quinta-feira, 27 de abril de 2017

No Coração das Trevas DC 8 - O Asilo do Joker

OS MAIORES INIMIGOS DO BATMAN ESTÃO NO ASILO DO JOKER

No Coração das Trevas DC Vol 8
Joker: O Asilo do Joker
Argumento – Arvid Nelson, Jason Aaron, JT Krul e James Patrick
Desenho – Alex Sanchez, Jason Pearson, Guillem March e Joe Quinones
Quinta, 27 de Abril
Por + 9,90 €
Um dos locais mais emblemáticos do Universo DC, o Asilo Arkham está em destaque no 8º volume da colecção No Coração das Trevas, em que o seu mais famoso paciente, o Joker dá a descobrir aos leitores um pouco do passado e das motivações dos principais vilões de Gotham City. Vilões como o Pinguim, Hera Venenosa, Duas Caras, Harley Quinn e, claro… o próprio Joker.
O Asilo do Joker é um volume antológico que recupera a melhor tradição das revistas de terror da editora EC, como a Tales from the Crypt ou a The Vault of Horror, em que as histórias eram apresentadas por um anfitrião de aspecto tenebroso (o Crypt Keeper na Tales from the Crypt, e o Vault Keeper no caso da revista The Vault of Horror), com o Joker a assumir com entusiasmo esse mesmo papel.
Para além de apresentar cada história deste volume, o Joker começa por ser apresentador de um peculiar concurso televisivo, que mostra como as televisões estão dispostas a tudo na guerra das audiências. Uma história cruelmente realista, escrita por Arvid Nelson para o traço perturbador de Alex Sanchez. A seguir, em O Último a Rir, Jason Aaron (o argumentista de Scalped e Southern Bastards, numa rara colaboração com a DC) analisa os problemas sentimentais do Pinguim, numa história a que o traço caricatural de Jason Pearson assenta como uma luva. Segue-se a origem da Hera Venenosa, numa história escrita por JT Krull, a que o traço sensual do espanhol Guillem March dá vida, enquanto David Hine e Andy Clarke jogam com a dualidade do Duas Caras num conto moral com final em aberto. Para terminar, nada melhor do que festejar o Dia dos Namorados com a Harley Quinn, numa história de James Patrick, magnificamente ilustrada por Joe Quinones.
Publicado originalmente no jornal Público de 21/04/2017

Sem comentários: