quinta-feira, 25 de abril de 2019

Batman 80 Anos 10 - Batman: 80 Anos de Aventuras

DE BOB KANE A TOM KING: 80 ANOS EM 8 HISTÓRIAS

80 Anos de Batman Vol 10
Batman: 80 Anos de Aventuras
Argumento – Vários Autores
Desenhos – Vários Autores
Quinta, 25 de Abril
Por + 11,90 €
A terminar com chave de ouro a colecção dedicada aos 80 anos de aventuras do Cavaleiro das Trevas, temos um volume antológico criado em exclusivo para esta colecção, que chega aos quiosques de todo o país no próximo dia 25 de Abril. Uma data simbólica para uma edição também simbólica, pelo modo como cobre o passado, presente e futuro do Homem-Morcego, em oito histórias representativas de diferentes fases da personagem.
Uma viagem no tempo, que começa com a origem do Batman pelos seus criadores originais, Bob Kane e Bill Finger, publicada em 1940 no nº 1 da revista Batman e prossegue pela fase de Sheldon Moldoff, através de Robin Morre ao Amanhecer, uma história escrita por Bill Finger, bem representativa do Batman dos anos 50 e 60, com intrigas mais próximas da ficção científica do que do policial e o alargar da Batfamília, aqui representada por Ace, o Batcão. A antologia continua com o regresso à dimensão mais sombria do Cavaleiro das Trevas nos anos 70, representada por duas histórias ilustradas por Neal Adams e Jim Aparo. A primeira, A Casa que Assombrou Batman, é escrita por Len Wein, o criador do Monstro do Pântano, apresentando um clima sobrenatural para uma intriga que tem uma explicação racional, mas que assenta como uma luva ao realismo heróico de Neal Adams, aqui contando com o veterano Dick Giordano na arte-final. Já O Cadáver que se Recusava a Morrer, traz-nos um dos melhores momentos da dupla Bob Haney/Jim Aparo na revista The Brave and the Bold, numa história em que um Batman em morte cerebral conta com a ajuda do Átomo para salvar uma mulher em perigo.
A Noite não tão Silenciosa da Harley Quinn é um pequeno divertimento de Natal escrito por Paul Dini, o criador da Harley Quinn e (muito bem) ilustrado por Neal Adams, que assim está presente nesta antologia com duas histórias separadas por mais de 40 anos.
Quem também repete a dose é Tom King, o actual escritor da principal revista do Cavaleiro das Trevas. Antes de se tornar um escritor premiado, com romances na lista de best-sellers do New York Times, Tom King trabalhou como agente da CIA, como oficial de operações de contra terrorismo, tendo estado destacado no Iraque após a queda de Saddam Hussein, experiência que lhe serviu de inspiração para o livro O Xerife da Babilónia, já publicado em Portugal pela Levoir. Tendo tido a ingrata missão de substituir Scott Snyder como escritor da revista principal do Batman, King tem-se saído com distinção desse desafio, conquistando tanto o público como a crítica, através de histórias plenas de humanidade, como as duas que fecham o último volume desta colecção. Alguns Desses Dias, em que King conta com a arte de Lee Weeks e Michael Lark, é uma belíssima história de amor. O amor entre Batman e a Catwoman, desde o seu primeiro até ao último beijo. Já em Força Verdadeira, uma pequena pérola de apenas três páginas, King conta com o basco Mikel Janin, um dos desenhadores habituais da série mensal, para explicar ao leitor o que realmente faz de Batman um herói.
Publicado originalmente no jornal Público de 20/04/2019

Sem comentários: