezes em Angoulême, durante o Festival de BD. Curiosamente, tal como aconteceu com os anteriores desenhadores presentes nesta secção (Eduardo Risso e Baudoin) também tenho um original de Schuiten, para além dos desenhos que me fez nos livros. Neste caso, uma das três ilustrações originais que fez para as Cidades Visíveis, com base nas fotografias de Coimbra que lhe mandei e que ele generosamente nos ofereceu
Para terminar, deixo-vos com imagens de De Schuiten à Geluck, um divertido portfólio com 20 ilustrações feito a duas mãos entre Schuiten e Geluck,(o autor da série Le Chat) em que cada um completa um desenho do outro. Um objecto tão curioso como raro, que Schuiten me deu de uma das vezes que estive em casa dele, em Bruxelas.
Cartaz para a exposição Coimbra na Banda Desenhada
Ilustração Original para o livro As Cidades Visíveis
Desenho no livro La Tour (1997)
Desenho no catálogo da Maison Autrique 
Desenho no livro Les Murailles de Samaris
Desenho no livro L'Ombre d'un Homme
Desenho na versão de grande formato do livro L'Archiviste
Uma das capas do portefólio De Schuiten à Geluck
A outra capa do portefólio
Um dos 20 desenhos que compõem este portefólio
Uma homenagem ao Tintin feita por Geluck e Schuiten

Sem comentários: