quarta-feira, 27 de junho de 2018

Colecção Novela Gráfica IV 4 - Calipso

UMA SEREIA NOS ALPES SUÍÇOS

Novela Gráfica IV - Vol. 4 
Calipso
Argumento e Desenhos – Cosey
Quarta-feira, 27 de Junho
Por + 10,90€
O quarto volume da série de 2018 da colecção Novela Gráfica, assinala o regresso de Cosey, autor vencedor do Grande Prémio de Angoulême em 2017, pelo conjunto da sua obra, com Calipso, o seu mais recente trabalho, em que regressa aos Alpes suíços, que já tinham sido cenário de Em Busca de Peter Pan, título publicado na primeira colecção de Novelas Gráficas que o Público e a Levoir lançaram em 2015.
Nascido em 1950, perto de Lausanne, na Suíça, como Bernard Cosandey, Cosey, estreou-se na BD no início dos anos 70, pela mão do seu compatriota Derib, o criador de Yakary e Buddy Longway. Justamente conhecido e premiado pelo seu trabalho na série Jonathan, título incontornável da revista Tintin, e por novelas gráficas como o já citado Em Busca de Peter Pan, O Buda Azul, Viagem a Itália, Orchidea, ou Saigon-Hanoi, Cosey, em Calipso, mantém-se fiel ao seu universo criativo, mas inclui uma novidade assinalável no seu trabalho, o uso do preto e branco.
Essa primeira incursão pelo preto e branco, ao fim de quase cinquenta anos de carreira e mais de uma vintena de livros, foi nas palavras do próprio Cosey “o concretizar de um velho sonho” e também “uma forma de se surpreender”. Inspirado  pelas gravuras em madeira de Félix Valloton, de que é um admirador confesso, Cosey optou por “trabalhar o branco e o preto como duas cores, sem ter em conta as sombras nem a iluminação”. O resultado são páginas de alto contraste, em que as imagens atingem por vezes um elevado grau de abstraccionismo e uma dimensão gráfica impressionantes - bem evidente nas páginas iniciais e finais -  sem abdicar da legibilidade e fluidez da narrativa, que são marcas incontornáveis do seu trabalho.
Em termos de história, temos uma narrativa crepuscular, marcada pela nostalgia, protagonizada por personagens que, tal como o próprio Cosey, que já tem 68 anos, já deixaram a juventude bem para trás, mesmo que esses tempos deixem marcas indeléveis. É o que acontece com Gus, e com o seu amigo Pepe – um espanhol que na Suíça procura arranjar dinheiro para regressar à Catalunha e abrir um restaurante de fondues - que numa aldeia nos Alpes suíços assistem na televisão à retransmissão de Calipso, filme mítico protagonizado pela actriz Georgia Gould, cujo papel de sereia nesse filme lhe abriu as portas de Hollywood. Na realidade, Georgia Gould não é outra senão Georgette Schwitzgebel, com quem Gus viveu uma ardente paixão na adolescência. Mais tarde, no jornal local, Gus descobre que a Geórgia está de volta à Suíça, tendo-se instalado no Hotel Edelweiss, uma luxuosa e discreta clínica, à beira do lago Leman, especializada no tratamento de adições, para mais uma desintoxicação. Quando a visita, Gus fica convencido de que o amor da sua juventude está completamente dependente do director da clínica, que é também o seu tutor e controla a sua fortuna. É então que ela lhe propõe que ele a rapte para exigir um resgate, que lhes permita regressar a Nova Iorque e reviver o amor da juventude. Um plano tão ingénuo como arriscado que, inevitavelmente acabará por não correr como o previsto… até porque o destino intervém de forma inesperada.
Um regresso em grande forma de Cosey, pleno de humanidade e nostalgia que, graças à Colecção Novela Gráfica, sai em Portugal poucos meses depois da edição original francesa.
Texto publicado originalmente no jornal Público de 23/06/2018

Sem comentários: