quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Universo Marvel 20 - Vingadores vs X-Men Vol. 2: E então restou Um


No dia em que começa a sair com o jornal Público a nova colecção de Banda Desenhada dedicada à série XIII, de Jean Van Hamme e William Vance e é anunciada pela Levoir uma colecção de 10 volumes comemorativa dos 75 Anos do Batman, a iniciar em Janeiro, pareceu-me mais do que altura de recuperar o último texto de divulgação da colecção Universo Marvel que escrevi para o Público. Como a colecção do Batman vai ser distribuída com o jornal Sol, não contará com textos de apoio no jornal, mas não faltarão os editoriais assinados por mim, que aqui publicarei.
Antes disso e passada a Comic Con, onde estarei com a Dr Kartoon, espero começar a pôr as críticas de livros em dia, em textos escritos expressamente para este blog, que nos últimos tempos tem servido quase só para recuperar textos feitos originalmente para outros locais. 


O COMBATE FINAL ENTRE VINGADORES E X-MEN  FECHA A COLECÇÃO UNIVERSO MARVEL

UNIVERSO MARVEL VOL 20
Vingadores Vs X-Men  Vol 2 – O Dia da Fénix
Argumento – Brian Michael Bendis, Jason Aaron, Ed Brubaker, Jonathan Hickman e Matt Fraction
Desenhos – John Romita Jr., Olivier Copiel e Andy Kubert

É já na próxima quinta-feira que chega ao fim esta fascinante viagem de vinte semanas pelo Universo Marvel, com o confronto final entre os maiores grupos de heróis da Casa das Ideias: os Vingadores e os X-Men.
Divididos sobre a destino a dar a Hope Summers, a primeira mutante a nascer após os acontecimentos dramáticos de Dinastia de M, que hospeda em si o poder destruidor da Força Fénix, capaz de reduzir a cinzas mundos inteiros, os maiores heróis do Universo Marvel vão degladiar-se numa luta sem quartel, que não deixará nada como antes.
Com Scott Summers, o ciclope, a deixar-se dominar pelo seu lado mais sombrio da força, o combate vai escalar em violência e espectacularidade e mais heróis e vilões se juntam à contenda. E se no final, a Terra acaba por conseguir resistir ao poder destruidor da Força Fénix, que já tinha destruído Jean Grey na mais mítica das aventuras dos X-Men, A Saga da Fenix Negra, já publicada numa anterior colecção, também desta vez nem todos os heróis sobreviverão e um dos mais importantes personagens do Universo Marvel vai tombar às mãos de um herói que ajudou a formar.
Um final épico, à altura de uma colecção feita de grandes sagas e que neste capítulo final reúne numa mesma história cinco dos maiores argumentistas da actualidade, como o são Brian Michael Bendis, Jason Aaron, Ed Brubaker, Jonathan Hickman e Matt Fraction, colaborando de forma harmoniosa numa história inesquecível, que fecha com chave de ouro um importante capítulo da história do Universo Marvel e abre as portas para a nova fase, conhecida por Marvel Now!
Texto publicado originalmente no jornal Público de 14/11/2014

E assim me despeço (por agora) do Universo Marvel, mas o regresso dos (super)heróis começa já em Janeiro com o Batman, numa colecção a não perder!



Sem comentários: