sexta-feira, 17 de março de 2017

No Coração das Trevas DC 2 - Sinestro: A Guerra do Corpo Sinestro 1

A VINGANÇA DE SINESTRO

No Coração das Trevas DC Vol 2
Sinestro: A Guerra do Corpo Sinestro Vol 1
Argumento – Geoff Johns e Dave Gibbons
Desenhos – Ethan Van Sciver e Patrick Gleason
Quinta, 16 de Março
Por + 9,90 €
Depois do Joker no primeiro volume, chega a vez de Sinestro assumir o protagonismo neste segundo volume da nova colecção No Coração das Trevas DC, que o Público e a Levoir dedicam aos principais vilões da editora de Batman e Super-Homem. Primeiro capítulo de uma saga épica em duas partes, escrita a meias com Dave Gibbons - o desenhador de Watchmen, que aqui veste a pele, não muito habitual nele, de argumentista - que reúne a totalidade dos membros do Corpo dos Lanternas Verdes, A Guerra do Corpo Sinestro foi publicada originalmente em 2007 nas revistas Green Lantern e Green Lantern Corps, tendo como ponto de partida uma série de conceitos esboçados por Alan Moore e Kevin O'Neill no conto Tygers, publicado em 1986 no nº 2 da revista Tales of the Green Lantern Corps, que Johns e Gibbons vão desenvolver.
Embora possa perfeitamente ser lida de forma autónoma, A Guerra do Corpo Sinestro, é o segundo e o mais importante capítulo do percurso de nove anos de Geoff Johns como escritor do Lanterna Verde. Um percurso iniciado em 2005 com a mini-série Green Lantern: Rebirth, que reintroduz Hal Jordan, o mais popular dos Lanternas Verdes, no Universo DC e, que culminará na série Blackest Night, de 2009, em que as consequências dos eventos vividos nas revistas do Lanterna Verde atingem de forma inexorável a totalidade do Universo DC.
Bem conhecido dos leitores, pelas diversas histórias que escreveu para as anteriores colecções dedicadas aos heróis DC, Geoff Johns é Director Criativo da DC, responsável pela coordenação do universo cinematográfico da editora, escritor para televisão e proprietário de uma loja de comics. Este escritor nascido em Detroit em 1973, iniciou a sua carreira como assistente de Richard Donner, o realizador do primeiro filme do Super-Homem, acabando por se tornar um dos mais poderosos nomes da indústria dos comics, mas é o seu trabalho incontornável com o Lanterna Verde, personagem pela qual foi responsável durante nove anos, que aqui está naturalmente em destaque.
Embora centrada no Corpo dos Lanternas Verdes - uma espécie de polícia intergaláctica que zela pela paz no espaço sideral, tendo como única arma um anel que permite materializar através de energia tudo o que o seu portador imaginar – no seu todo, esta história épica de proporções cósmicas, tem como protagonista incontornável o vilão Sinestro, mentor e depois rival de Hal Jordan, que não sendo o primeiro, foi (e continua a ser) o mais importante dos Lanternas Verdes da BD. Criado por John Broom e Gil Kane, Sinestro fez a sua primeira aparição na série no nº 7 da segunda série da revista Green Lantern, em 1961, como instrutor de Hal Jordan, mas depois de ser destituído do seu cargo por abuso de poder, vai jurar vingança contra a patrulha intergaláctica que tinha jurado defender e que passa a combater ferozmente. De feições aristocráticas, inspiradas no visual do actor britânico David Niven, Sinestro começou por ser um vilão uni dimensional, de comportamento fascista, que alguns desenhadores vão aproximar de forma muito pouco subtil a Adolf Hitler, até Geoff Johns explorar mais a fundo os diferentes aspectos da sua personalidade, transformando numa incontornável referência da série e até ocasional anti-herói, com uma motivação subjacente às suas acções que não passava apenas pela vingança contra os seus antigos companheiros.
Mas Sinestro e Hal Jordan não são os únicos contendores em destaque nesta aventura cósmica que reúne Lanternas Verdes provenientes dos quatro cantos do universo, incluindo a totalidade dos membros do Corpo dos Lanternas Verdes com origem terreste, como Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner. E é precisamente a possessão de Kyle Rayner por Parallax que vai alterar o equilíbrio de forças a favor de Sinestro, com consequências que o leitor poderá descobrir na próxima semana.
Publicado originalmente no jornal Público de 10/03/2017

Sem comentários: