terça-feira, 26 de abril de 2011

O Museu, 12 anos depois de Abril


Ao contrário do Parlamento português, não quis deixar passar em claro mais um aniversário do 25 de Abril de 1974. E, por isso, lembrei-me de recuperar aqui "O Museu", uma Banda Desenhada ilustrada pelo Miguel Rocha e escrita por mim e pelo João Ramalho Santos e que saiu em 1999 no jornal "Público", no âmbito de um projecto, coordenado pelo Nuno Saraiva, que a propósito dos 25 anos do 25 de Abril, publicou 25 BDs de autores portugueses, posteriormente expostas (de forma bastante discreta) na grande Exposição sobre os 25 anos do 25 de Abril, que esteve na Cordoaria Nacional.
Lembro-me que entrámos neste projecto à última da hora, a substituir o Filipe Abranches, mas foi uma história muito fácil de fazer e o único dos nossos projectos Abrileiros (além desta história, nesse ano de 1999 houve também a exposição "Uma Revolução Desenhada" e respectivo catálogo, feita com o João P. Boléo, para o Centro de Documentação 25 de Abril e a BD, "A Revolução Interior", editada pela Afrontamento, que o José Carlos Fernandes ilustrou) que não foi feito por mail. Neste caso, aproveitando uma curta vinda do João Ramalho, que na altura estava a morar nos EUA, a história foi escrita e planificada (podem ver uma página com a planificação das 3 primeiras tiras, que mostra bem o meu grande talento gráfico) numa noite, em minha casa, depois de um jantar bem regado.
O resto coube ao talento do Miguel Rocha, que desenhou uma bela história, integrando perfeitamente as imagens que lhe fornecemos, com os seus desenhos, a que a reprodução no jornal não faz obviamente justiça. Deixo-vos com a história e com a descrição feita pelo Miguel Rocha ao jornal Público, no dia em que saiu a 1ª tira: "A história desta BD, que nem é bem uma história, mas mais um percurso iconográfico através do fascismo e do periodo pós-revolucionário, foi construída pelos dois Joões. Eu só tive que ilustrar esse texto, criando uma linha narrativa que tem como fio condutor um personagem - o guarda do museu".










Sem comentários: