segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Novela Gráfica II 9 - Valentina

VALENTINA DE CREPAX FINALMENTE EM PORTUGUÊS

Novela Gráfica – Vol. 9
Valentina
11 de Agosto
Argumento e Desenho – Guido Crepax
Por + 9,90€
Depois de Sergio Toppi na série anterior, a colecção Novela Gráfica dá descobrir aos leitores portugueses mais um grande nome dos fumetti, a BD italiana: Guido Crepax que com Valentina, a sua mais popular criação e uma das mais sensuais heroínas da BD europeia, está em destaque no volume nove.
Nascido em Milão em 1933, Crepax formou-se em arquitectura, mas cedo trocou essa área pelo mundo da publicidade, fazendo carreira como ilustrador publicitário, ilustrando capas de livros e discos, para além de ter ilustrado uma campanha publicitária para a Shell, que lhe valeu a Palma de Ouro, em 1957. Em 1959, decidiu trocar a publicidade pela Banda Desenhada, estreando-se na revista Tempo Médico. Mas o momento decisivo da sua carreira dá-se em 1965, quando começa a publicar na revista Linus a série Neutron. É precisamente numa aventura de Neutron, La Curva di Lesmo, que surge pela primeira vez Valentina Rosselli, uma fotógrafa de moda, como personagem secundária. Uma personagem, fisicamente inspirada nas actrizes Louise Brooks (a protagonista de A Caixa de Pandora), Anna Karina (a musa de Godard) e na sua própria mulher, Luísa, que se vai rapidamente emancipar e tornar-se a sua mais conhecida criação, graças às suas aventuras surreais, desenhadas com grande elegância e uma planificação e divisão da página inovadoras, em que o onirismo e o erotismo se fundem e confundem.
Das mais de 30 histórias protagonizadas por Valentina entre 1965 e 1995, este volume recolhe quatro. As duas primeiras dão a conhecer ao leitor a origem de Valentina. Segue-se Baba Yaga, uma história de 1971 em que Valentina enfrenta a famosa bruxa do folclore russo, que seria adaptada ao cinema dois anos depois, num filme realizado por Corrado Farina, que tinha dirigido anteriormente um documentário sobre Crepax.
A fechar, temos Valentina no Metro, uma criativa (e emotiva) homenagem de Crepax à Banda Desenhada e aos seus heróis e criadores, onde Valentina se cruza com os principais heróis clássicos da BD e com outras criações do próprio Crepax. Publicada originalmente por episódios no jornal Corriere d’Informazione, a história foi pensada para as páginas de grande formato do jornal. E (coisa rara nas reedições recentes da obra de Crepax) surge aqui publicada no formato pretendido pelo autor, com as páginas “deitadas”, sendo por isso antecedida de uma introdução de duas páginas em que a própria Valentina explica ao leitor que precisa virar o livro para continuar a ler a história.
Publicado originalmente no jornal Público de 05/08/2016

Sem comentários: