quinta-feira, 13 de abril de 2017

No Coração das Trevas DC 6 - Joker e Harley Quinn: Amor Louco


HARLEY QUINN, DA ANIMAÇÃO PARA A BD

No Coração das Trevas DC Vol 6
Joker & Harley Quinn: Amor Louco
Argumento –  Paul Dini e Bruce Timm
Desenho – Bruce Timm, Glen Murakami e Ronnie Del Carmen
Quinta, 13 de Abril
Por + 9,90 €
Depois de dividir o protagonismo com os restantes membros do Esquadrão Suicida no volume que chegou às bancas na semana anterior, chegou a vez de Harley Quinn roubar o protagonismo ao Joker e ocupar o palco em Amor Louco, a premiada história de Paul Dini e Bruce Timm, que assinalou a sua estreia na BD.
Criada por Dini e Timm em 1992, na série de desenhos animados Batman Adventures, no que estava inicialmente previsto como uma aparição esporádica, Harley Quinn revelou-se extremamente popular desde o início, transformando-se numa presença regular da série. Como refere Bruce Timm: “Quando o Paul (Dini) me falou em criar uma namorada para o Joker, eu achei que era boa ideia, por isso metemo-la no episódio Joker’s Favor. Mas foi só quando a vimos, já animada, no ecrã, que toda a gente se apaixonou instantaneamente por ela. Era uma combinação da personalidade, da voz – a voz da actriz Arleen Sorkin – e do visual. É uma personagem fantástica. Apercebemo-nos logo que tínhamos acertado em cheio. Por mais que eu não quisesse usá-la muito, pois o seu lado mais divertido interferia com o nosso objectivo de tornar o Joker mais sinistro, a verdade é que todos adorávamos a personagem e por isso o Paul enfiou-a em todos os episódios do Joker.”
A passagem da animação para a BD dá-se em 1994 neste Batman: Amor, Louco, história que abre o sexto volume desta colecção, que estará à venda em todo o país a partir do próximo dia 13 de Abril. Tudo começou com um convite de Denny O’Neil, um dos melhores escritores do Batman de sempre e então editor das revistas do Cavaleiro das Trevas, feito durante um almoço no San Diego Comic Con, para que Timm e Dini apresentassem uma proposta à DC para uma BD. Foi então que Paul Dini se lembrou de explorar a origem da Harley Quinn, que nunca tinha sido abordada na série de animação, revelando que Harley era inicialmente a Dra. Harleen Quinzel, uma Psiquiatra do Asilo Arkham, que acaba por se apaixonar pelo Joker, sendo arrastada por ele para o mundo da loucura, acabando por se transformar em Harley Quinn, a Arlequina, a sua namorada e cúmplice.
O resultado é esta história que Frank Miller considera das melhores histórias do Batman que já leu e que ganhou os Prémios Harvey e Eisner para a Melhor História Completa.
Para além de Amor Louco, este volume contempla mais duas histórias. Demónios, uma belíssima homenagem a Jack Kirby que, por questões de tempo, foi realizada usando o velho método Marvel, com Timm e Murakami a desenharem a história a partir de uma sinopse bastante curta e vaga e Dini a escrever posteriormente os textos e diálogos nas páginas já desenhadas. A outra história é A Harley e a Hera, publicada no premiado Batman Adventures Annual # 1, em que o realizador filipino Ronnie Del Carmen, que era um dos responsáveis pelos storyboards da série de animação, mostra toda a elegância do seu traço, numa divertida história em que a Harley e a Hera Venenosa vão fazer compras de Natal com… Bruce Wayne.
Publicado originalmente no jornal Público de 07/04/2017

Sem comentários: