sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Universo Marvel 4 - Guardiões da Galáxia: Legado
AINDA ANTES DAS SALAS DE CINEMA, OS GUARDIÕES DA GALÁXIA CHEGAM AO PÚBLICO
Universo Marvel – Vol. 4
Guardiões da Galáxia: Legado
Argumento – Dan Abnett e Andy Lanning
Desenhos – Paul Pelletier
Quinta, 31 de Julho + 8,90 €
Ainda antes de chegarem às salas de cinema nacionais, o que acontecerá no dia 7 de Agosto, uma semana depois da estreia nos EUA, os Guardiões da Galáxia, o mais recente grupo de heróis da Marvel a ter honras de adaptação cinematográfica, têm encontro marcado com os leitores do Público, no quarto volume da colecção Universo Marvel, que chega às bancas no próximo dia 31 de Julho. Volume que recolhe a história Legado, saga escrita por Dan Abnett e Andy Lanning, com arte de Paul Pelletier, que relançou a popularidade da equipa dos Guardiões da Galáxia e deu origem ao filme de James Gunn que, a avaliar pelas críticas e comentários de quem já viu, tem tudo para ser o próximo grande sucesso da Marvel no cinema.
Criados originalmente em 1969, por Arnold Drake e Gene Colan, no nº 18 da revista Marvel Super-Heroes, os Guardiões da Galáxia eram um grupo de super-heróis do século XXI, últimos sobreviventes das respectivas espécies, que se uniram para combater a Irmandade Badoon, uma raça alienígena que pretendia conquistar o universo. Depois desta primeira saga, os Guardiões tiveram encontros ocasionais com os outros heróis da Marvel em aparições episódicas nas diferentes revistas da “Casa das Ideias” ao longo das décadas seguintes, com destaque para o encontro com os Vingadores na famosa Saga de Korvack, em que os Guardiões se aliam aos Vingadores, para derrotar Michael Korvack, um vilão proveniente do mesmo futuro de que são originários os Guardiões da Galáxia. Seria preciso esperar até 1990, para que o grupo conquistasse finalmente o direito a uma revista própria, inicialmente escrita e ilustrada por Jim Valentino, que durou 62 números, até ser cancelada em 1995.
Depois disso, seria necessário esperar um pouco mais de uma década para que os Guardiões regressassem ao Universo Marvel em 2008, na história que podem ler nesta colecção e que apresenta uma nova formação dos Guardiões da Galáxia, composta por Peter Quill, o Senhor das Estrelas, Adam Warlock, Drax o Destruidor, Gamora, a nova Quasar, Rocket Raccoon, Groot e Mantis. Um grupo muito heterogéneo de heróis, comandado pelo Senhor das Estrelas, e que inclui membros como Gamora, filha adoptiva de Thanos e a mulher mais letal do universo, Rocket, um guaxinim com mau feitio e pontaria afinada e Groot, uma criatura vegetal com um vocabulário bastante limitado.
Os responsáveis pelo regresso dos Guardiões da Galáxia, os escritores Dan Abnett e Andy Lanning, cuja actividade conjunta lhes valeu a alcunha de DnA, têm uma larga experiência de sagas cósmicas como esta, que exploram a vastidão do Universo Marvel, desde a sua passagem pela revista da Legião dos Super-Heróis, da DC Comics, em 2000, onde foram responsáveis pela série Legion Lost, que relançou a Legião. Já na Marvel vão estar ligados às sagas Aniquilação e Aniquilação: Conquista, em que a maioria dos membros que irão formar os Guardiões da Galáxia têm participação activa.
Conciliando uma dimensão épica, com um lado cómico, evidente nos divertidos diálogos e nas personagens invulgares, como Rocket Raccoon e Groot, Abnett e Lanning, contando com o traço eficaz do desenhador americano Paul Pelletier, criam em Legado uma história bem conseguida, que alarga os horizontes do (já de si vasto) Universo Marvel, ao mesmo tempo que prepara o caminho para outra saga que vamos poder ler já no próximo volume desta colecção, a Invasão Secreta.
Publicado originalmente no jornal Público de 25/07/2014
Etiquetas:
Andy Lanning,
BD,
cinema,
Dan Abnett,
Guardiões da Galáxia,
James Gunn,
Levoir,
Paul Pelletier,
Público,
Universo Marvel
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário