sexta-feira, 6 de abril de 2018

Y, o Último Homem 6 - Entre Mulheres

ATRAVESSANDO O PACÍFICO A BORDO DA BALEIA

Y, O último Homem
Vol. 6: Entre Mulheres
Quinta-feira, 5 de Abril
Argumento – Brian K. Vaughan
Desenhos – Pia Guerra, Goran Sudzuka e José Marzan Jr.
Por + 12,90€
Com a chegada aos quiosques, na próxima quinta-feira, do sexto volume, fica assim concluído o segundo ciclo de publicação da premiada série Y, O Último Homem. Conforme vimos no volume anterior, dois anos depois de uma praga inexplicável ter morto todos os mamíferos portadores do cromossoma Y à face da Terra, os dois únicos sobreviventes – Yorick Brown, um artista de fuga amador, e o seu macaco Ampersand – chegaram finalmente a São Francisco, após uma travessia aventurosa da América na companhia da agente secreta 355 e da especialista em genética Dra. Allison Mann, que conseguiu finalmente isolar a fonte da sua imunidade. Infelizmente, o factor que dá a imunidade à praga está dentro do corpo de Ampersand, que desapareceu, raptado por uma misteriosa mercenária japonesa. Os protagonistas desta saga épica têm agora de partir numa viagem ainda mais arriscada, cruzando o Pacífico num navio em busca da salvação da humanidade.
E é precisamente em alto mar, a bordo do Baleia, um antigo iate de cruzeiros, transformado em cargueiro, que vamos encontrar Yorick e as suas amigas. Se a empatia entre Yorick e Kilina, a capitã do navio – que também tem um macaco capuchino como mascote, embora muito mais bem treinado do que Ampersand – é imediata e rapidamente se transforma em amor, há um lado sombrio de Kilina que Yorick e as suas companheiras de viagem desconhecem e que só vão descobrir tarde demais. Mas claro que, como o leitor da série - habituado aos sucessivos golpes de teatro com que Brian K. Vaughan o costuma surpreender - facilmente podia prever, esta é uma viagem que não está isenta de perigos. Perigos esses que incluem um ataque de um submarino pirata, que pode levar a que a travessia para o Japão acabe no fundo do Oceano Pacífico...
Para dar algum descanso a Pia Guerra e conseguir manter a periodicidade mais ou menos mensal da publicação original, Entre Mulheres, o arco de história deste volume tem desenhos a lápis do croata Goran Sudzuka, que assim regressa à série. Mas graças à mestria da passagem a tinta de José Marzan Jr., a mudança de desenhador principal é apenas perceptível ao olhar dos leitores mais bem treinados.
Quem é uma novidade na equipa desde o volume anterior, é o responsável pelas capas, o italiano Massimo Carnevale. Carnevale, que substituiu J. G. Jones e Aron Wiesenfeld  a partir do número 23 da série original, é um velho conhecido dos leitores que acompanham as colecções que o Público e a Levoir dedicaram à Novela Gráfica, pois são deles os desenhos de Mater Morbi, o volume publicado na última série das Novelas, que assinalou a estreia de Dylan Dog em edição nacional. Se Mater Morbi mostrava a excelência do trabalho de Carnevale em termos de narrativa sequencial, as belíssimas capas que ilustrou para a série Y, O Último Homem confirmam todo seu talento de ilustrador. Talento reconhecido pelos editores, que o mantiveram como ilustrador das capas até ao final da série.
Um final que, tal como Yorick e as suas companheiras terão de esperar pela eventual chegada ao Japão para descobrir as respostas sobre a misteriosa epidemia, também o leitor terá de esperar até 2019 para conhecer, nos quatro capítulos finais desta saga absolutamente viciante.
Publicado originalmente no jornal Público de 31/03/2018

Sem comentários: