sexta-feira, 12 de abril de 2019

Batman 80 Anos 8 - O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar Vol 1

O CAVALEIRO DAS TREVAS DE FRANK MILLER REGRESSA 

80 Anos de Batman Vol 8
Batman: O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar Vol 1
Argumento e Desenhos – Frank Miller
Quinta, 11 de Abril
Por + 11,90 €
Nos próximos dois volumes da colecção dedicada aos 80 anos de Batman, que se cumpriram precisamente no passado dia 30 de Março, vai estar em grande destaque o autor que mais contribuiu para a popularidade do Cavaleiro das Trevas, através de duas histórias absolutamente seminais, publicadas na década de 80, mas que ainda hoje se mantém como clássicos incontornáveis. Essas histórias são O Regresso do Cavaleiro das Trevas e Batman: Ano Um e o seu autor é, como já terão adivinhado, Frank Miller.
Depois de ter publicado esses dois clássicos na colecção dedicada aos 75 anos do Homem Morcego, a Levoir lança agora em dois volumes O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar, a inesperada sequela que assinala o regresso de Frank Miller ao universo distópico e futurista de um Batman envelhecido, que regressa ao activo para combater o crime.
Publicada originalmente entre 2001 e 2002, quinze anos após a publicação da saga original, como uma mini-série em três edições de luxo, O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar surpreendeu aqueles que esperavam uma continuação linear do primeiro Cavaleiro das Trevas. Embora a acção desta sequela decorra apenas três anos depois da aparente morte de Bruce Wayne, no mundo real passaram-se quinze anos. Quinze anos em que o mundo mudou e Frank Miller também, algo que é bem evidente no traço estilizado de Miller, cada vez mais longe do realismo do início da sua carreira, mas sobretudo nas cores de Lynn Varley, habitual colorista - e à época, casada com Frank Miller - que aqui troca as cores a aguarela, que tão bem usou em Ronin, O Regresso do Cavaleiro das Trevas e 300, pelas cores digitais do Photoshop. Cores propositadamente artificiais, que acentuam a dimensão artificial desse mundo aparentemente perfeito, onde reina a paz e a harmonia, mas onde até o próprio Presidente dos Estados Unidos da América não passa de um holograma. É essa utopia de fachada que vai ser destruída por um regressado Batman, que vai reunir todos os seus aliados para combater a ameaça de Lex Luthor.
Outra diferença fundamental de O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar para o seu antecessor, é a presença alargada do panteão da DC, com personagens como Jimmy Olsen, Brainiac, Lex Luthor, Shazam, o Flash, Lanterna Verde, o Átomo, o Questão e Diana, a Mulher-Maravilha, que estiveram ausentes em O Regresso do Cavaleiro das Trevas, a serem fulcrais no evoluir da intriga desta história, em que a Trindade dos maiores Heróis da DC, constituída pelo Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha, brilha a grande altura, tal como Carrie Kelley, a Robin de O Regresso do Cavaleiro das Trevas, que se mantém como braço direito do Batman, mas agora enquanto Catgirl.
Se em termos gráficos, o registo escolhido pode não ser consensual, em termos narrativos, não há dúvidas quanto ao virtuosismo de Miller. Basta ver a forma como gere a presença do Batman, que permanece nas sombras durante bastante tempo, para surgir finalmente em toda a sua glória apenas no final do primeiro livro, para voltar a enfrentar o Super-Homem.
Publicado originalmente no jornal Público de 06/04/2019

Sem comentários: