quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Super-Heróis DC 4 - Batman: Cidade das Corujas


O COMBATE FINAL ENTRE BATMAN E A CORTE DAS CORUJAS 

Super-Heróis DC Vol 4

Batman: Cidade das Corujas
Argumento –Scott Snyder
Desenhos – Greg Capullo
Quinta, 25 de Fevereiro
Por + 9,90 €
Depois de, como vimos na primeira parte desta saga, quase ter perdido a vida e a sanidade no Labirinto da Corte das Corujas, é um Batman extremamente debilitado que vai tentar salvar a sua cidade da maior ameaça que conheceu: uma poderosa sociedade secreta que controla na sombra os destinos de Gotham. Uma organização tão antiga como a própria cidade, que impõe a sua lei graças a uma tropa de elite de soldados praticamente invulneráveis e altamente treinados, que nem a morte consegue deter: os Garras.
E o combate entre Batman e os Garra começa logo na Mansão Wayne, onde um Bruce Wayne de robe e pijama tem de combater os Garras. Uma cena que é das mais espectaculares de sempre numa história do Cavaleiro das Trevas, graças à capacidade excepcional que o desenhador Greg Capullo tem de transmitir dinamismo, emoção e movimento, com cada postura das personagens que desenha, e em que vemos finalmente um Batman completamente solto e disposto a vencer a qualquer preço, mesmo que isso implique usar tácticas de combate tão brutais como eficazes.
Embora essa cena mostre que o Batman não precisa do uniforme para agir como um herói, esse herói de mãos nuas, tem o seu contraponto, logo a seguir, no Batman de armadura, que utiliza todos os recursos do seu fato de combate e da própria Batcaverna, para tentar deter o ataque em larga escala da Corte das Corujas. Uma batalha em que Batman vai necessitar do apoio de todos os seus aliados para tentar vencer.
A cena do final do volume anterior, em que Snyder e Capullo recriam o célebre momento que Frank Miller idealizou em Batman Ano Um – quando um morcego parte os vidros da Mansão Wayne, dando a Bruce a inspiração que lhe faltava para se transformar no Batman – acompanhando de seguida o morcego quando ele escapa da Mansão Wayne, apenas para ser caçado e devorado por uma coruja, já deixava perceber como os destinos de Batman e da Corte das Corujas estão intimamente ligados. Mas essa ligação vai ser ainda mais desenvolvida em A Queda da Casa Wayne, a história que complementa este volume, ilustrada pelo brasileiro Rafael Albuquerque e protagonizada por Jarvis, o pai de Alfred e anterior mordomo da família Wayne, em que descobrimos que também os pais de Bruce Wayne tiveram de enfrentar a Corte das Corujas. O que acentua a dimensão familiar desta saga que, como o leitor descobrirá na próxima quinta-feira, traz revelações tão surpreendentes como perturbadoras sobre Bruce Wayne a sua família.
Texto publicado originalmente no jornal Público de 05/02/2016

1 comentário:

Optimus Primal disse...

"Batman extremamente debilitado que vai tentar salvar a sua cidade da maior ameaça que conheceu: uma poderosa sociedade secreta que controla na sombra os destinos de Gotham."

Batman bem debilitado só em Knigtfall (Queda do Morcego) fica tão fraco que o Bane lhe parte a coluna.