sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Quando a vida imita a Arte

Embora o homem tenha mau feitio, conforme dá para perceber por aqui, confesso que sou um fã incondicional de Manu Larcenet. A sua série Le Combat Ordinaire é genial, La ligne de Front e os dois primeiros volumes de Blast são livros notáveis e séries como Bill Baroud e Nick Oumouk são muito divertidas.
Talvez por Larcenet ser apenas o desenhador, nunca dei muita atenção à série Le Retour à la Terre, escrita por Jean-Yves Ferri, o futuro argumentista de Astérix, mas quando a comecei a ler, percebi que tinha feito mal. Le Retour à la Terre é um caso muito curioso de BD semi-autobiográfica, pois com base nas experiências pessoais de Larcenet, que trocou a cidade pelo campo, Ferry constrói uma divertida série, feita de gags de meia página, sobre a adaptação de um citadino à vida no campo.
Recentemente, fiz obras em casa e instalei uma gateira na porta da cozinha que dá para a varanda. A forma pouco cooperante como os meus dois gatos receberam esta inovação tecnológica, recordou-me imediatamente estas tiras de Les Revolutions, o 5º volume de Le Retour à la Terre. Ora vejam:


Sem comentários: