quinta-feira, 20 de abril de 2017

No Coração das Trevas DC 7 - Super-Homem e Apocalipse: Caçador e Presa

O REGRESSO DE APOCALIPSE

No Coração das Trevas DC Vol 7
Super-Homem & Apocalipse: Caçador e Presa
Argumento – Dan Jurgens
Desenho – Dan Jurgens e Brett Brending
Quinta, 20 de Abril
Por + 9,90 €
Numa colecção dedicada aos maiores vilões do Universo DC, não poderia faltar o mais poderoso de todos. Uma verdadeira máquina de matar, geneticamente alterada para ser invencível e indestrutível: Apocalipse. Único vilão a conseguir matar o Homem de Aço, Apocalipse foi criado por Dan Jurgens, Roger Stern, Louise Simonson, Jerry Ordway e Karl Kesel, sob orientação do editor Mike Carlin, em 1992 para protagonista da saga épica publicada nas diferentes revistas protagonizadas pelo Homem de Aço, que culminou com a morte do Super-Homem no ano seguinte, no nº 75 da segunda série da revista Superman.
Curiosamente, essa história que catapultou o Super-Homem para o primeiro lugar dos tops de vendas e foi notícia na imprensa a nível mundial, nasceu por mero acaso. Inicialmente, o que estava previsto acontecer durante esse ano nas revistas do Super-Homem, era o casamento de Clark Kent com Lois Lane. Uma história que, para não interferir com a série televisiva Lois & Clark: The New Adventures of Superman que estava a explorar o mesmo enredo, teve de ser adiada para depois do casamento de Lois e Clark na televisão, deixando os editores da revista do Homem de Aço com a necessidade de encontrar uma intriga alternativa para ocupar mais de um ano de histórias.
Essa intriga foi a morte de Super-Homem às mãos de Apocalipse e o seu posterior regresso. Uma história que, para além do sucesso de vendas, deu origem a um filme de animação, Superman: Dooomsday, produzido e dirigido por Bruce Timm (o desenhador de Amor Louco, a origem da Harley Quinn que puderam ler no volume anterior) e à recriação do combate brutal (e mortal) entre Super-Homem e o Apocalipse no filme Batman V Superman, que utiliza elementos da morte do Super-Homem no seu guião.
Face ao sucesso da história, que marcou a História dos comics americanos, e ao carisma do vilão, era inevitável que Apocalipse e o Super-Homem se voltassem a defrontar, o que acontece precisamente em Caçador e Presa, a história que chega aos quiosques nacionais na próxima quinta-feira. Publicada originalmente em 1994, como uma mini-série em três edições, esta história escrita por Dan Jungers, que também que assegura o desenho a lápis, desvenda a origem de Apocalipse e explica os motivos do seu ódio a Krypton, o planeta de que o Super-Homem é o último sobrevivente, para além de trazer de volta o Super-Homem Ciborgue, que os leitores portugueses já conhecem da Guerra do Corpo Sinestro, a saga do Lanterna Verde que ocupou os dois primeiros volumes desta colecção.
Mas outro motivo de interesse deste clássico dos comics de super-heróis, é o confronto no planeta Apokolips, entre Apocalipse e Darkseid, o vilão supremo criado por Jack Kirby, que encontra em Apocalipse alguém capaz não só de resistir ao seu imenso poder, mas até de o derrotar em combate.
Publicado originalmente no jornal Público de 14/04/2017

Sem comentários: