segunda-feira, 22 de abril de 2019

Batman 80 Anos 9 - O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar Vol 2

QUANDO A VIDA IMITA A ARTE

80 Anos de Batman Vol 9
Batman: O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar Vol 2
Argumento e Desenhos – Frank Miller
Quinta, 18 de Abril
Por + 11,90 €
A conclusão do regresso do Batman crepuscular de Frank Miller, concretiza-se neste segundo volume que chega aos quiosques de todo o país na próxima quinta-feira, 18 de Abril. Um volume final, em que a complexa intriga que envolve a maioria dos membros da Liga da Justiça e outros personagens bem mais obscuros da DC se cruza com a dura realidade do ataque terrorista às Torres Gémeas em 11 de Setembro de 2001, que chocou a América e o mundo. Um acontecimento real, que Frank Miller que tinha acabado de regressar a Nova Iorque acompanhou do seu estúdio em Manhattan e que acabou por influenciar decisivamente a evolução desta história. Uma história que começou como uma homenagem de Miller aos heróis e vilões do universo DC, para se tornar, tal como aconteceu com O Regresso do Cavaleiro das Trevas - que espelha o clima dos anos da Guerra Fria, o medo da guerra nuclear e a presidência de Reagan - um reflexo da época em que a história foi feita.
Como o próprio Miller refere numa entrevista à revista The Comics Journal, o que começou como uma paródia, acabou por se transformar numa tragédia, pelo modo como a vida imitou a arte: “este foi um livro que foi seriamente perturbado, bem a meio da história. Começou como uma brincadeira. Uma coisa do género, “vamos pegar em todos esses personagens do universo DC e construir uma paródia bem divertida”. E então aconteceu o 11 de Setembro e eu tinha acabado de desenhar uma cena em que um Batmóvel voador atravessa um arranha-céus e rebenta com a baixa de Metrópolis. Foi um choque! Não podia continuar a história sem abordar o tema. Por isso, tive de parar e recomeçar adoptando um tom mais sombrio. Não sei bem como, mas apercebi-me que, de certa maneira, em termos dramáticos, quanto mais negra é a história, mais divertida se torna, porque ao fim de algum tempo tens de te rir. Um riso nervoso, mas que não deixa de ser riso, pois é impossível analisar o horror que vivemos de uma forma racional. Então, as ideias visuais começaram a brotar, como a ideia do Batman com as orelhas da máscara partidas e só três dentes. Não resisti a fazer isso.”
Um dos contributos de Frank Miller neste livro para o universo DC foi a criação de Lana, a filha superpoderosa do Super-Homem e da Mulher-Maravilha. Resultado da união entre os dois mais poderosos heróis da DC, relação essa que se tornará canónica durante a fase dos Novos 52, a personagem de Lana irá ser uma das protagonista de DKIII.: The Master Race a continuação, ainda inédita em Portugal, deste O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar, que assinalou o regresso de Frank Miller após alguns anos afastamento de afastamento, motivado por doença.
Obra tão controversa como incontornável, O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar confirma a vontade de arriscar, por parte de um autor que nunca descansou à sombra dos louros conquistados - e obras como Ronin, 300, O Regresso do Cavaleiro das Trevas, Batman: Ano Um, Sin City e Demolidor: Renascido já seriam mais do que suficientes para lhe assegurar um lugar no panteão dos melhores autores de comics de todos tempos - e que procurou explorar novos caminhos, mesmo que esses caminhos não sejam necessariamente aqueles que a maioria dos seus leitores esperava que ele seguisse.
Publicado originalmente no jornal Público de 13/04/2019

Sem comentários: