quinta-feira, 25 de outubro de 2012

The Walking Dead: do 3º volume à 3ª temporada


Antecipando a estreia na televisão nacional da terceira temporada da série televisiva “The Walking Dead”, que o Canal Fox começou a exibir na passada quarta-feira, a Devir lançou no final do Verão o terceiro volume da edição portuguesa da Banda Desenhada que deu origem à série, em que o grupo de sobreviventes, liderado por Rick, encontra numa velha prisão um refúgio (aparentemente) seguro. Mas a verdade é que a prisão, para além dos zombies, encerra outros perigos, que vão causar danos no grupo de sobreviventes.
Grande sucesso nos EUA, que a série televisiva tem ajudado a potenciar, a Banda Desenhada criada por Robert Kirkman e Tony Moore (substituído com vantagem ao fim do primeiro arco de histórias por Charlie Adlard) tem batido vários recordes de vendas, com o nº 100 da revista mensal a ser o comic mais vendido deste século, com perto de 300 mil cópias, número só possível graças às várias capas alternativas. A este estrondoso sucesso, ainda para mais, para uma série a preto e branco, não será alheio o carácter absolutamente viciante da história de um grupo de sobreviventes no meio de um mundo virado do avesso por uma infecção que transformou a maioria da população em zombies.
Em Portugal, o ritmo pouco sustentado com que a Devir tem editado a série, a uma média de um volume por ano, não ajuda a fidelizar os leitores, que têm os 16 volumes (para já) da edição americana, facilmente disponíveis para quem saiba inglês. Por isso, quem depois de ver a série quiser saber o que acontece a seguir, não tem a possibilidade de o fazer com recurso à edição portuguesa, que andando a par da série televisiva, acaba por estar atrasada, pois a série da AMC antecipa acontecimentos e personagens, como Michone e o Governador, um dos mais carismáticos vilões da BD dos últimos anos, que na BD só aparecem respectivamente, no 4º e 5º volume da série. Tirando esta ressalva, mais editorial do que de conteúdo, “The Walking Dead” é uma série a não perder, tanto na BD, como na TV.
(“The Walking Dead, Vol. 3: Segurança na Prisão”, Devir, 136 pags, 14,99 €)
Texto publicado no Diário As Beiras de 19 de Outubro de 2012

Sem comentários: