quinta-feira, 30 de março de 2017

No Coração das Trevas DC 4 - Catwoman: O Grande Golpe de Selina


No caso deste volume 4, tive de fazer alguns cortes ligeiros, para que o meu texto de apresentação não ultrapassasse (muito) o espaço que me tinha sido destinado. Como neste Blog não há problemas de espaço,  aqui vos deixo o texto sem cortes, que podem comparar com a versão que saiu no Público, bastando para isso clicar duas vezes na imagem em baixo.

DARWYN COOKE REIVENTA A CATWOMAN

No Coração das Trevas DC - Vol 4 
Catwoman: O Grande Golpe de Selina
Argumento e Desenhos –Darwyn Cooke
Quinta, 30 de Março
Por + 9,90 €
Depois do Joker e Sinestro, o vilão em destaque no quarto volume da colecção No Coração das Trevas DC é uma mulher a quem a aplicação do termo vilã se revela demasiado redutora, até pela relação ambígua que tem com a lei e com o próprio Batman.
Criada por Bill Finger e Bob Kane, no número 1 da revista Batman, em 1940, onde é identificada apenas como "A Gata", Selina Kyle, a Catwoman é uma das mais importantes personagens do universo do Cavaleiro das Trevas, e também das mais ricas, pois embora seja tradicionalmente retratada como uma vilã, a relação da Catwoman com a lei é fluida e tem diversas nuances, que tornam difícil perceber se estamos perante uma vilã, ou uma heroína.
Uma ambiguidade muito bem explorada por Darwyn Cooke neste O Grande Golpe de Selina, história publicada originalmente como novela gráfica em 2002, que funcionou como prequela à fase em que Cooke colaborou com Ed Brubaker na revista mensal da felina mais sensual do universo DC.
Recentemente falecido, Darwyn Cooke foi um grande desenhador, belíssimo designer e um extraordinário narrador, características bem visíveis nesta história policial na melhor tradição dos heist movies e dos romances de Richard Stark (pseudónimo com que o escritor Donald Westlake assinava as suas histórias policiais) da série Parker, que Cooke adaptaria à BD anos depois. Considerado pelo próprio autor como a sua história favorita, entre as que escreveu e desenhou, O Grande Golpe de Selina serve para preencher algumas lacunas na vida de Selina Kyle e explicar a motivação por trás do seu comportamento na série mensal que Brubaker e Coooke estavam a produzir.
Dejá Vu, a história do Batman que fecha este volume, para além de um verdadeiro tratado de narração em Banda Desenhada é a adaptação de The Night of the Stalker, uma história clássica do Batman que Cooke considerava a sua história preferida do cavaleiro das trevas e que  serviu também  para o autor prestar a sua homenagem aos filmes de gangsters, pois Jeff e Stark, os dois bandidos que acompanham Selina nesta aventura e que estão também presentes em Dejá Vu, são homenagens a actores icónicos da sétima arte. Jeff é inspirado em Chow Yun Fat, o actor-fetiche de John Woo, presente em todos os filmes de gangsters que Woo realizou em Hong Kong , enquanto Stark (cujo nome remete para o escritor Richard Stark) é uma homenagem ao actor Lee Marvin, que fez de Parker no filme Point Blank, de John Boorman, que adapta o primeiro romance de Stark protagonizado por Parker.
A presença de Slam Bradley, um detective criado por Jerry Siegel e Joe Schuster (os criadores de Super-Homem) nesta novela gráfica, ajuda também a fazer a ligação com a série mensal escrita por Brubaker, pois Bradley desempenha um papel importante na série que relançou a popularidade da Catwoman.
Versão integral do texto publicado no jornal Público de 24/03/2017

Sem comentários: