quinta-feira, 24 de maio de 2018

Colecção Bonelli 7 - Martin Mystère: O Destino da Atlântida


MARTIN MYSTÈRE INVESTIGA O MISTÉRIO DA ATLÂNTIDA

Colecção Bonelli - Vol 7  
Martin Mystere – O Destino da Atlântida
Argumento – Alfredo Castelli
Desenhos – Cardinale, Orlandi e Toppi
Quinta-feira, 24 de Maio
Por + 10,90€
Depois de Tex, Dampyr, Dylan Dog e Julia, chega a vez de Martin Mystère se estrear nesta colecção dedicada à editora Bonelli. Criado em 1982 por Alfredo Castelli, Martin Mystère, o “detective do impossível”, é um verdadeiro “Homem do Renascimento”. Antropólogo, arqueólogo, especialista em História da Arte, Línguas e Cibernética, investigador, apresentador do programa de televisão Os Mistérios de Mystère, escritor, aventureiro e iniciado nos cultos esotéricos, Mystère utiliza a sua vastíssima cultura para desvendar os mais variados enigmas, apoiado pelo seu fiel Java, um corpulento Homem de Neanderthal.
Nascido em Milão em 1947, Castelli, o criador de Martin Mystère, é um prolífico escritor, investigador, argumentista e especialista em Banda Desenhada, que a essa actividade, junta também a escrita de guiões para séries televisivas da RAI e para desenhos animados. Para a revista  Il Corriere dei Ragazzi, criou inúmeras histórias e personagens, como Gli Aristocratici (onde colabora pela primeira vez com Tiziano Sclavi, o criador de Dylan Dog) e Allan Quatermain, em 1975, personagem que irá servir de modelo para a criação de Martin Mystère, em que já é bem evidente o gosto do escritor por histórias muito bem documentadas que misturam o género fantástico e as teorias da conspiração, com a aventura e a História. Allan Quatermain, vai servir de base a uma nova personagem, aprovada por Sergio Bonelli, já com o nome Martin Mystère, nome esse que é uma homenagem a Tiziano Sclavi que nos anos 70 escreveu uma série de contos com um detective francês chamado Jacques Mystère. Jacques, que ficou precisamente como o nome do meio de Martin Mystère, cujo nome completo é Martin Jacques Mystère.
Este volume traz duas histórias bem distintas de Martin Mystère. A primeira dessas histórias, O Destino da Atlântida cuja acção se inicia nos Açores, está bem integrada na continuidade da série, remetendo para episódios anteriores, especialmente para o primeiro volume da série, publicado em 1982, em que Mistère descobre nos mares dos Açores, vestígios arqueológicos que provam a existência da Atlântida. Desta vez Martin Mystère tem de se aliar ao seu eterno inimigo, Orloff para trazer de volta à nossa era o satélite militar que provocou a destruição da Atlântida e de Mu, 10 mil anos antes. Uma história complexa, em que os principais elementos da série estão presentes, ilustrada num estilo realista, em que é notório o uso de fotografias, por Roberto Cardinale e Alfredo Orlandi.
O volume termina com Assunto de Família, uma história curta de 22 páginas,  publicada originalmente no Almanaque Martin Mystére nº 16, de 1999, e posteriormente adaptada a um CD-Rom. Essa história, ilustrada por Sergio Toppi, em que a descoberta de uma gravação vídeo traz revelações sobre a presença de extraterrestres no nosso planeta, é mais um exemplo da colaboração de Toppi com a editora de Sérgio Bonelli, em que o desenhador adapta a narrativa e a planificação às características habituais das publicações da editora, sem abdicar do seu estilo mais pessoal e inconfundível, bem evidente nas máscaras africanas que ornamentam o escritório de Mystère.
Publicado originalmente no jornal Público de 19/05/2018

Sem comentários: