quarta-feira, 15 de março de 2017

No Coração das Trevas DC 1 - Joker: O Príncipe Palhaço do Crime


O JOKER ABRE DESCIDA AO CORAÇÃO DAS TREVAS DA DC

No Coração das Trevas DC Vol 1
Joker: O Príncipe Palhaço do Crime
Argumento – Bill Finger, Denny O’Neil, Ed Brubaker e Andy Kubert
Desenhos – Bob Kane, Neal Adams, Dough Mahnke e Andy Clark
Quinta, 09 de Março, Por + 9,90 €
Depois de duas colecções dedicadas aos principais heróis da editora de Batman e Super-Homem, o Universo DC regressa a Portugal já na próxima quinta-feira com uma colecção de 10 volumes dedicados ao lado sombrio desse universo, com os vilões a ganharem o protagonismo que raramente lhes está reservado. Vilões como Sinestro, o Lanterna Verde renegado que se revolta contra aqueles que jurou servir, numa saga épica que é um momento fulcral da memorável ligação de Geoff Johns às séries protagonizadas pelo Gladiador Esmeralda; o Esquadrão Suicida, que regressa com uma formação mais próxima daquela que conhecemos no cinema; Apocalipse, a única criatura capaz de matar o Super-Homem e que volta a defrontá-lo para tentar repetir o feito; culminando com a tão épica como inesperada união de todos os vilões em torno de Lex Luthor, para impedir a destruição da nossa Terra pelos heróis de outra dimensão, em Mal Eterno, a história em duas partes, magnificamente ilustrada por David Finch, que fecha esta colecção.
Mas no centro desta colecção estão os vilões de Gotham. Vilãs como a Harley Quinn, a Hera Venenosa, ou a Catwoman e vilões como o Pinguim e Duas-Caras, para além naturalmente do Joker, que está presente em três dos volumes desta colecção, que começa precisamente com uma antologia dedicada ao Jogral do Genocídio, que acompanha a sua carreira de décadas, reflectindo as alterações que acompanharam a própria evolução do género.
No início, o Joker não passava de um assassino, que os próprios criminosos de Gotham temiam e queriam eliminar. Foi sob essa forma que surgiu em 1940, nas páginas do nº 1 da revista Batman como arqui-inimigo do Cavaleiro das Trevas. Surge na primeira história da revista, e reaparece logo na última, mostrando bem a sua resiliência e o seu futuro como vilão. Ao longo dos anos 50 e 60, o seu carácter mudou, talvez influenciado pelo Comics Code Authority, que pretendia suavizar a violência nos comics, ou talvez sob influência da série de TV com o seu toque algo burlesco. Caído algo em desgraça, ressurgiria finalmente em 1973, nas páginas da revista Batman nº 251, o segundo capítulo deste volume, pelas mãos de Denny O'Neil e de Neal Adams, em As Cinco Vinganças do Joker, sob a forma do homicida louco e psicopático que nos habituámos a adorar.
Em O Homem que Ri, a principal história desta antologia, é o Joker e (o então Tenente) Gordon quem vão estar no centro da acção, numa história que faz a ponte com dois títulos clássicos da bibliografia do Cavaleiro das Trevas: Batman Ano Um de Frank Miller e David Mazzucchelli e Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland, com Ed Brubaker a mostrar-se um digno sucessor do trabalho desenvolvido por Miller e Moore.
Começando imediatamente após Batman Ano Um, O Homem que Ri reinventa o primeiro confronto entre Batman e o Joker, desenvolvendo a personalidade dos diversos intervenientes, através do mesmo recurso usado em Ano Um de pôr o Batman e Gordon a narrarem a história alternadamente, um mecanismo característico da literatura policial, género que Brubaker domina perfeitamente.
Finalmente, e a encerrar, uma pequena história mais moderna, assinada por Andy Kubert, aqui surpreendentemente como argumentista, com desenho de Andy Clarke, em que vemos um relance do passado e infância do Joker.
Uma excelente antologia dedicada ao mais popular e carismático vilão da DC, assinada por grandes autores, que serve de ponto de partida ideal para esta viagem de dez semanas ao coração das trevas do Universo DC.
Publicado originalmente no jornal Público de 03/03/2017

Sem comentários: